PLANÍCIE

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

terça-feira, 7 de junho de 2016

ALIANZAS!!!!! ao DETALHE.






FAZ(...ER) de CONTA
... 


 


O CIRCO




“A Vida é como um circo. A cada minuto mudamos as fantasias,
ora estamos no Picadeiro, outra como  mágicos e algumas vezes
somos  palhaços , e há aqueles momentos que estamos na plateia.
Como no circo, as crianças também se transformam a cada momento,
com a educação e principalmente com a família.”

Neimar Magewiski







 2015016-500


 





3-04-2016
MAIO/016

FARTOS ACONTECIMENTOS




O EXÉRCITO VERMELHO











PROCURANDO  (TB) o ILÓGICO

!...
Introdução
 





 Elliot Erwitt




 Terry Richardson





Fazer algo,,,fazer algo fora do COMUM - que me marque para sempre e que valha a pena.
É isto que, incessantemente,  procuro ainda HOJE...quando parece que nada tem valor ou algo me faz despertar do gastar dos dias. 


Espírito inquieto - envolvido pelo DRAMA-FAUSTIANO.  Vontade de saber e ir mais além e o querer transformar o mundo que nos cerca, sem amarras e olhos inquisitórios.

 As capacidades de cada um de nós deverão ser potencializadas, só desta forma conseguiremos transpor o trivial.
É esse o drama  dos criadores - a insatisfação e a competência da diferença.
Quebrar barreiras para destruir a monotonia da própria vida... 


 








A NARRATIVA-=!016 (2016), chegou ao seu epílogo,
 
,,,estruturada na famosa  OBRA  da literatura grega-




ANÁBASE  do ATENIENSE  XENOFONTE-A EXPEDIÇÃO DO EXÉRCITO 10.000.

Acredito que, tendo como exemplo estes guerreiros mercenários e sem perspectivas de conseguirem a SEGURANÇA, fomos verdadeiros combatentes que  marchámos contra marés,,, um INVERNO RIGOROSO, espaços virtuais-ficção a preencherem, sem descanso, as mentes de todos nós. Numa luta desigual, lutámos com as armas  que tínhamos à mão ( ...o trabalho e as suas ferramentas)e, muitas vezes, sem recursos nem paliçadas para nos defendermos.
 Procurámos uma "NOVA TERRA" para habitar, onde nos quisessem e que pudéssemos  viver em PAZ. 
Estímulos novos, desafios.


ABIRA-XENO-XANTI-LÍCIO-LISTRA-MÉNON de TESSÁLIA.


 

Nomes que me ficaram da ficção, escrita por MANFREDI VALERIO, livro que documenta a defesa de uns milhares de HERÓIS da ANTIGUIDADE clássica. SOBREVIVENTES da  expedição planeada para os destruir. GENTE sem TERRA, considerados traidores por ambas as partes, ATENAS e ESPARTA.
CAÍDOS em DESGRAÇA.






«…Anábase é a história verdadeira de um grupo de soldados gregos que, no ano 401 a.C., marcharam até ao interior do império persa governado pelo rei Artaxerxes, integrados no exército do seu irmão, Ciro, numa guerra civil entre os dois.
Os exércitos de ambos defrontaram-se em Setembro de 401 a.C. na planície de Cunaxa, perto de Babilónia, no actual Iraque, numa batalha em que, apesar de os gregos saírem vitoriosos, Ciro é morto.
Isolados no meio de território hostil, a milhares de quilómetros das suas casas, os gregos são enganados pelo persa Tissafernes, que captura os seus chefes à traição.
«…cruzando rios, atravessando montanhas, lutando contra persas, contra tribos hostis, aqui encontrando quem os ajudasse, ali forçados a lutar pela sua sobrevivência, até alcançarem o Mar Negro em Trapezunte, a actual Trabzon na Turquia.
A história narra ainda as peripécias dos gregos enquanto se dirigem deste local para a Grécia, tentando regressar a casa, apanhados num conflito de interesses entre as duas potências da época, a Pérsia Aqueménida e Esparta, até que finalmente entram ao serviço da última contra a primeira.» 




137 DIAS

PROJECTO ALIANZAS
2016


 
Mais um número somado, "HOJE"  SUBTRAÍDO, do final que se aproxima a passos largos -  pedaços "do CIRCO que é a VIDA" de um professor.Estou a digitalizar, alinhavando os fragmentos, no início de ABRIL. Descubro a paciência de o fazer  para mim e, deixo a marca para registar a  sobrevivência da mente, numa terra que não é a minha. Em AGONIA TEIMOSA continuo em frente, sempre em frente com quedas, quebras e membros doridos.







ALIANZAS???





O reforço- a LIGAÇÃO de vários projectos num mesmo objectivo.Unificar num todo-planificar para três grupos; ENSINO ESPECIAL; 12ºAno e 10ºano - estes no início da caminhada.

 
Fazer passar a informação e o sentimento de que a "ESCOLA" ainda existe - o lugar  de todos os confrontos e aprendizagens. Deixar um SINAL de aviso, no espaço da consciência, que estaremos permanentemente em construção e somos seres imperfeitos - falhar é aceitável e serve sempre de estímulo para a reconstrução.



O PREÇO da FACTURA:





Um VERDADEIRO CIRCO,  desde o momento em que o ano escolar se iniciou  algures em SETEMBRO e até à data  em que inicio a narrativa silenciosa  do continuar a "SER PROFESSOR-aprendiz", teimosamente, contra dores, TEMPESTADES e TERRENOS PANTANOSOS. Tudo foi feito para o PROJECTO ESPECIAL não ser concretizado nos moldes em que foi planificado.



    MAS FOI!...


NÓS os ALUNOS!...BRILHANTES,
IMPARÁVEIS, BELOS e ENTUSIASTAS do AMOR



NÓS os ALUNOS!...BRILHANTES,

IMPARÁVEIS, BELOS e ENTUSIASTAS do AMOR, ESPERANDO, abertos aos SABERES. 

Eles os ALUNOS MARAVILHOSOS.
 





ABIRA-XENO-XANTI-LÍCIO-LISTRA-MÉNON de TESSÁLIA.
RUI-João, MIGUEL, Mariana -Patrícia-Vasco -Carolina-
Ana- Bárbara- Brites- Daniel- Sandra, Rosa- Angelina- Espadanala- Lurdes- Vanessa Bruno- Arnaldo- Adriana- Raquel- Rita-  Catarinas- Jássica- Rúben- Carlota- Bruna- Yolanda- Ismael Anjos Ramos-Inês- Daniela- Cristiana -  Núria-Pedro-Fernanda-Daniel-Inês-YO-joão-Mónica-Patrícia-Rita-Sara-Érica-Jéssica-Maria-Gabriela-Justo-Soraia.




 NOMES e ALMAS ligados,,, por uma ponte com milhares de anos de evolução. ESPAÇOS VIVIDOS,,, numa ARENA que é a VIDA.
Nas PRÁTICAS... 

FORAM FANTÁSTICOS, todos eles.




AS PESSOAS!!e os FACTOS

ACONTECIDOS




FIGURAS em Destaque

O PROFESSOR






Na grande VIAGEM que é a vida, aprendemos com o passar dos anos a despojar-nos do supérfluo, apuramos as exigências e desistimos aos poucos de ombrear com a grande multidão. Cansamo-nos muitas das vezes de nós mesmos. Estas palavras são para ti TIAGO, para a tua persistência e, já agora que RIMA, aproveito a COLAGEM... para a tua competência.



Animal  humano,.

Algo me saltou aos olhos, a primeira
vez, que te vi na AMATO LUSITANO, num dia de início da PRIMAVERA e pensei que serias marido da Cristiana  e, numa outra vez, em que chegavas de bicicleta... senti uma certa presença dos muitos filmes do ...Giuseppe Tornatore - não sei se ficarias melhor numa cena de "MALÉNA" ou que encarnes uma das grandes personagens de "CINEMA PARAÍSO". Mas, como na REALIDADE, existes  - autêntico e muito longe da ficção


És na REALIDADE a PESSOA-PROFESSOR
 
o qual qualquer ESCOLA necessita para enriquecer os seus quadros.

O AUTÊNTICO. 

O que tem presença e luminosidade, para fazer SONHAR os muitos jovens ÁVIDOS, sedentos de personagens que sirvam de MODELO. PERSONAGENS REAIS que vivem do lado de cá dos monitores ou dos ecrans dos SMART KUALQUER COISA .

Aqueles que dão as "TRIPAS" e o CORAÇÃO pela profissão que escolheram por AMOR e que passam bem, sem a obrigatória subida do salário todos os anos.







E para terminar deixo-te o SEBASTIÃO dos tempos em que na ESCOLA reinava a LIMPEZA e o mobiliário polido. Do tempo em que todas as pessoas tinham uma função e mais obrigações que direitos,,, sei que não vai muito ao ENCONTRO da tua costela esquerdista mas, o SEBASTIÃO, poderia chamar-se também TIAGO ou Walt Whitman. E,,, o GÉNIO LOUCAMENTE SÁBIO ALMADA, também é para aqui chamado...




Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa - salvar a humanidade.




Ao Sebastião faltou-lhe o TEMPO e não teve a nossa SORTE,,, o seu slogan mais importante foi o AMOR e foi-se de vez aos 27 anos - repito 27 anos e tudo por fazer,,,eu ainda não tinha começado a VIVER com essa idade.







(
 ...)Basta uma janela para me fazer feliz e foi o que me



aconteceu também quando cheguei à Sala 19. Era o Castelo, era


o Tejo, era a cidade de mármore e granito (como dizem) a espreitar


para dentro da aula. Vai, que fiz eu? Como queria tomar o


pulso aos rapazes em matéria de escrita, propus-lhes aquele tema.


«Da varanda da nossa aula» podia muito bem ser o título da


redacção; mas também podia ser outro, à escolha do freguês.


O que eles escrevessem serviria para eu ver como escreviam, como


viam e como imaginavam. À maneira de preparação, disse-lhes:


«Suponham que está aqui uma chávena da China. Vocês têm de


escrever a partir dela e podem fazê-lo contando que ela tem este


ou aquele feitio, esta ou aquela cor, um desenho que representa


isto ou aquilo e tem a asa do lado esquerdo. Mas também não


dizer nenhuma destas coisas e imaginar, com os olhos nela, uma


coisa passada na China: chinesinhos de rabicho, arroz comido


com pauzinhos, sei lá o quê. Ou fantasiar um chá das cinco em


que serviu aquela chávena: quem estava nesse chá, o que se disse,


o que se passou durante essa hora. Posto o que, vão à janela um


bocadinho, olhem, voltem, sentem-se e escrevam o que quiserem,


com o título ou subtítulo “Da varanda da nossa aula”.»


Os rapazes, feito o honesto barulho de correrem à varanda,



atiraram-se à obra. Eu fui pacatamente olhar Lisboa, porque quero começar
a fazer-lhes SENTIR que eles não devem copiar (...)



 (...)O que era bom era dar sempre uma aula como a de hoje!” (22 de Outubro de 1949); “E foi o que eu ontem não consegui...” (25 de Março de 1949)(...)
Sebastião da Gama 


Sebastião fotografava os momentos da vida com a EMOÇÃO e a sensibilidade.



foto-Tiago sousa


Aqui ficará para 8QUASE) SEMPRE,,, registada a minha gratidão, pelas tuas viagens silenciosas aos meus espaços de trabalho, com as quais ajudaste a "FAZER" dos meus alunos GENTE.






Giuseppe Tornatore
Giuseppe Tornatore
Giuseppe Tornatoregiuse




PEDRO um aluno especial
.
.
.

PEDRO o RECONVERTIDO (...nos FINALMENTES) por AMOR





Bruno e DESERTOR/REGRESSADO





RECOMPENSA 
ao
GRUPO
QUE ESTEVE SEMPRE LÁ.









 IMAGENS A ( K ) ONTECIDAS....








 KOISAS para (...não ) ESQUECER

(3 MACACOS) 

COMENDO os AMENDOINS.


VALENTE- WOLF -  BLACK SUN 


CRISTOS "FELIZES"

  
Algures antes ou depois do NATAL





São  MARTI e as  castanhas da Picado...














Nos  ESPAÇOS   SUADOS...VIVIDOS.
E    KRIATIVAMENTE   RECICLADOS








 Os diferentes estilos que tenho usado na minha arte não devem ser vistos como uma evolução ou como passos na direcção de uma desconhecida pintura ideal. Tudo o que fiz até agora foi feito para o presente e com a esperança de que no presente permaneça... Sempre que quis dizer qualquer coisa, disse-o da maneira que achava dever dizê-lo. (...) Uma pintura não é preconcebida nem predeterminada; enquanto está a ser feita, segue a inconstância da ideia
Pablo Picasso








RE (K) RIANDO o espaço formal do CARGALEIRO e seus pares.



VER ao LONGE é uma coisa,
IR ATÉ LÁ, OUTRA.
Constantin Brancusi








12º Ano

























 




















PRODUTO FINAL









ORIGINAIS e CLONES de se lhes tirar a CARTOLA.





























Num RECANTO de minha casa...














AQUI PÁRA a BELEZA...
FINAIS e SORRISOS
17 de MAIO do ANO ESTE...














ESPECIAIS no ENSINO




O PRINCEPEZINHO casou com a MENINA do MAR,
 e encheram a barriguinha  ,,,de
SOPA de FORMAS 
num,,
 Espaço 3D.

"MODELARAM-(SE)" e foram (se)
 ESPECIAIS

RECUPERANDO uma CARTA DIGITAL aos colegas Pedro e Ana do EE-Set. de 2014

 (...para reflexão)

Pedro e Ana

Conforme o prometido, e desta forma vos envio a organização  da "dinâmica " do ESPAÇO OFICINA do TRABALHO", gostaria que ficasse bem claro que (...só) fui o "CONSTRUTOR" do projecto. Projecto ambicioso  e à partida uma incógnita nos resultados, pois foi estruturado para os 12 alunos que com a Lurdes trabalhei no transacto ano .Com o empenho de todos, os resultados foram positivos e por esse motivo programei as actividades deste ano lectivo   direccionadas para projectos bidimensionais (PINTURA) e DESENHO para este reduzido numero de alunos, os quais conheço muito bem.

HOJE enfrentamos uma

nova aventura com um grupo diversificado e nada homogéneo .

Já falei com a Deolinda sobre a necessidade da Ana Duarte ficar na equipa. O que sinto em relação ao Pedro e à Ana-mútua colaboração e com iguais competências, eu e vós. Naturalmente e porque me conheço muito bem, não sou nem me agrada sentir-me líder de nada, também não é o meu forte trabalhar em equipa. Sou como disse à coordenadora do projecto das turmas do ENSINO ESPECIAL, um lobo Solitário no fim de um percurso de 35 anos  "MORTE e RENASCIMENTO" todos os anos termino moribundo e apareço criança em Setembro. "PENSEI PINTANDO" a  minha prática educativa  desde o primeiro dia com o "PINCEL"  do ENTUSIASMO, da entrega total, vestindo o fato de macaco e transformando cada momento em cor-ESCOLA MUNDO de CORES com está escrito num dos muros da AMATO. O importante foi e é o envolvimento e a reinvenção. O renascimento todos os anos, o nervosismo, as dúvidas de quem nada sabe e tudo quer aprender.

Perdeu-se o SONHO mas ficou intacto a obrigatoriedade de continuar em frente porque estes jovens precisam de referências e muita ajuda, além disso pagam-nos para fazer este trabalho, bem feito.

A OFICINA do TRABALHO será um espaço onde reinam a grande distância de tudo o resto, as EMOÇÕES. Onde cada um... eles e nós seremos autênticos; uns dias com cor outros cinzentos. Os objectivos serão exigentes na realização de um trabalho de qualidade e não só a ocupação destes jovens um pouco diferentes dos restantes.
Os resultados deles são o reflexo do nosso desempenho enquanto criadores e orientadores.

É desta forma que me enquadro na vida, SEMPRE.

 E iremos conseguir. JUNTOS.



OBJECTIVOS
DIVERTIMENTO em RESPONSABILIDADE

ENCONTRAR o PRAZER, FELICIDADE E ESPANTO NO PROJECTO E NAS AULAS

CONCRETIZAÇÃO DE VÁRIAS OBRAS DE QUALIDADE.

FOMENTAR A CRIATIVIDADE E ESTIMULAR O SABER ADORMECIDO EM CADA ALUNO/A.

EXPOSIÇÃO FINAL do ANO

Os Professores da OFICINA  das coisas não caem do CÉU/ só a chuva e os aviões.

(Setembro de 2014)





























SOPA de FORMAS
VIDRAGEM












HOUVE!!! HOUVE...

SOPA de FORMAS











A MENINA do MAR casou com o PRINCEPEZINHO e COMERAM uma grande JANTARADA de SOPA de FORMAS-iluminados pela luz artificial de um CANDEEIRO CILINDRICO











 







Nos FINAIS - ORGANIZAÇÃO - LIMPEZA dos ESPAÇOS de TRABALHO
Os ESCULTORES APRENDIZES MOVIMENTAM-SE porque assim tem que SER.


FINAIS de MAIO
















AV-10º





Dinâmicas


 













Diálogos com uma almofada
Chegada ao novo curso
APRENDENDO a VER , PENSAR , MANUSEAR
& ESTAR
Set.-2015 
MATÉRIA H2O-OSOS

EXPERIMENTAÇÃO






















PERFORMANCE- ESPAÇOS ÍNTIMOS
DIÁLOGOS com TIAGOSART
Tendo como referência o poema 
Crazy & Saints - Oscar Wilde 

 
I choose my friends not by their skin or other archetype, but by the pupil.
They have to have questioning shine and unsettled tone.
I'm not interested in the good spirits or the ones with bad habits.
I'll stick with the ones that are made of me being crazy and blessed.
From them, I don't want an answer, I want to be reviewed.
I want them to bring me doubts and fears and to tolerate the worst of me.
But that only being crazy.








 
I want saints, so they daunt doubt differences and ask for forgiveness for injustices.
I choose my friends for their clean face and their soul exposed.
I don't just want a man or a skirt, I also want his greatest happiness.
A friend that doesn't laugh together doesn't know how to cry together.
All my friends are like that, half foolish, half serious.
I don't want foreseen laughter or cries full of pity.
I want serious friends, those that make reality their fountain of knowledge, but that fight to keep fantasy alive.
I don't want adult or boring friends.
I want half kids and half elderly.
Kids, so they don't forget the value of the wind blowing on their faces and elderly people so they're never in a hurry.





I have friends to know who I am.
Then seeing them as clowns and serious, crazy and saints, young and old, I will never forget that 'normalcy' is a sterile and imbecile illusion.


 



 

























As GALINHAS da MARIA molhando o BICO em JARRO FINO
...e a REPRESENTAR 





ESTRUTURA
EIXOS
PROPORÇÕES
Escalas
Registos de Naturezas vivas
Esboço e "EXPRESSIVIDADE-OBJECTIVA"





 


Em Jarro FINO



(Original-foto)












EXPOSIÇÃO

Espaços ÍNTIMOS









As GALINHAS da MARIA














CENTURIÕES MODERNOS
STEAMPUNKS
EELP
...nos domínios da LINHA
e da TEXTURA... 
SÍNTESE com FRAGMENTAÇÃO e MOVIMENTO de módulos PRÉ-DEFINIDOS


 






STEAM PUNKS













steampunk, um movimento que nasceu na literatura e rapidamente conquistou outras mídias e uma grande quantidade de seguidores.
Antes de firmar-se propriamente, o steampunk era apenas um subgênero de um subgênero: suas raízes remetem ao cyberpunk, uma ramificação da ficção científica que engloba universos paralelos futuristas e uma tecnologia muito mais avançada do que a encontrada na época em que se passam as histórias.
As primeiras obras surgiram em meados de 1980, na forma de pequenos romances. Neles, personagens históricos do século XIX, como Santos Dumont, são mesclados com heróis e aristocratas fictícios, criando textos originais e imaginativos.
A literatura foi o primeiro meio de divulgação do estilo, abrigando romances de alta qualidade. Talvez o maior destaque seja Julio Verne, o propagador mais popular do movimento, responsável por obras bastante lidas até hoje, como “20.000 Léguas Submarinas”, “Volta ao Mundo em 80 Dias” e “Viagem ao Centro da Terra”.
Nelas, tecnologias avançadas demais para a época, como submarinos e potentes escavadeiras, levavam o ser humano a locais extraordinários, como o fundo do mar e o núcleo do planeta.
Pesquisa TECMUNDO




































COM ### SEQUÊNCIAS




de 1(um) dia de FÉRIAS da PÁSCOA

A mancha PLANA e as BASES  para o entendimento do tratamento "ESPACIAL" da PAISAGEM  URBANA e RURAL (11ºANO)






















FORMA  ou   FUNDO  ??!








A VIAGEM da …FORMIGA




 TRABALHANDO em EQUIPA







ORGANIZAR >  conquistando o ESPAÇO REAL
MÓDULO -REDES MODULARES
Estruturas padronizadas
A luz como fonte de representação volumétrica das FORMAS
MOVIMENTO e RITMO
INVENÇÃO e KRIATIVIDADE






















P- AUTÓNOMO
 QUANTO????



COMPOSIÇÃO-SÍNTESE
EELP-TEXTURA-MANCHA-LINHA
ACENTUAÇÃO














ENSINO dos ESPECIAIS



Visitas ao CENTRO de CULTURA CONTEMPORÂNEA

Colecção Neolinda e José Lima
Outubro de 2015











Pintura Modernista
Novembro de 2015








INAUGURAÇÃO da BATA
NINHO de PÁSSARO


Michele Pici







DESCOMPRESSÃO MERECIDA







exposição
CASA
do
ARCO
do
BISPO
Julho /2016






Nos OLHOS




e na OBJECTIVA-S>
de TIAGO SOUSA
Viagens a uma OFICINA



































31 de MAIO

ESCOLA DESPOLITIZADA
PLURALISTA
e
 FUTURISTA

O ESPAÇO que se segue

FOI...






PROJECTO
PROJECto ALIANZAS-CONCLUSÃO
...a RECOMPENSA

BREVE como a PRIMAVERA...MERECIDA

O TRABALHO FICOU lá atrás...










CONFRONTO de OLHARES
HR / TIAGUSART/CMATOS



3 x 8





 A FOTOGRAFIA ARTE
num
DIA de LIBERDADE e PAZ














CARLOS MATOS








TIAGO















TÓ MANÉLIII
O INFILTRADO!!





OUTRO CAMPEONATO

Fotos Tiago sousa














OUTRAS CENAS

A festa
 da consagração

OUTRAS VISTAS 















































































A ESCOLA como CONSTRUTORA e MODELADORA de IDENTIDADES
Set. - Dez.- Maio


Rosto dos momentos / CONSTRUÇÃO de 2015 / 2016

HINO a MIM
Galeria-SAUDADE 

147 DIAS ANO-147 DIAS PRESENTE+ 40 HORAS EXTRAS

Um ANO de 147 dias é enorme de acontecimentos, banalizados no RITUAL-HÁBITO do levantar, ter dúvidas do fato a escolher - meter o nariz da janela para fora, experimentar o dia,,,de moto ou de 4 RODAS???, tomar banho, cantar ou carpir as MÁGOAS da existência, SENTAR,,,comer, levantar, levar as PESSOAS-CÃES à volta do MIJAR IR e VOLTAR -PENSAR - GRITAR de ENTUSIASMO - HOJE FOI uma BOA AULA!!PLANIFICAR!! PLANIFICAR!! ABRAÇAR - mudar, rectificar...ERRAR.ERRAR!! FALHAR,,, ERRAR... ESTUPIFICAR a VER TV,,,mexer na TERRA, arrancar ERVA, semear, PLANTAR-COLHER-OLHAR o HORIZONTE ler o FUTURO - SER ESTÚPIDO, PALHAÇO e PESSOA-Não querer mais, desistir aos poucos-RENASCER - TER SAUDADE-MORRER de SAUDADE, REMAR!!REMAR ao SABOR e CONTRA a BRISA-TEMPESTADE - Ter a DOR eterna da construção - COMER, DEITAR e SER TUDO ISTO e NADA, mas sempre EU-  e como escreveu SOPHIA...




Cada dia é mais evidente que partimos,
Sem nenhum possível regresso ao que fomos,
Cada dia as horas se despem mais do alimento:
Não há saudade nem terror que baste.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in Coral.



FOTO HR

Mas Eu

Mas eu, em cuja alma se reflectem
As forças todas do universo,
Em cuja reflexão emotiva e sacudida
Minuto a minuto, emoção a emoção,
Coisas antagónicas e absurdas se sucedem —
Eu o foco inútil de todas as realidades,
Eu o fantasma nascido de todas as sensações,
Eu o abstracto, eu o projectado no écran,
Eu a mulher legítima e triste do Conjunto
Eu sofro ser eu através disto tudo como ter sede sem ser de água.


Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa













...os objectos e os registos gráficos resultantes desta viagem, foram pretextos que os DEUSES inventaram para estarmos juntos todos estes meses. A celebração é mais sentida, quando  acontece no final de um processo de trabalho, e por este motivo somos merecedores de tão rico presente. Este somatório de imagens representam o registo de um dos anos mais completos da minha vida de PROFESSOR...






Com a FÉ,,, que os sorrisos e os abraços não sejam esquecidos,  neste mundo de fachada-violência e TRIVIALIDADES.

 



A RECOMPENSA

03 de Abril
30 de Maio
31 de MAIO
01 de Junho

PROJECTO ALIANZAS-CONCLUSÃO
BREVE como a PRIMAVERA...MERECIDA
O TRABALHO FICOU lá atrás... 

(Mensagem aos meus colegas e alunos, que estiveram no campo de batalha).

Que amanhã, dia 31 de MAIO, seja um dia MARCANTE - PORQUE nós merecemos todos.
Em tempos PASSADOS, na HISTÓRIA dos HUMANOS, a CELEBRAÇÃO tinha uma carga mágica e cheia de RITUAIS. Ela envolvia sempre o FINAL de qualquer coisa importante para a comunidade, uma RECOMPENSA...GRATIDÃO ou DEVOÇÃO.As SOCIEDADES que nos antecederam, viviam num clima de SIMPLICIDADE e HARMONIA, muito longe da CULTURA do LAZER que, hoje, dramaticamente destrói o nosso habitat e o das espécies que estruturaram por milhões de anos o equilíbrio do PLANETA.
UMA MALDIÇÃO as ECONOMIAS e os POLÍTICOS sem ALMA que nos DIRIGEM e que acabarão com todos nós a breve prazo.

O MEU ANO COMEÇA em MAIO


NASCI em MAIO

Maio das CORES

MAIO das FLORES e da luz mais BRILHANTE

Maio do acasalamento e dos OVOS nos NINHOS

Os INSECTOS ALIMENTAM-SE e alimentam a passarada em MAIO
Manuel Alegre, fala de MAIO com emoção, vivendo na sua PRAÇA da CANÇÃO
Este Maio chuvoso, abriu-se com todo o seu esplendor, no dia 31 o da CELEBRAÇÃO.

A

CHAVE!!!!

Pascal sustentava que a grandeza humana está em o homem se reconhecer como miserável. Uma árvore não possui tal consciência. Não se dá conta da sua MISÉRIA.


O ENTUSIASMO torna-nos DEUSES , por breves momentos...por muitos,,,uma MALDIÇÃO aos olhos dos nossos semelhantes.

 "Vivemos em uma sociedade que nem sempre vê com bons olhos os que tem coragem de tentar novos caminhos." (Dostoievski)-O IDIOTA;publicado em 1869  …há 147 anos também assim seria???...


Sem ele (...o entusiasmo) somos vegetais!
o>ALIMENTEI-ME(“) dos momentos "CAVANDO" e fertilizando o melhor de cada um... de todos nós, obreiros do "ALIANZAS PROJECT".

Chego ao final de + um ano com a certeza do DEVER CUMPRIDO.
É desta forma que encaro a vida e ela me consome. A FESTA EXISTE porque a merecemos, porque existiu uma razão, e essa foi o "DURO-FELIZ KAMINHO" do TRABALHO.

MAS...
MAS..
A CELEBRAÇÃO 

só foi possível (tantos acontecimentos marcantes num só ANO), porque se sentiu ultimamente (...e estranhamente) na ESCOLA um autêntico clima de LIBERDADE. O oxigénio mais respirável, as sombras desvaneceram-se tal como nos saudosos anos 90 e princípio deste SÉCULO,onde  fui realmente "INTEIRO".

O HUMANISMO e a descontracção prevaleceu sobre o ABSOLUTISMO inútil e fora de contexto...a CRUELDADE do - NÃO!!! SEGUE,,, dentro de MOMENTOS.

GRATO em nome dos meus muitos alunos, ao CARLOS ALMEIDA, homem simples e de sorriso afável, que de uma forma GENTIL,,,motivou esta actividade.
TAMBÉM à N. BELO , que ia aparecendo e desaparecendo.
Ao HÉLDER , ao TIAGO e ao CARLOS por terem aceite o meu desafio de confronto para os OLHARES.
Ao ZÉ TOMAZ, que + 1ma vez esteve (sempre) "PRESENTE" quando dele necessitei. 



A ESCOLA, continua (...ainda ) HOJE, como sempre, um LUGAR de todos os SONHOS e um projecto de VIDA, o qual por mais espinhos que sinta na  carne, já não poderei voltar atrás e "VESTIR-ME" de camaleão,,, foi desta forma que decidi um dia. Aqui continuo a RENASCER ano após ano...até que a chama no meu olhar,,, se apague. 
Como um FILME, que chegou ao seu epílogo.







2015/2016





Encarar a vida pela frente... Sempre... Encarar a vida pela frente, e vê-la como ela é... Por fim, entendê-la e amá-la pelo que ela é... E depois deixá-la seguir... Sempre os anos entre nós, sempre os anos... Sempre o amor... Sempre a razão... Sempre o tempo... Sempre... As horas.


Virginia Woolf

FOI-SE TB!!



015 / 16





O CIRCO
, no desligar das luzes.

É em MAIO que “INVENTO-COZINHANDO” o que se irá SEGUIR….



 017
COMEÇOU AQUI.

DESENHO A - OFICINA 

FIGURAÇÕES e METAMORFOSES
HUMANOS

ANIMALÂNDIA-SILHUETAS e KAMUFLAGENS


Corpo e fisicalidade na coleção Norlinda e José Lima

Carlos Semedo






Como um FILME, que chegou ao seu epílogo. 









NATURALÂNDIA!!!!


 


FINALMENTE ENCERRANDO a PORTA de 2016

Também GRATO a quem entendeu a CAUSA das KOISAS
JOSÉ PIRES

As tuas mãos!

A tua ausência.
A tua essência.
És tu.
Em ti, arado.
Em ti, irado.
És tu, amante.
Em ti, amado.
Vives tantos pesadelos
e, apesar de sê-los,
terríficos, medonhos…
és, apenas,
e isso é tanto,
um semeador de sonhos,
de espanto.
 






Aos meus PAIS, cuja memória em mim...será eterna. 
Aos alunos, individualidades  autónomas e FELIZES. E  aos filhos que são meus FILHOS TAMBÉM...a (FAMÍLIA).






A todas as FAMÍLIAS do MÉDIO-ORIENTE e África, destroçadas pelos malditos DONOS do MUNDO.

1 comentário:

  1. O que dizer sobre mais um ano intenso de trabalho, doce, amargo, amado?... As fotos e as palavras falam desse percurso. Só com muito trabalho, dedicação e entrega se conseguem estes resultados e estes sorrisos... O reconhecimento deste trabalho é humildade e também gratidão.

    “Não sou junto de vós mais do que um camarada um bocadinho mais velho. Sei coisas que vocês não sabem, do mesmo modo que vocês sabem coisas que eu não sei ou já esqueci. Estou aqui para ensinar umas e aprender outras. Ensinar, não: falar delas.
    Aqui e no pátio e na rua e no vapor e no comboio e no jardim e onde quer que nos encontremos’. Não acabei sem lhes notar que ‘a aula é nossa’. Que a todos cabe o direito de falar, desde que fale um de cada vez e não corte a palavra ao que está com ela” . (O diário, Sebastião da Gama, pp. 32-33)

    “O poeta beija tudo, graças a Deus… E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade… E diz assim: ‘ É preciso saber olhar…’ E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos…”. (O diário, Sebastião da Gama, pp. 93-94)

    ResponderEliminar