PROJECTO BAD
2022
GALLERIA G
LITERALMENTE TÓXICAS
http://pensadorlobo.blogspot.com/2022/06/galleria-g-literalmente-toxicas.html
Malucos P´LA 23A
Apanhados PL´A 23 A (doidos à solta)
http://pensadorlobo.blogspot.com/2022/06/apanhados-pla-23-a.html
MAIO LOVE
http://pensadorlobo.blogspot.com/2022/05/maio-23.html
ABRIL-22
Mr.K...LOVE K
http://pensadorlobo.blogspot.com/2022/04/mrk.html
Espaços e rupturas formais.
Março-deixem passar a PIZZA
http://pensadorlobo.blogspot.com/2022/03/a-paz-e-as-flores-belas.html
Projecto "MAMA-ANTI art.
instalação FEVEREIRO 22 PROJECTO MAMA-" O retrato"
http://pensadorlobo.blogspot.com/2022/02/project-shit-art-project.html
http://pensadorlobo.blogspot.com/2021/12/excelencia-by-cultura.html
Delinquentes
http://pensadorlobo.blogspot.com/2021/11/no-tempo-dos-faraos.html
http://pensadorlobo.blogspot.com/2021/10/oeste-portugal-selvagem-ilha.html
https://pensadorlobo.blogspot.com/2021/09/delinquentes.html
Arquitecturas e CORES
noventas--(...)
http://retratossepia.blogspot.com/2009/11/arquitecturas-e-cores-19961997.html
|
| 15 de out. de 2021 10:03 (há 2 dias) | ||
|
2020/2021-PROJECTO RISKVS
O Professor ESPADANAL
DOG´S LIFE…
"Se eu não risse era um palerma" diz Sebastião da Gama. "Se eu o mandasse para a rua (há quem faça isso, por causa disto, sim senhor.') era uma dúzia de palermas'
Foto-MONTAGEM Júlio Espadanal Ramos
SÍNTESE - ÁLVARO ESPADANAL O ÍNDIO
http://indianespadanal.blogspot.pt/2012/06/pedro-e-os-lobos.html
...
O OPOSTO DA BRINCADEIRA NÃO É O TRABALHO.
É A DEPRESSÃO...
2020+1
RISKVS21...>21
021-RISKVS...MUNDO REAL
ONE!
20
20
20
2020
FOTO TIAGUSART
HABITAT#S GO EATH 20
http://pensadorlobo.blogspot.com/2019/09/hoje-gestos.html
O DESTRUIDOR DOS MUNDOS
O IRRACIONAL
FOTOS TIAGUSART
A BESTA HUMANA
...
...QUE NOS ILUMINA O ((KAMINHO NA
SINUOSA ESTRADA
...QUE É A VIDA!
AUSTRÁLIA DO OUTRO LADO DO MUNDO
ONTEM> 14 DE ABRIL DA NOVA ERA SEM POLUIÇÃO NEM "AVIÕES" AOS MÓLHOS.
Decidi que a minha vida precisava de uma mudança, não queria que a minha vida fosse toda em frente a um computador num escritório. Portanto decidi arriscar e vir para o outro lado do mundo fazer coisas completamente diferentes. Precisava de arriscar. Amo viajar e achei que era uma oportunidade incrível. E a Austrália é enorme... portanto vim sem nada, só com uma vontade enorme de fazer coisas diferentes. Precisava de crescer, ter novas experiências e principalmente sair da minha zona de conforto. Esta foi a razão. E até agora, zero arrependimento e está a ser brutal. Estou orgulhosa da decisão que tomei. Devo ficar por aqui um ano, dois no máximo.. depois volto para casa, porque é muito giro ser backpacker mas as saudades matam uma pessoa. E de facto amo Lisboa e custa-me muito estar longe da família e dos meus amigos, por isso vou querer voltar depois disto tudo. Mas as experiências que já tive (e ainda vou ter), as pessoas de todos os cantos do mundo que já conheci e o que aprendi culturalmente é impagável. E é isto, continuo à aventura. Precisava muito desta mudança. Não vim pelo dinheiro ou por rapaz nenhum, vim pela experiência e por mim. Tenho a certeza que me compreende.
RENATA FARINHA!!
2010
TOU COMO NOVO PÁAAAA!
VAMOS RECOMEÇAR DO (0)ZERO!
O Professor ESPADANAL
ESTRELAS CAÍDAS DO CÉU...19 DE MARÇO EM PLENA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL
ARTIGO FINAL 20 20
http://pensadorlobo.blogspot.com/2020/03/trabalho-em-casa.html
2019
ARTIGO FINAL
http://pensadorlobo.blogspot.com/2019/06/laredo.html
PINTO!
EM CADA ANO LECTIVO EM CADA PROJECTO EM CADA CAMINHO…MUITOS CAMINHOS.
ALÉM DA PRESSÃO DA AVALIAÇÃO, DOS CONFRONTOS DIÁRIOS E DAS SOMAS ANSIADAS PELO GRUPO. FICAM-ME AS DÚVIDAS NA INTROSPECÇÃO.
FUI NA REALIDADE JUSTO E TRANSMITI ALGO MARCANTE E IMPORTANTE A ESTES ALUNOS QUE TERMINARAM O SECUNDÁRIO (?)
PENSO NO COMANDO PINTO COMO BANDEIRA-NOS DOIS ANOS QUE AGORA TERMINARAM PINTO ESTEVE SEMPRE NA SOMBRA DO "SOLDADO E DE HENRY ONE".
NUNCA DESISTIU, NUNCA MOSTROU QUALQUER AMARGURA OU REVELOU DESINTERESSE PELOS DESAFIOS PROPOSTOS NA DISCIPLINA.
DEU SEMPRE O MÁXIMO!
FOI NOS 2 ANOS LECTIVOS“RELEGADO” PARA O BRONZE. AMÁVEL, CRIATIVO, TALENTOSO E BONITO. O COMANDO TOMOU O OURO NO EXAME FINAL, DEIXOU-ME ORGULHOSO E FELIZ. UM HOMEM ESTE ANDRÉ E FORA OS NÚMEROS PRESTO-LHE A MAIOR HOMENAGEM AO FAZER PARTE DESTE CÍRCULO. O MELHOR DOS MELHORES DA MINHA VIDA DE DOCENTE QUE CONTINUARÁ PROCURANDO OS "PÓS MÁGICOS EM CADA GRUPO.PROCURANDO OUTROS ANDRÉS PINTOS.
ANDRÉ O COMANDO É OURO.
ALÉM DE TODAS AS PALAVRAS BONITAS E SÁBIOS CONSELHOS, TENHO ALGO PARA LHE DIZER:
ESPERO QUE NUNCA DESISTA, MAS SIM QUE PERSISTA. AO LONGO DO MEU PERCURSO ESCOLAR CRUZEI-ME COM MUITOS PROFESSORES E ALUNOS E NEM EM TODOS VI A VONTADE DE FAZER MELHOR E DE SER SEMPRE MELHOR. VI MUITAS PORTAS A SEREM FECHADAS PORQUE “SEMPRE SE FEZ ASSIM” “DÁ MUITO TRABALHO MUDAR TUDO”, “VOCÊS TÊM A MANIA DE SER SEMPRE DO CONTRA”.
MAS A ESCOLA É O ÚNICO SÍTIO ONDE PODEMOS FAZER, ERRAR, ERRAR OUTRA VEZ, ERRAR MELHOR E VOLTAR A TENTAR. NUMA SOCIEDADE CADA VEZ MAIS AVERSA AO ERRAR E PERFECCIONISTA, É ALGO QUE NÃO PODEMOS PERDER. SE ENCORAJARMOS OS NOSSOS MAIS NOVOS A SONHAR, VIVER E VOLTAR A TENTAR. PRECISAMOS ENCORAJAR OS MAIS VELHOS A FALAR, A FAZER, A ERRAR E A APRENDER COM ISSO.ENSINÁ-LOS, EDUCÁ-LOS, ACOMPANHÁ-LOS E DEIXÁ-LOS FAZER. MAS ACIMA DE TUDO SORRIR…E SIM O SEU SORRISO FOI SEM DÚVIDA DOS MAIS SIMPLES E SINCEROS QUE CONHECI. UM GRANDE E FORTE OBRIGADO. UM ABRAÇO ENORME AMIGO.
12 / 07 /20’19
TODOS OS LINKES
http://indianespadanal.blogspot.com/
O ZÉ QUE SEMPRE FAZ DAS TRIPAS CORAÇÃO
FOTO (TIAGUSART)
kriativo-HENRY ONE
http://pensadorlobo.blogspot.com/
2018
MITVS # LOGIAS
MANSON & WAPPP!
http://pensadorlobo.blogspot.com/2018/06/o-principe-imperfeito-da-beleza.html
http://pensadorlobo.blogspot.com/2017/06/wolf-lands.html
http://pensadorlobo.blogspot.com/2017/04/armazem-55-total.html
O AMIGO ALEX
COMPETÊNCIA
ALIANZAS PROJECT
ARTIGO FINAL
http://pensadorlobo.blogspot.com/2016/06/alianzas-ao-detalhe.html
fotos-hr-HELDER RODRIGUES
ROSA DOS LIMÕES-?-ANGELINA E ESPADANAL
FOTO TIAGUSAT
FOTO HÉLDER RODRIGUES
2015
http://pensadorlobo.blogspot.com/2015_04_01_archive.html
MIGUEL DEEP APOLO
Boa tarde professor!
Venho conversar um pouco consigo ,primeiro de tudo por conseguir perceber que a tristeza cresce em si por nós não nos esforçarmos para alcançar os objectivos, todos se escondendo na desculpa de não termos tempo. E por isso peço imenso (pela minha parte) um grande pedido de desculpas
Por outro lado venho falar consigo pois o ano está a acabar e o professor foi das pessoas mais bonitas ,(interiormente e exteriormente) que eu não só conheci este ano como uma vida inteira, considero-o um amigo daqueles que se contam pelos dedos da mão e espero um dia no futuro de poder-mos realizar obras que se tornem lendárias nas quais me poderá continuar a ensinar mas desta vez como um amigo!
Por último, quero dizer-lhe que recentemente cheguei á conclusão de um pensamento muito bonito:
Tudo á nossa volta foi construído a partir do amor até mesmo o ódio existe por causa do amor ou seja tudo o que nos rodeia é amor!
Maio de 2015
FINAL
http://pensadorlobo.blogspot.com/2015/04/por-detras-do-muro.html
Boa noite professor desculpe só responder agora, porém quero agradecer por tudo ao longo destes 3 anos. Ao início achava muito exigente muito trabalho, e na verdade é, mas é com o trabalho que tudo se consegue, é com trabalho que se aprende, que se alcança. Desistir, por vezes é o mais fácil, mas um artista não desiste, um artista luta, e o stor lutou por mim, fez me ver as coisas de um ângulo diferente, tudo o que me disse, todas as notas, so me fizeram lutar mais e mais, fez de mim um lutador num mundo onde tudo se resume a sobreviver!! Espero um dia estar no seu lugar, ser professor, vejo em si um exemplo de amor pelo que faz e pelos seus alunos. Desculpe também pelo 11 ano, onde fraquejei, mas voltei mais forte do que nunca e este foi o meu melhor ano, onde lutei, desanimei, aprendi, e consegui superar me, porém espero chegar muito mais longe, chegar onde a insatisfação me permitir. Espero conseguir ir para Belas Artes, fazer o que quero e deixar a minha marca na arte, porque um mundo sem ARTE é um mundo vazio! Obrigado mais uma vez, não é uma despedida, mas sim um até breve!
2014
FINAL
http://pensadorlobo.blogspot.com/2014/06/o-percurso-de-uma-rosa.html
As mudanças, a imaginação, as recordações, o prazer, a alegria, a satisfação não existem, e no entanto dou-me por inteiro à alma delas. A natureza? Desconheço.
E como um estúpido ser humano, irei ignorar muitas vezes o seu silêncio, simplesmente porque nunca irei alcançar verdadeiramente o que ela é.
Muito menos o que sou. (Indian Stone))
O que levou isto, aquilo, o tudo? EU, as minhas fraquezas, a comodidade á vida, ao nojo e ao desprezo.
Se eu falo… a espingarda baleia de trás, karma, lição.
(zero), é o que mais peço e o que mais anseio, ser vazia outra vez. Lá vamos nós para o julgamento final. Obrigado por me dares esta dor e por me tirares a vida e a inocência.
Ana Cabrito-2014
http://pensadorlobo.blogspot.pt/2014_06_01_archive.html
Exemplos: Prof: ''Vocês foram à praia e viram as ondas, mas será que elas deram por isso?'' e Prof: "Na verdade uma pessoa é como uma centopeia de 5 metros. O vosso problema é que estão demasiado habituados a ver pessoas quando viram a esquina." XD confesso que por vezes mete piada!! hahahah
E é assim que as coisas estão a ir, muitooooo trabalho, por vezes gostava de poder fazer tempo como quem faz bolos, mas não dá e passo as noites inteiras a trabalhar!! tem de ser!! ^_^
Ana-Outubro de 2014
SERÁ??!
Será que daqui a duas décadas vou mudar assim tanto…
Lembro-me bem de SER CRIANÇA e a essência do meu pensamento e a maneira de interpretar o que me rodeia continua muito similar. Se calhar, o que mudou em mim foi o meu conhecimento das coisas e as barreiras que crio para não me magoar, nem a mim, nem aos que me rodeiam, para poder viver bem com o MEIO.
Dizem que vou mudar, que tudo mudará. As pessoas nunca mudam, elas apenas se adaptam ao que vem.
E se calhar isto é apenas o discurso de alguém que teme as mudanças, de alguém que reage ao que não conhece, provavelmente é normal ser assim, SIM, …deve SER,… “ACHO EU”…
Sei que talvez daqui a um ano serei diferente, quanto mais daqui a 20 anos.
Mas, uma coisa é como as pessoas, nos veem e isso está sempre a mudar. Já o modo como eu me vejo será sempre o mesmo, desde o dia em que nasci.
O Facto de escrever isto tudo, deve-se a por vezes não me conseguir definir.
Olhe stôr, por vezes penso: "Onde é que me fui meter!?" - é que nesta escola são todos loucos!! só para ver, por exemplo, na quinta-feira disseram-me que tinha de trazer 50 desenhos para esta semana, 50,.... isto não é normal!!!
Depois, a Desenho, andamos a desenhar com cotonetes e galhos de árvores (para produzir linha) e mais recentemente com trapos (para fazer mancha) mergulhados em tinta da china preta...... ainda me queixava das aulas em que desenhava com a cana, quem me dera!!! bons tempos!!! :D ahahahhah
Tenho montes de testes, trabalhos, catálogos, portfólios e desenhos para fazer, esta vida de estudante não é nada fácil. :) Ando sempre a correr de um lado para o outro com uma capa quase maior que eu atrás!!! de vez em quando até tenho de subir uma das 7 colinas para fazer trabalhos para Artes Plásticas - não paro um segundo!!!
Depois tenho disciplinas que nem percebo o que é que é suposto estudar, como é o caso de Cultura Visual, por vezes saio dessas aulas sem conseguir explicar a ninguém o que andei a ouvir durante quase 2 horas...... eu percebo o que o stôr quer dizer e entendo que ele está a tentar mudar a nossa forma de ver o que nos rodeia, mas acho que ele transforma uma possível tertúlia entre amigos ou breve reflexão, num monólogo muito peculiares. ihih É uma espécie de filosofia aplicada à arte, na qual o stôr faz uns estranhos exercícios de retórica.
Exemplos: Prof: ''Vocês foram à praia e viram as ondas, mas será que elas deram por isso?'' e Prof: "Na verdade uma pessoa é como uma centopeia de 5 metros. O vosso problema é que estão demasiado habituados a ver pessoas quando viram a esquina." XD confesso que por vezes mete piada!! hahahah
E é assim que as coisas estão a ir, muitooooo trabalho, por vezes gostava de poder fazer tempo como quem faz bolos, mas não dá e passo as noites inteiras a trabalhar!! tem de ser!! ^_^
Ana-Outubro de 2014
2013 /14
FINAL
http://pensadorlobo.blogspot.com/2013/06/koisa-mental-colheita-do-ano.html
http://pensadorlobo.blogspot.com/2014_06_01_archive.html
Flávia Franco
(LION)
Professor! Tantas saudades me deu, anda desaparecido, mas jamais esquecido! Consigo aprendi, gargalhei e chorei... Ensinou-me mais que a ser homem, ensinou-me a viver, jamais se esquece palavras assim " Tens tanto para dar e és tão desleixado, sabes que podes dar mais e insistes em dar tão pouco". É culpado por hoje exigir tanto de mim, é culpado por hoje não baixar os braços, é culpado quando não me deixo vencer, é culpado por eu ser assim com tanto desejo de vencer e viver! Bem-haja por me ter deixado ser um pupilo em suas mãos e saber que sempre serei um sobrevivente em seu abraço! Orgulhosamente, pupilo para o meu mestre!
12 de Outubro de 2011
20/05/2011
Sofia
há muitos professores bons por aí, já tenho 3 anos de faculdade. Eles podem ser autênticas bibliotecas, cinematecas e etc... mas ainda nenhum suscitou nos alunos um espírito revolucionário e libertador e isso é que é preciso neste mundo desassossegado! é preciso evoluir com base na criatividade ;)
Carlos e Sofia Pedro-Jan.2011
2003 /2004
ARCA DE NOÉ E ILHA DOS AMORES
http://indianespadanal.blogspot.com/search/label/A%20Ilha%20dos%20Amores
FOTO HELDER RODRIGUES
Carlos Pedro e Filhote
AMAZING
O SONHO-a MAGIA-o AMOR-a LIBERDADE
(Barcelona )
01/2010
A pessoa que hoje lhe escreve agradece todos os dias as pequenas presenças que foram passando e ficando, neste longo caminho de aprendizagem, chamado VIDA.
E o "MESTRE" para mim é uma delas. Fez com que a magia, o sonho, o amor e a liberdade passem a ser fruto dos meus dias.
A sí tenho de agradecer as gargalhadas, o apoio, a persistência, a palavra amiga, a luta, a exploração do lado criativo e emotivo, a luta e esforço de incutir valores como o amor pelo trabalho e pela vida, o valor pelos que amamos, o valor pelos pequenos detalhes, a confiança e o acreditar que cada um pode conseguir tudo o que se proponha desde que não corra, seja paciente e lutador...E no final apreciar, desfrutar e saborear as pequenas conquistas pessoais que nos fazem ser o combustível para o nosso longo caminho de aprendizagem.
A sí tenho de dizer que hoje sei que por mais que os anos passem aprenderei e desfrutarei como uma menina pequena cada momento da minha existência.
A si agradeço o melhor valor que me transmitiu: o Amor. Aprendo que com amor, desempenhe que papel desempenhar na minha vida, seja mais ou menos agradável, não pensarei ser a melhor e conquistar territórios, mas sim dar o meu melhor e merecer-me cada conquista conseguida.
E assim se desenvolvem os criativos e apaixonados, que partilham com os que mais amam as palavras e aprendizagens próprias e transmitidas entre vivências.
http://indianespadanal.blogspot.com/search/label/Biombos%20e%20a%20turma%20do%20Xavier
Bom dia Mestre Índio,
Tenho todo o prazer em chamar-lhe Mestre, não só pelo que nos ensinou dentro daquelas quatro paredes mas também fora e para fora delas.
Ao ver que se lembra de nós como nós de si, quase me faz saltar uma lágrima de emoção..(sou emotivo, que se vai fazer..)
Tenho pena de não o poder ter mais perto ou poder ir mais vezes vê-lo, mostrar-lhe o meu trabalho, falar de coisas banais ou simplesmente vê-lo dar aulas. Dar aulas foi algo que sempre gostei e gosto de o ver em "Acção", como grande realizador que é, de artistas. Apaixonado pelo seu trabalho e a sua arte, transborda em cada aula o desejo de nos desinibir e dar de nós o nosso melhor, o nosso lado de Artista.
Vive alimentando-se do que cada um emana, do nosso "Pó magico", com o diz na carta que nos escreveu.
Talvez seja o culpado por eu ter vontade de um dia experimentar dar aulas ( de arquitectura, claro hehe)
Cada um guarda as suas memórias de maneira diferente, pois eu costumo guarda-las em sistema fotográfico, tenho um álbum mental de si, de fotos com frases escritas por baixo. Tenho uma que acho que a vou manter para a vida.
A fazer linhas paralelas no caderno com o braço no ar, o Índio aproxima-se e diz: " Darás um bom arquitecto!"
Uma palavra certa pode mover montanhas ou simplesmente soarem por segundos e desaparecerem como água por entre os dedos. Para mim foi e é uma pedra, que fica. São pequenos tesouros como este que me alimenta, ainda não o sou (arquitecto) ou BOM... poderá ainda demorar um bocado.. mas gosto de acreditar que sim, não só gosto, como me alimenta a seguir mais e mais e a lutar!Janeiro de 2010
Celso Lopes2 de Junho de 2010 às 3:37
Re: Grande "MALUCO AMIGO"
Olá Professor ando por Aveiro a
fazer maluquices e a desenhar umas coisas, com o tempo tornei-me
Designer. Excelente o blogue, trouxe memórias e energias inspiradoras
de alegres bons tempos. Um muito obrigado por todo o conhecimento e
saber, de arte e da escola da vida que me passou, concerteza sem ele
não seria quem sou hoje.
Maria Rodrigues 3/6 às 14:17
Olá professor,
Pois é, encontrei-o por acaso aqui no facebook e não resisti em adicioná-lo, apesar de nunca ter sido sua aluna (Eu fui aluna do professor Penalva no curso tecnológico de construção civil), tenho uma grande estima por si, nunca me vou esquecer dos tempos da Amato em que o professor passava pela oficina de construção civil, vindo da oficina de artes, e me chamava de gótica :) Já agora aproveito para felicitá-lo pelas grandiosas peças de arte que tem expostas na sala da Nora, juntamente com as de Frade Correia; Visitei ontem a exposição e fiquei encantada. Maria João Rodrigues ...se gostar de alguém, sem conhecer esse alguém, é possível, então posso dizer que gosto do Álvaro...tal como gosto da chuva e do vento que são sempre tão bem-vindos ao meu dia...assim como gosto dos dias de Inverno em que as poças de água estão por todo o lado e o vento teima em levar-nos a fechar o guarda-chuva e a caminharmos felizes de rosto frio e olhar brilhante...não, não vou falar do sol … O sol é uma outra história… …vou falar dessa palavra “amizade” e ainda de outra “motivação”… O Álvaro transpira “amizade” por todos os poros…e a sua forma de estar é fundamental na motivação dos mais jovens…o seu blog é a prova mais pura disso mesmo…adorei”conhece-lo”…amigo do coração…
Celeste..
|
EUNICE GREGÓRIO E O MAIS QUE TUDO
http://indianespadanal.blogspot.com/search/label/mem%C3%B3rias%20do%20dia%20seguinte
http://indianespadanal.blogspot.com/search/label/Mural%20Metamorfose
MARIELA
07/2010
Sou o Pedro Afonso, um aluno seu, já de alguns anos! Escrevo para lhe dizer que tenho saudades! E para lhe dizer que não me enganei quando na ultima aula que tive consigo lhe disse que tinha sido uma pessoa muito importante na minha vida! Passaram 9 anos, parece impossível!
Desde os conselhos de amor, quando eu era apanhado pela Ana, de amizade, com o Francisco e com o Teles, de estimulo às ideias, mas o mais importante é a imagem que me passou de que as diferenças e os preconceitos somos nós que as fazemos. O professor sempre foi tão diferente e para mim isso sempre foi tão bom e é tão importante. Hoje imagino que essa diferença cause desconforto a muita gente, mas continuo a saber a importância de ser autentico e o papel que isso pode ter nas pessoas que nos rodeiam, como teve em mim. O Professor é alguém que me inspira e alguém de que sempre me quero recordar! Há tanta coisa que recordo e aprendo, ainda hoje, com vivências desse tempo... não estou a exagerar!
No fundo escrevo para lhe agradecer! Bem haja, grande homem! Quero ter a sua força para nunca me tornearem o espírito, nem moldarem a cabeça...
Hoje em dia vivo fascinado pelo Mundo, pelas pessoas, sou um apaixonado por viagens, mas o que mais me marca são sempre as pessoas que conheço no percurso, entrego-me muito aos climaxes das emoções e relações humanas e luto para manter relações mais fortes e duradouras, que por vezes é mais difícil, mas tem muito valor.
No meio destas experiências estive 2 meses em Moçambique, onde vivi do essencial com pessoas tão mais puras que eu, sujeitas a uma opressão estrondosa da nossa sociedade. Só são pobres porque nós insistimos que eles sejam iguais a nós, mas não lhes damos o que eles precisam, em vez disso parece que se alimenta a ideia de pobreza para levantar o ego a quem ajuda e para continuar a haver alguém a quem explorar a mão de obra barata. Mas ainda assim, acredito nas pessoas, não tenho nenhuma solução, mas vou-me entregando, na esperança de não me desiludir.
Já escrevi bastante, falei um pouco de mim, mas o que quero que saiba é que o Índio muda o Mundo. Convive diariamente com seres humanos em processo de formação da personalidade e aperceber-mo-nos de que existem diferenças e que essas diferenças são importantes para nós, é muito importante para não ter medo de enfrentar o Mundo.
Mais uma vez, bem haja!
Com saudades,
Pedro Afonso
Caro Professor Álvaro Espadanal,
13/04/2010
http://retratossepia.blogspot.com/2009/11/as-arvores-que-dao-cores-passeio-verde.html
BIDIES E CHÁ!
AS ÁRVORES QUE DÃO CORES-2000-2001
ESCOLA MUNDO DE CORES-1997-1998
http://retratossepia.blogspot.com/2009/11/escola-mundo-de-cores-fantastica-3-anos.html
1996/1997
RETRATOS DE PAPEL-ARQUITECTURAS E CORES
http://retratossepia.blogspot.com/2009/11/arquitecturas-e-cores-19961997.html
AMOR LUAR DE AZUL
http://retratossepia.blogspot.com/2009/11/amor-luar-de-azul-painel-de-grandes.html
http://retratossepia.blogspot.com/2009/11/19941995life-is-life.html
http://retratossepia.blogspot.com/2009/11/as-arvores-que-dao-cores-passeio-verde.html
http://retratossepia.blogspot.com/2009/11/19941995life-is-life.html
ESTREMOZ-1990
OS +>>>>(!)ANOS DA VIDA. QUANDO A VIDA ERA PERFEITA.
http://coraoquesenteacordaterra.blogspot.com/2010/03/eice-minha-querida-escola-vai-ser.html
1990
http://retratossepia.blogspot.com/2010/01/as-turmas-da-verney-lisboa.html#comment-form
OEIRAS -SÃO JULIÃO-81/82
FRANCISCO ARRUDA 1980-1981