PROJECTO ANIMAL # ÂNDIA
MOSTRA para o Zé.
RISKUSDAXKÓLA2017
RISKUSDAXKÓLA2017
De ALMA SORRINDO, corpo martirizado pelas MAZELAS da CAMINHADA...
de tanto que (Q) está FEITO, realizado pelo ombrear das consciências-em GRUPO se transformaram os DIAS e as REALIDADES.
TANTO a preencher o espaço de 1 (UM) ano que tem tão pouco para encher.
DESESTABILIZANDO
as
CONSCIÊNCIAS
Dia
24 de Março o primeiro ESBOÇO na abordagem a um artigo balanço final deste
ANIMA
#
᭔᭔ LÂNDIA
Sem perder de vista a exposição final do ano, no FÓRUM de CASTELO
BRANCO.
Esta
mostra-instalação "impactante" e abrangente, planificada ao pormenor,
aposta na QUALIDADE e no ENVOLVIMENTO- riqueza na aplicação do
cumprimento dos objectivos.
Faz -me retornar ao passado. Ano de
2004-SEXO-VIDA e MORTE
A última grande mostra do grupo de Artes, instalada no
passeio público da Rua de S. Tiago em frente ao centro com o mesmo nome. Escrevi na altura da apresentação deste evento público a frase:
-Sinto
um prazer imenso... ser PROFESSOR!...
A FORÇA simbólica de alguns dos trabalhos, foi mal interpretada por
algumas personalidades influentes da cidade e a EXPOSIÇÃO recebeu no início da
tarde de uma longínqua quarta-feira, nota encapotada de expulsão da
zona do centro comercial .
A
instalação, foi levada ao seu termo como estava planeada, pois
tínhamos a força e a razão, tentei na altura entrar em diálogo com um dos priores, não me foi facultada essa possibilidade.
Não representava, nem tinha como objectivo
ferir susceptibilidades como alguém interpretou na simbologia das esculturas, não encerrava em si nenhuma provocação à IGREJA, mas pelo contrário-inspirava-se na sabedoria e simbolismo
de um tema tratado em muitos movimentos artísticos-
o pecado capital
Hoje
numa outra realidade , um grupo de professores com os seus alunos
aspirantes a criarem novos mundos, mundos sensíveis replectos de
simbologia, como só os artistas conseguem... naturalmente. Voltamos a
sair de coração e olhos brilhantes, para o exterior; "MONTAR TENDA"num
espaço onde a população não tem contacto com a ARTE. O Empenho de todos foi uma exigência, os jovens, correspondendo e em resposta
a um sonho do meu delegado de grupo Zé Manél Santos.
Seis meses de trabalho intenso e centenas de registos gráficos e volumétricos. Deitei
mãos à obra porque senti que teria este ano os alunos indicados para
este objectivo e não me enganei. É importante mostrar à população que a
escola continua a ser um lugar de construção do futuro e da
interrogação do presente.
Chegou
o momento da paragem e da reflexão sobre a impossibilidade
da concretização de um projecto, sem o desgaste da luta permanente
assente na dúvida e no correr contra o vento-o cansaço e a interrogação
constante é o que me marca o espírito neste momento de reflexão.
Foi
possível e já estou a escrever nos finais de Abril, porque muitos
outros se empenharam e nos "ABRAÇARAM", nas solicitações. A todas as
portas que batemos, fomos bem recebidos e correspondidos positivamente
todas as necessidades que uma exposição destas dimensões acarreta em si
mesma.
Dominar
um ESPAÇO aberto como o espaço de um centro comercial, não é "KOISA"
fácil-muitos pensamentos, muitas imagens e mais dúvidas ainda, construíram esta MOSTRA.
Este
ano de 2017 e a exposição ARMAZÉM 55,
RIXKUSDAXKÓLA
representa uma
bandeira de empenho, teimosia e qualidade.
É fruto de uma planificação
atempada, rigorosa e aberta, sempre aberta ao inesperado. Um
confronto com os temas e reinvenção destes mesmos temas. Seria
impossível a interpretação e consequente debate e ilustração da obra de
Giger e koons, se não estivesse na sala acompanhado por alunos conscientes e ávidos de descobrirem a
razão das coisas. E nas costas destes alunos, os Pais que confiaram e não
investiram com foice em ceara alheia.
Esta foi a razão estruturante
deste ano magnífico os 3 vértices (de OIRO) os alunos- as famílias e um
líder determinado e incansável na abertura das portas do imaginário .
Estamos todos, os alunos de Artes representados nesta mostra que
pretende ser a imagem de uma ESCOLA no seu todo, dou a cara por todos
eles e pelos professores que compõem o meu grupo- aqui só se expõe
qualidade fruto de muitas horas de trabalho nas aulas e fora delas.
Quero deixar
claro, que por muitas e de variadas maneiras contornarei sempre as
contrariedades e os propósitos de impedirem que faça o meu trabalho. Esta
instalação e as obras (,,,de ARTE)são o resultado da minha força enquanto
profissional consciente e cidadão actuante.
Responsável pelos meus limites.
Além do grupo de Professores da área das ARTES, convidámos duas personalidades
com um grande peso simbólico de camaradagem e energias positivas nos
nossos espaços de trabalho, a sua presença faz-nos sentir sóbrios e
actuantes. Um deles há mais
tempo Tiago Sousa, professor por vocação, pessoa sensível e ideólogo
valioso para a continuidade da inovação dos gestos na escola Amato
Lusitano.
E
o aluno VLADIMIR-Russo português- que com a sua sensibilidade e personalidade, replecta
de potencialidades é um exemplo para os jovens da sua geração
Hoje
dia 24 de MARÇO, poderíamos antecipar as férias do Verão, os alunos
estão preparados e conscientes que só em liberdade responsável poderão
ser pessoas e não meros macacos de imitação. Não terão a vida
facilitada, mas espero que dentro nas minhas insuficiências e fraquezas
como animal humano, lhes possa servir de exemplo como um sobrevivente
neste caminho teimoso de muita solidão, sofrimento e mais vezes ainda vezes mal interpretado, no processo criativo e na
modelação das mentalidades.Foi
sobre a VIDA que lhes falei em SETEMBRO- Vamos tentar descobrir o que é
a VIDA, os seus segredos e as "ARMAS" necessárias para a confrontarmos.
vamos falar sobre a vida
VIVER! -E logo se vê se temos tempo de fazer
alguns riscos no papel
... Desestabilizador
de consciências, frase épica escrita numa das redes sociais da moda
sobre a o meu desempenho na área do ensino das Artes. Faz em Maio
precisamente um ano. No primeiro "DAY ART" e quem a escreveu foi o
C.S. num comentário a um POST do C. M.
Tive acesso a
ela a semana passada, e foi o impulso decisivo,para esta reflexão final.
DESESTABILIZADOR
de acomodação das consciências acrescento.
55
Vi a LUZ
num dia quente de Maio, no número 55 da Rua NOVA, lá para as bandas de
Estremoz, Arcos mais precisamente, conheci e acompanhei o crescimento de
um rapazito nos anos sessenta e setenta.
Numa casa que sobrevive
ainda hoje, exactamente com a mesma imagem (in)tocada pelos tempos, uma
casa
pequenina, com 3 divisões, nessas paredes
iluminadas pela luz frouxa de um candeeiro a petróleo , como uma mapa,
apareciam desenhos
riscados pelas camadas de caliço feita pelo vaivém de muitas pinceladas
de mãos de mulheres alentejanas, mãos do tempo temperavam os volumes e
as tonalidades de cinzentos amarelados-baços. Apareciam figuras de
cavalos, cavaleiros em frente
a dispersas montanhas.
Comecei
sem o saber a esboçar esta história de paisagens humanas
acrescentadas em cada geração. O RAPAZ, cresceu e fez-se pintor de
EMOÇÕES e ainda hoje o observo diariamente, continuando a narrativa
ilustrada naquela superfície marcada pela aspereza da "caição"
do meu imaginário-Observando, ombreando com a tal personagem, rebelde e
percorrendo o caminho traçado naquela casa pequena , quando era
habitada por pessoas . Fiel a tal rapaz, espero o momento da rendição.
Ser professor também é isto. Resistência e abertura do coração.
...
Esta
grande instalação foi estruturada e só existe pelo querer de muitas
pessoas, além dos alunos e dos professores referenciados.
OUTROS nomes acrescento a esta ÉPICA viagem.
A abertura preciosa da direcção do FÓRUM Castelo Branco, que embarcou nesta aventura sem estarem na posse do produto que iria ser exposto.O vereador da cultura Fernando Raposo que disse sim sem pensar duas vezes-sim a uma grande lista de necessidades.
A abertura preciosa da direcção do FÓRUM Castelo Branco, que embarcou nesta aventura sem estarem na posse do produto que iria ser exposto.O vereador da cultura Fernando Raposo que disse sim sem pensar duas vezes-sim a uma grande lista de necessidades.
Aos gestores do Ecomarchê, incansáveis para satisfazerem as nossas necessidades materiais para suportarem a instalação.
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Mas como se estrutura um ano que se quer novo nas atitudes, nos temas e na forma da abordagem destes novos desafios...As imagens FRAGMENTADAS por propostas falam por si.
(texto á vista de Negreiros)
Tive o cuidado e a curiosidade de questionar os alunos sobre a importância da ARTE no seu percurso de vida e a atitude que é necessária para ultrapassar as dificuldades que vão aparecendo como o "INCHAÇO" de uma bola de neve a rolar por uma montanha abaixo.Eles, a VIDA e a Escola que agora deixam para trás, nas costas de um longo passado-EI-LOS em frente para a vida.
-----------------------
...
AS VOZES e os INTERVENIENTES
Alex!FALA!!!
Estamos praticamente na recta final do
último ano de secundário… e não poderia ser a altura mais pertinente para uma
reflexão sobre este percurso, esta montanha-russa que foi pertencer ao curso de
artes.
Já não sou a rapariga que entrou pela
primeira vez pelas portas da escola… algo mudou dentro de mim.
As expectativas elevadíssimas que
tinha acerca do curso foram completamente deitadas por terra logo no primeiro
período do 10ºano: os alunos de artes
não são bem
aceites na única escola de artes do concelho… IRÓNICO!!!
Somos tratados como forasteiros e delinquentes, e nem todos os
professores transpiram aquela aura artística que sempre
imaginei.
aceites na única escola de artes do concelho… IRÓNICO!!!
Somos tratados como forasteiros e delinquentes, e nem todos os
professores transpiram aquela aura artística que sempre
imaginei.
Passou o 10ºano… difícil, esgotante, e
a minha vontade é desistir do curso. Não foram meses fáceis e nós, aspirantes a
ARTISTAS, temos de nos esforçar o dobro para conseguirmos os nossos objetivos.
Chegou o 11ºano, um ano ainda mais
difícil, repleto de altos e baixos, noites passadas a branco, dias passados a
chorar…. E PARA QUÊ? Não sou reconhecida pelo meu esforço, nem pelo meu
trabalho. Cansada, interrogo-me se não estaria melhor num outro curso.
Infelizmente, o meu persistente perfeccionismo
relembra-me todos os dias que não sou tão boa quanto os outros, não sou boa o
suficiente, não mereço estar aqui…
Mas se esses dois anos trouxeram
coisas más, certamente me trouxeram algo bem mais precioso: AMIZADES, AMOR,
CARINHO… de alguns professores com certeza, mas principalmente de amigos, bons
amigos e claro, o HORÁCIO. Talvez seja por eles que consegui superar-me, consegui finalmente ver em mim algo de positivo.
Inesperadamente, no ano mais difícil do
secundário RENASCI, renasci numa versão mais confiante e segura de mim própria.
Trabalhei muito, chorei muito, estudei muito… mas demonstrei a todos, e
principalmente a mim, que sou mais do que um rótulo, sou mais do que as minhas
inseguranças… e confesso… sabe bem, SABE MUITO BEM!!!! Sabe bem sair daquele
local infeliz, de tristeza e dúvida, um refúgio negro e degradante.
Para nossa surpresa, chegámos ao 12º
ano e tudo mudou… UM NOVO PROFESSOR, novas experiências, novos métodos de
trabalho. No entanto, tínhamos plena consciência que ia ser um ano difícil, e
muito mais exigente. Rapidamente a esperança foi substituída pelo receio,
receio de desapontar, medo de falhar.
Hoje escrevo, extenuada, cansada, mas
motivada, preparada para continuar e lutar… LUTAR, sim, porque ser artista é
lutar, é sofrer, é chorar, é querer desistir. Sentimos como ninguém e sofremos
como ninguém.
Este ano evoluí como em nenhum outro,
principalmente a nível psíquico: estou mais confiante, mais segura e, acima de
tudo, mais motivada.
No entanto, nem tudo tem sido um mar
de rosas… de vez em quando, vejo de novo aquele abismo, uma vontade de deixar
tudo e desistir, deixar de lutar.
Fomos confrontados com trabalhos que exigem
uma maior capacidade criativa e de autonomia. É difícil, é muito difícil
conseguir acompanhar mirabolante, e vejo-me muitas vezes à deriva… sem saber o
que fazer, sem saber o que dizer… e voltam novamente aqueles pensamentos
negativos, aquela nuvem negra que me persegue incessantemente.
Eu esforço-me e sinto que não consigo
cumprir. Olho para os trabalhos dos meus colegas e tenho vontade de rasgar os
meus. Eu trabalho e não vejo refletido esse esforço.
Tenho dias bons, dias maus, dias
terríveis e dias surpreendentemente felizes. Tudo graças aos meus amigos, à
minha família, ao calor que emana das almas que em meu redor me aconchegam.
Tudo graças também a um professor que puxa por mim, me pica, chateia e também
me dá conselhos e palavras amigas.
Já não sou a mesma Alexandra que era
no 10ºano, já não sou a mesma aluna, já não sou a mesma “artista”. Apesar dos
dias mais cinzentos, tenho orgulho no que me tornei e no futuro que me espera.
Aprendi que tenho de ser persistente, e lutar
por mim, porque mais ninguém o fará.
Aprendi que a verdadeira essência de um artista não está no seu aspecto, mas na
sua ALMA. Aprendi que existem razões para sorrir, e poder expressar-me através
da arte é uma delas… e descobri uma força dentro de mim que desconhecia: capaz
de mover montanhas e imune à malícia dos outros. Mas talvez ainda esteja a
tentar perceber o meu papel no mundo enigmático das artes.
Sou hoje
quem quero ser, e não desejava ser de outra maneira.
(Reflexão base na mostra -ARMAZÉM 55-)
YO
Durante estes três anos foram muitas as mutações como pessoa e como
espírito. O papel vegetal foi deixado para o lado, e ( mas com muito
custo e ainda não totalmente) a bem dita BORRACHA. O grau de exigência
quanto à qualidade aumentou e as frustrações também.. APRENDI, SEM
DÚVIDA, a ser mais autónoma, a deixar de ter medo de fazer asneira e a
seguir o que a minha vontade desejava.
A ideia do que é a ARTE ainda me confunde, bem como este ano inteiro, uma grande "BOLHA" de confusão, mas talvez este SENTIMENTO, venha de forma positiva, como uma maneira diferente de VER.
Pouco falta para se colocar um ponto final no SECUNDÁRIO. com ele, ficam-me MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS e um grande sentimento de NOSTALGIA. No entanto, sei que aprendi muita coisa, não apenas em relação às matérias, mas também em relação a mim mesma.
A ideia do que é a ARTE ainda me confunde, bem como este ano inteiro, uma grande "BOLHA" de confusão, mas talvez este SENTIMENTO, venha de forma positiva, como uma maneira diferente de VER.
Pouco falta para se colocar um ponto final no SECUNDÁRIO. com ele, ficam-me MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS e um grande sentimento de NOSTALGIA. No entanto, sei que aprendi muita coisa, não apenas em relação às matérias, mas também em relação a mim mesma.
ADRIANA POTTER
Tal
como muito outros colegas, sinto-me completamente "ESTOIRADA", mas ao
contrário deles sinto-me MOTIVADA a fazer mais, a aprender mais , a SER
MAIS.
Todo o meu percurso durante o SECUNDÁRIO foi turbulento, mas ao contrário dos dois primeiros anos foi uma turbulência boa, que me fez mexer, que me fez libertar.
Todo o meu percurso durante o SECUNDÁRIO foi turbulento, mas ao contrário dos dois primeiros anos foi uma turbulência boa, que me fez mexer, que me fez libertar.
KARLOTTA POTTER
Entrei no 10ºano com imensa vontade de aprender coisas novas, de
aprimorar técnicas e melhorar os meus conhecimentos em relação às ARTES.
mal sabia eu que ia crescer, não só como CRIADORA, mas também como
PESSOA. Esta PERSONAGEM que deambula muitas vezes pelos corredores da
Amato Lusitano com três horas de sono (escrevo esta reflexão às 3 horas
da manhã). A pessoa que há dois anos atrás não mergulhava de cabeça em
ideias malucas e preferia agir "pelo seguro2, não arriscar em demasia, a
pessoa, que, com o tempo e paciência se tornou mais paciente com os
outros e consigo mesma, que pensa duas vezes antes de dizer algo.
as marcas que a disciplina de DESENHO deixou, para além das olheiras e o ar de cansaço, são marcas que vão para sempre ficar vincadas na personalidade de cada um , que à sua maneira construirá o caminho para uma vida.
Esta viagem ensinou-me a respeitar a ARTE dos outros.
as marcas que a disciplina de DESENHO deixou, para além das olheiras e o ar de cansaço, são marcas que vão para sempre ficar vincadas na personalidade de cada um , que à sua maneira construirá o caminho para uma vida.
Esta viagem ensinou-me a respeitar a ARTE dos outros.
ANNY JOHN
três anos passaram, três longos anos...
Três anos difíceis, dolorosos, com algumas coisas boas.
tr~es anos que criaram calos, feridas, conflitos interiores, mas que ao mesmo tempo me fizeram crescer, desenvolver, descobrir-me como PESSOA, descobrir o que é a ARTE e ser ARTISTA.
A minha SENSIBILIDADE aumentou e quanto mais tempo passa, mais me sinto pronta para sentir cada pedaço da minha vida de forma especial, sem medos.
Três anos difíceis, dolorosos, com algumas coisas boas.
tr~es anos que criaram calos, feridas, conflitos interiores, mas que ao mesmo tempo me fizeram crescer, desenvolver, descobrir-me como PESSOA, descobrir o que é a ARTE e ser ARTISTA.
A minha SENSIBILIDADE aumentou e quanto mais tempo passa, mais me sinto pronta para sentir cada pedaço da minha vida de forma especial, sem medos.
FOX FRIEND
Três anos de PROCURAS-DESCOBERTAS e DESESPEROS.
Sem qualquer tipo de certezas, inscrevi-me em ARTES, ainda me lembro do
primeiro dia de aulas do 10ºAno, daquele frio na barriga, a
desconfiança e do medo de não me conseguir adaptar.
no entanto, já no 11º, a MOTIVAÇÃO e a mudança foram os dois elementos mais importantes.
Agora a chegar ao fim, vejo , a minha evolução quer ao nível da EXPRESSÃO GRÁFICA, quer ao nível psicológico.
Devo, no entanto, confessar que só no último ano é que me comecei a entusiasmar com a disciplina de DESENHO A, não pela quantidade de trabalhos, mas pela grande ajuda e compreensão do professor, e pelo grande companheirismo.
no entanto, já no 11º, a MOTIVAÇÃO e a mudança foram os dois elementos mais importantes.
Agora a chegar ao fim, vejo , a minha evolução quer ao nível da EXPRESSÃO GRÁFICA, quer ao nível psicológico.
Devo, no entanto, confessar que só no último ano é que me comecei a entusiasmar com a disciplina de DESENHO A, não pela quantidade de trabalhos, mas pela grande ajuda e compreensão do professor, e pelo grande companheirismo.
LUÍS "PHANTOM" GARDNER
Ao longo destes 3 anos noto significativamente grande mudança em mim.
Ainda me lembro que era um miúdo acabado de desistir da música e seguindo o que queria mesmo, ARTES-VISUAIS.
Sinto que depois deste tempo todo a minha CRIATIVIDADE e INSPIRAÇÃO tem vindo a aumentar cada vez mais.
No 10ºano eu mal pegava em algo para desenhar, este ano não passo um dia sem desenhar.
Esta evolução deve-se à preparação que tenho tido e ao que têm partilhado comigo. Assim consigo sentir-me sempre em casa quando fujo para este mundo que é a ARTE.
Ainda me lembro que era um miúdo acabado de desistir da música e seguindo o que queria mesmo, ARTES-VISUAIS.
Sinto que depois deste tempo todo a minha CRIATIVIDADE e INSPIRAÇÃO tem vindo a aumentar cada vez mais.
No 10ºano eu mal pegava em algo para desenhar, este ano não passo um dia sem desenhar.
Esta evolução deve-se à preparação que tenho tido e ao que têm partilhado comigo. Assim consigo sentir-me sempre em casa quando fujo para este mundo que é a ARTE.
OS RIXKVS
RISKUSDAXKÓLA-ANIMALÂNDIA
2017
...
PINCELADA a PINCELADA
...
A VIDA! e os RIXKUS
TUDO MISTURADO-do FINALMENTE para o INICIO#MENTE.
...
...
Ego CENTRO
O ANTES
DE TUDO
COMO UM TERRENO LIMPO DE VERDE EM MAIO
RECEBI
UM NOVO GRUPO-FERTILIZADO PELAS HORMONAS DA IDADE SEM TEMPO E COM TODO O
ESPAÇO. EI-LOS E EU COM TODO UM VAZIO POR PREENCHER.
THE
SCARS WE HAVE In the SKIN are to DISPLAY, just like those we bring in the soul.
USE to YOUR WOUND with HONOR, leave SOMEONE PROUD
"AS
CICATRIZES QUE TEMOS
na
PELE são para EXIBIR, tal como aquelas que trazemos na ALMA. USA a TUA FERIDA
com HONRA , deixa ALGUÉM ORGULHOSO"
"Win"Me, I hope that I'm crazy
I feel you driving and you're only the wheel
Slow down, let someone love you
Oh, I've never touched you since I started to feel
If there's nothing to hide me
Then you've never seen me hanging naked and wired
Somebody lied, I say it's hip
To be alive
[Chorus:]
Now your smile is wearing thin
Seems you're trying not to lose
Since I'm not supposed to grin
All you've got to do is win
Me, I'm fresh on your pages
Secret thinker sometimes listening aloud
Life lies dumb on its heroes
Wear your wound with honor, make someone proud
Someone like you should not be allowed
To start any fires
[Chorus:]
Now your smile is wearing thin
Seems you're trying not to lose
Since I'm not supposed to grin
All you've got to do is winDavid Bowie
I feel you driving and you're only the wheel
Slow down, let someone love you
Oh, I've never touched you since I started to feel
If there's nothing to hide me
Then you've never seen me hanging naked and wired
Somebody lied, I say it's hip
To be alive
[Chorus:]
Now your smile is wearing thin
Seems you're trying not to lose
Since I'm not supposed to grin
All you've got to do is win
Me, I'm fresh on your pages
Secret thinker sometimes listening aloud
Life lies dumb on its heroes
Wear your wound with honor, make someone proud
Someone like you should not be allowed
To start any fires
[Chorus:]
Now your smile is wearing thin
Seems you're trying not to lose
Since I'm not supposed to grin
All you've got to do is winDavid Bowie
Esta a proposta para a PERFORMANCE-SAÍDOS da CAIXA-CELEBRAÇÃO3º PERÍODO
(PERFORMANCE-CONSTRUÇÃO dos MÓDULOS BI)
...
PROJECTO TOJEIRAOS ARTISTAS VISITAM a ESCOLACONTEMPORANEIDADE na ARTE e na ESCOLA.19 de Outubro de 2016
(PERFORMANCE-CONSTRUÇÃO dos MÓDULOS BI)
...
PROJECTO TOJEIRAOS ARTISTAS VISITAM a ESCOLACONTEMPORANEIDADE na ARTE e na ESCOLA.19 de Outubro de 2016
Bom dia professor Álvaro,
O meu nome é Miguel Coutinho e fui seu aluno na ESAL de 2004 a 2007.
Tenho pena de não poder falar consigo pessoalmente, mas realmente não me foi
possível deslocar a Castelo Branco.
O assunto é o seguinte, estou a organizar com uns colegas um programa de
residências na Tapada da Tojeira em Vila Velha de Ródão, nas instalações do
CENTA. A primeira edição irá realizar-se de dia 12 a dia 22 de Outubro.
Trata-se de um grupo de jovens artistas visuais com trabalho já consolidado
e muito interessante no panorama artístico nacional.
Nesse sentido achamos que seria interessante para o projecto um momento de
contacto com a comunidade interessada. E a mim como antigo aluno parece-me que
seria uma mais-valia para os seus jovens formandos uma aproximação a esta
vertente da sua área de estudo.Os moldes deste encontro estão abertos a
discussão. Neste momento gostaria apenas de perceber se existe interesse e
disponibilidade da sua parte para colaborarmos neste pequeno evento informal.
Um abraço,
Miguel Coutinho
Miguel Coutinho
O CONFRONTO
DUELO de EMOÇÕES
O ESPAÇO da 23A, foi
“invadido”, por personagens REAIS do mundo das ARTES. Os já formados e
consagrados nas GALERIAS NACIONAIS e os aspirantes a terem uma oportunidade
para seguirem as pisadas dos primeiros.
Depois de uma abordagem
individualizada á obra de cada um dos artistas presentes, foi proposto aos
alunos das três turmas de artes Visuais que encenassem uma das obras dos orientadores
do evento. Os alunos dividiram-se em 7 grupos, compostos pela mistura dos
vários anos-10º-11º-e 12º. Foi surpreendente a sua prestação, levando à
assistência a aplausos entusiasmados.
Seguiu-se um almoço
de confraternização nas mesmas instalações.
...
KOISAS das AULAS-DESCOBERTAS-PESQUISAS e ACONTECIMENTOS CONGELADOS no TEMPO pela perspectiva de uma máquina digital.E por um cérebro à prova de BALA.
KOISAS das AULAS-DESCOBERTAS-PESQUISAS e ACONTECIMENTOS CONGELADOS no TEMPO pela perspectiva de uma máquina digital.E por um cérebro à prova de BALA.
18 anos ANNY JOHNYYYGOOD MORNING!!!
Visita ao MUSEU de ARTE e CULTURA CB
Os
RISKVS
12º
SEMANA SOMA SEMANA
20!EXPRESSÕESDESENHO A-12ºAV
Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida. Não chegam, não duro nem para metade da livraria. Deve certamente haver outras maneiras de se salvar uma pessoa, senão estou perdido. ( Almada Negreiros)
É Sempre Verão Abaixo do MarÉ sempre verão
Abaixo do mar
Eu sei, eu sei, oh, oh, oh
As aves têm escamas
E os peixes levantam voo
Eu sei, eu sei, oh, oh, ohA chuva é seca
E a neve sobe
Eu sei, eu sei, oh, oh, oh
As pedras se abrem
A água queima
As sombras vêm para dançar, meu senhor
As sombras vêm para jogar
As sombras vêm para dançar, meu senhor
As sombras vêm para ficar
Abaixo do mar
Eu sei, eu sei, oh, oh, oh
As aves têm escamas
E os peixes levantam voo
Eu sei, eu sei, oh, oh, ohA chuva é seca
E a neve sobe
Eu sei, eu sei, oh, oh, oh
As pedras se abrem
A água queima
As sombras vêm para dançar, meu senhor
As sombras vêm para jogar
As sombras vêm para dançar, meu senhor
As sombras vêm para ficar
MUROS e FRONTEIRAS
YOUR BODY, YOUR (e) ART.tachaloveyou
A ARTE não tem limites, não tem REGRAS, não tem parâmetros a cumprir. A ARTE não desilude, apenas ilude. Ao
longo da história a representação do NU, tem sido uma das temáticas
mais polémicas :-Quando é que para a sociedade é aceitável a NUDEZ e de
que forma?O
corpo humano é perfeito nas suas imperfeições e nos pequenos detalhes
que diferenciam esses mesmos corpos dos outros. Com o corpo humano
poderemos criar ilusões, podemos utilizá-lo como tela ou como
instrumento de pintura.É disto que a ARTE se alimenta, da controvérsia, da discussão, derrubando barreiras e agitando os alicerces da sociedade.
ALEX
ALEX
Cada
vez mais somos BOMBARDEADOS com " obras de ARTE", por seres que levam o
SIMBOLISMO ao extremo. O que é arte e o que é LIXO? Como é possível
dois pólos tão distintos serem cada vez mais confundidos , quando são
tudo menos um conceito homogéneo???Criar faz parte da minha
natureza, da tua, e da de todos nós.Criar dá-me GOZO, criar faz-me
nascer, morrer e nascer de novo. Criar faz-me ser outros e novos "EUS".
Criar faz-me ver o MUNDO com outros olhos, que NÃO SENDO MEUS, O SÃO.
SOMOS
CRIAÇÕES, SOMOS INTENÇÕES, SOMOS PROPÓSITOS E FINALIDADES, SOMOS
EMOÇÃO, SOMOS DESEJO E REVOLTA,SOMOS AMOR E SOMOS ÓDIO, SOMOS DÚVIDA E
CERTEZA SOMOS IMPACTO, SOMOS MENSAGENS POR DECIFRAR, SOMOS SIMBOLISMO E
REALISMO, SOMOS INCOMENSURAVELMENTE E INQUESTIONAVELMENTE ARTE.
Às vezes penso-o QUE É ARTE?realmente tudo é ARTE? falta a ideia.Mas persiste sempre no ar, que somos apenas humanos, tudo passa, daqui a cem anos ninguém saberá de nada.É
como se a humanidade fosse uma tela que foi pintada. Ao apagar-se a
tinta o que fica é a NARRATIVA de pessoas que de alguma forma
sobressaíram, mas que não fugiram mesmo assim à borrada do tempo.
Miguel
ErótikaGiger +
11º O QUE SE (DESEJO)???!ABORDAGEM AOS DETALHES-SABER ESCOLHER (...em),DOMÍNIO DO CONHECIMENTO DA MANCHA.REPRESENTAÇÃO DA TRIDIMENSIONAL IDADE NUM ESPAÇO PLANO.
INSEKTVS
MACRO
detalhe-ocupação do suporte e EELP
MUNDO REAL
ÓLHA ELIPSE que antes é círculo
VOLUME
REPRESENTAÇÃO "perspética"
Mancha "ESFUMATA"
KOISAS da TRIDIMENSIONALIDADE a SÉRIO
MACRO
detalhe-ocupação do suporte e EELP
MUNDO REAL
ÓLHA ELIPSE que antes é círculo
VOLUME
REPRESENTAÇÃO "perspética"
Mancha "ESFUMATA"
KOISAS da TRIDIMENSIONALIDADE a SÉRIO
O PROJECTO ANIMA #LÂNDIA
KONTRADIÇÕES
FOTOS
VLADIMIR
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