PLANÍCIE

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quarta-feira, 28 de junho de 2017

DES (CONSTRUÇÃO)



(1) IMENSO TITANIC
CHEGOU 
A HORA DAS CONTAS.


CELEBRAÇÃO!!!




A PARTE profundamente nostálgica, Dos CONSTRUTORES  das EMOÇÕES e de grandes feitos, ponto final de...
O IMENSO TITANIC FORMAL


 DESFRAGMENTOU-SE COMO UM BARALHO DE CARTAS em queda da torre da teimosia e do talento.


EI-LOS, os jovens!...


TRABALHADORES...EI-LOS NA DESPEDIDA DO SECUNDÁRIO.NÓS QUE FICÁMOS FAZEMOS AS CONTAS, LEVES, DESPIDOS DA ROUPAGEM de TONELADAS sobre a mente.
SOMANDO
SOMANDO
as
SENSAÇÕES
...
SÓ OS QUE POR CÁ PASSARAM SABERÃO O PESO DE UM PROJECTO, COM ESTAS CARACTERÍSTICAS. UM DESAFIO MONUMENTAL DE SEIS MESES, DESESPERANTE POR MOMENTOS e muitas vezes-MAS, MUITA GENTE NOS ESTRUTUROU COMO PILARES DA CONTINUIDADE, não nos deixando ir ao fundo- 

NUNCA DESISTAS (Gardnay) MESMO QUANDO O DIZES MIL VEZES, VOU DESISTIR...
Agora o MOMENTO DE RECORDAR COM MAIOR SIMBOLISMO TODOS OS QUE ESTIVERAM PORQUE BATERAM O PÉ PARA ESTAREM, PRESENTES, E AQUELES QUE NOS AJUDARAM,ATÉ AO ENROLAR DA ALCATIFA.

 
 


ESTE FOI VERDADEIRAMENTE UM PROJECTO CONCRETIZADO POR "PROFISSIONAIS", UM GRUPO SEM HIERARQUIAS, OS ALUNOS E NÓS PROFESSORES-ZÉ, Alex E  ESPADANAL.
O IMENSO TITANIC, NAVEGARÁ ATÉ SERMOS GENTE, NO OCEANO DO NOSSO IMAGINÁRIO. ACONTECEU FUTURO e comunidade. ACONTECEU ARTE E CELEBRAÇÃO-RESISTIRAM (resistentes) OS MELHORES , AQUELES QUE em silêncio, NUNCA NOS ABANDONARAM E FIZERAM DE NÓS E DA ESCOLA-ESPERANÇA E O ACREDITAR QUE NÃO SE PODE RECUSAR UM "COSTRUÍR" EM GRUPO, TAIS FORMIGAS EM LABUTA,,, NUNCA PENOSA.
SOBRE OS MEUS OMBROS, TONELADAS DE PAZ, PELO DEVER CUMPRIDO-PORQUE depois da  PALAVRA DE HONRA-AQUI TENS ZÉ A NOSSA EXPOSIÇÃO, SERVE-TE DELA COMO INSPIRAÇÃO- REVESTE-A COMO UM TODO-


O CANSAÇO e as dúvidas DA MONTAGEM, QUANDO O ESPAÇO ERA DIMINUTO PARA TODAS AS CONSTRUÇÕES, O DIÁLOGO COM aquele longo corredor, que se tonou pequeno. O DESESPERO, A LUTA, A VITÓRIA SOBRE AQUELA ALCATIFA curta  e estreita.


-O ORGULHO DO DIA SEGUINTE E DO OUTRO  AINDA DO OUTRO, QUANDO a mostra esteve  SEMPRE acompanhada pelo PÚBLICO A digerir as imagens e os volumes  COMENTANDO,  TODOS OS DIAS pareciam   O PRIMEIRO DIA...


Ó MENINA, ONDE É QUE ESTÁ A GENTE QUE VENDE AQUELAS LOIÇAS???!...???

(Senhora idosa perguntando numa das lojas, pelos "donos" das esculturas expostas)

Esta a voz do POVO genuíno, que ainda sobrevive, nas bordas do capitalismo raivoso...doentio. 
UM PROJECTO EM GRANDE COMEÇA NO MOMENTO EM QUE DECIDIMOS ABRAÇÁ-LO, PARA SER imenso e EM GRANDE NÃO É NECESSÁRIO APARECER NA TV, ser BADALADO NOS JORNAIS, existirem palmadinhas nas costas,,, ETC,,,ETC.

UM PROJECTO EM GRANDE VIVE DE UMA FORMA AUTÓNOMA, MUITO SEMELHANTE AO QUE NÓS CONSEGUIMOS - LEVAR A ARTE à comunidade, como teorizam nos manuais das condutas políticas, é isto. , NUM LUGAR DO POVO E FAZER COM QUE ESTE POVO FIQUE DESLUMBRADO COM O QUE VÊ. SÃO ESTAS MESMAS PESSOAS O VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO PARA O ÊXITO. SE REALMENTE O PRODUTO É MUITO BOM, NINGUÉM FICARÁ INDIFERENTE, FOI O QUE ACONTECEU NESTES 13 DIAS DO "ARMAZÉM 55"
PARABÉNS JOSÉ SANTOS, PARABÉNS A TODOS QUE TRABALHARAM PARA ESTE "ARQUIVO" DE MEMÓRIAS E PARA TODOS AQUELES QUE ESTIVERAM PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DESTE IMENSO NAVIO E PARA A SUA DESCONSTRUÇÃO EM FRAGMENTOS, PEDAÇOS DE UM TRABALHO INTELECTUAL, FÍSICO E DE MUITAS HORAS A DAR AO DEDO.
GRANDE FEITO!!!





ALI VIVEU durante 13 dias,  ARTE,  NO CORREDOR envidraçado, de montras feito.
CELEBRO!
O
 FÓRUM E TODOS OS QUE O HABITAM, DE NOITE E DE DIA, A LIMPEZA DOS ESPAÇOS, A ABERTURA DAS MENTES, a organização e o apontar do dedo para irmos na direcção certa.
JAMAIS me esquecerei QUE HÁ AINDA GENTE, A TRABALHAR COM SERIEDADE E PROFISSIONALISMO NESTAS CIDADES vendidas e escravas do GRANDE-IRMÃO consumista e desumanizado-QUEM ME DERA QUE os ventos que me acariciaram a sensibilidade  em duas madrugadas e 13 dias do ARMAZÉM 55, FUSTIGASSEM A FUNÇÃO PÚBLICA, AS NOSSAS ESCOLAS TÃO ABANDONADAS E SAQUEADAS PELA INSENSIBILIDADE DE QUEM LÁ TRABALHA DIARIAMENTE-ESTARIA HOJE TOTALMENTE FELIZ E CONTINUARIA LEVE PARA TODO O SEMPRE-O TRABALHO NÃO PESA SÓ A INAPTIDÃO, a sujidade, o CAOS e a referida inaptidão PARA O EXECUTAR ou para o mandar executar...E TODOS NÓS,,, NÃO  TIVEMOS NO CAMINHO ESSA CHAGA LIMITADORA. AINDA HOJE, SEM CANSAÇO, REPLECTOS DE LUZ E ENERGIA EM TODOS OS MOMENTOS DOS NOSSOS GESTOS...armazenamos no melhor de nós,  os acontecimentos. E as GENTES que organizam e trabalham todos os dias e todas as NOITES no GRANDE CENTRO COMERCIAL da CIDADE.


...

EPÍLOGO!!
NOITE...
FRESQUIDÃO-ESCOLA HABITADA
na
MADRUGADA.













ÀS 04 DA MADRUGADA
DO DIA 28 de Junho , TERMINOU EM VERDADE


  
RIXKVDAXKÓLA

2017








 


TESTEMUNHO do JOSÉ SANTOS!!






A realização desta exposição só foi possível graças à colaboração de várias entidades públicas e privadas das quais destaco:
- Drª. Ana Correia, do Fórum de Castelo Branco, que para além do seu profissionalismo, de nos ter disponibilizado o espaço, contribuiu na aquisição de algum material necessário e que se mostrou sempre disponível me nos ajudar, apesar de não conhecer o nosso trabalho.
No Final mostrou-se feliz, com realização do evento fazendo questão de nos convidar para mais uma exposição no próximo ano.
Ao Director do Fórum, que fez questão de referir a excelente qualidade do trabalho dos professores e alunos do Curso de Artes da Escola Secundária Amato Lusitano. Referiu a sua profunda tristeza em não ter sido realizada qualquer reportagem sobre a exposição, porque na verdade, considera que o trabalho apresentado foi de grande qualidade merecendo um tratamento diferente por parte da comunicação social e que nós só teríamos uma ideia do alcance deste evento se estivéssemos sempre presentes para ouvir os comentários de quem por ali passava! Disse, ainda, que em futuras actividades, o fórum de Castelo Branco terá de ter outra postura face aos órgãos de comunicação devido  às obras apresentadas. Por fim, disse que a seu ver foi uma das grandes exposições apresentada pelo Fórum e por isso gostaria que em futuras exposições os trabalhos fossem alargados, também, ao 2º piso.
De salientar ainda a disponibilidade a equipa de segurança que foram irrepreensíveis na sua colaboração e ajuda em tudo o que necessitámos.
A Câmara  Municipal de Castelo Branco que disponibilizou o transporte dos materiais e na disponibilidade de verbas……
À Dona Paula Ferreira e MARIDO, que foram fabulosos na ajuda e cedência no transporte de paletes de madeira para além e de outros materiais.
Ao Senhor João Lucas (Jovilucas) pela cedência e transporte dos bidões a incluir na exposição.
Coisas de Papel, Cristina, que nos apoiou com material necessário na exposição de fotografia.
BeiroCorte, que nos ofereceu estruturas de madeira.
Soferragens na cedência de algum material e abriu-nos o armazém, confiando nos nossos movimentos.
À Esart na cedência de algumas estruturas: Cavaletes de Pintura e peanhas.
WORTEN-CEDÊNCIA DA TELEVISÃO PARA VISIONAMENTO DO FILME DO ANO
À ESE  na pessoa de Paula Peres,que nos cedeu a mufla para a cozedura de algumas esculturas .
Um apoio muito especial ao Dr. Fernando Raposo pela colaboração que nos deu em tudo o que necessitamos. 
AO PROFESSOR TIAGO SOUSA. 
AO PROFESSOR ALEX, QUE ESTEVE PRESENTE em pessoa e NOS NOSSOS ESPÍRITOS em mais uma longa noite.




Sem comentários:

Enviar um comentário