Aconchegantes-QUENTES como um abraço.
(Maviet)
Estou na estrada da volta p’ra onde eu já não quero ir
No escritório esta tarde foi tudo p’ra me deprimir
A buzina apressada de um carro que me quer passar
Na portagem um rosto indiferente diz-me para pagar
Rumo ao sul, sem amor, devagar
O meu sonho faz-se ao mar
Sem amor rumo ao sul
O meu céu perdeu o azul
Volto as costas às luzes brilhantes da cidade mãe
Sou a sombra impiedosa do apego a quem já não se tem
Sei que ao fim desta estrada há uma casa que suponho ter
E a vontade indomável que teima em me querer perder
Rumo ao sul, sem amor, devagar
O meu sonho faz-se ao mar
Sem amor rumo ao sul
O meu céu perdeu o azul
Rumo ao sul, sem amor, devagar
O meu sonho faz-se ao mar
Sem amor rumo ao sul
O meu céu perdeu o azul
existência(!!)e horizontes a perdermos de vista-Oiço a voz de Fábia, concentro-me pela primeira vez no poema. uma montra onde a fuga é evidente. Tem muito das vivências das gentes deste mesmo sul. Das ausências e das memórias que os atormentam.
Estou
realmente FELIZ. O lugar não me parece mais um antro da
porcaria. Lixo, desautorização-desrespeito-desânimo e desorientação.
Todos os ADJECTIVOS que nos transportam para a tristeza. Foram assim os
últimos 12 anos . Hoje ao regressar senti o ar puro e as pessoas
sorrindo.
Ninguém poderá jamais entender as razões que estruturam as
RUPTURAS. SÓ QUEM VIVE NO "LIMPO" DA INTENCIONALIDADE e da concretização . E tem uma dose dupla de GENEROSIDADE.
São estas que nos fazem ter esperança. (CONSTRUÇÃO-ARTE-RUPTURA...aprendizagem) ...avançar. Ir em frente.
são tantos os anos a tirar partido desta fórmula para o renascer. Uma DESCONSTRUÇÃO-CONSTRUTIVA.
(DUKÉKESTEGAJO ESTÁ a FALAR?)...deve ser da Primavera, o calor deu-lhe volta ao miolo.
Terminaram hoje Dois meses de aulas via classroom . Sem queixumes nem desânimos. Só construção e planificação,semana após semana.
o contrário seria a prostração e a desistência. Uma nova forma de SER ESCOLA> Fantástica, porque ela nasceu de uma FRONTEIRA para o desconhecido. ESTA INTERACÇÃO que nos fez sair do comodismo, reflecte-se na forma como a abordei teatralmente.
«...a sala física nunca poderá ser substituída».
Acordarmos com a consciência que o RUMO é para lá(!!) o LUGAR mais brilhante da existência.
Doze anos de viagens. Sentindo a marca aberta da desautorização, do desrespeito e da ausência do grande tempero da prática pedagógica>>>>Os AFECTOS e a partilha sem fronteiras. Foram banidos.
«AS CONVICÇÕES JAMAIS estiveram sobre a mesa -para serem negociadas.
Esta máxima é fruto do SONHO. E das certezas.
Entrei duas vezes ( nestes últimos em 2 meses) no lugar, aquele lugar Hoje é novamente a ESCOLA.
Uma na
semana passada para reunião de departamento. Outra hoje para receber um
computador portátil que me foi emprestado a mim e a todos os professores
do AGRUPAMENTO. O Ministério a funcionar sem a pressão dos sindicatos (esta amainou ultimamente)
com o jovem ministro a fazer das tripas coração para aguentarem de pé o
sistema escolar. não ficaria ofendido sem este empréstimo inesperado. Optei
sempre por comprar tudo o que fosse necessário para apoio da prática
pedagógica. são heranças da genética e de tempos difíceis hoje
longínquos. já o meu pai tinha que comprar as suas ferramentas. Hoje recebi como oferta um valioso portátil . Chama-se evolução com organização.
ESCOLA DISSE EU!...
Deixou de ser só um LUGAR ao qual me dirigia com temor . Eu é que mandoo(mas nós não podemos também ter ideias e colocá-las em prática?).
-Não
convém, daí virão problemas, (este foi o lema). O gajo é que manda e
não gosta que o contrariem. (ouvi em tempos a um subalterno).
Estranha sensação, CORPO e mente DORIDOS - no centro de um vespeiro, onde as vespas -de OLHOS VENDADOS chocam com as paredes do labirinto.
Escrevi em Dezembro passado, SOBRE SAGRES,,,o meu lugar de CULTO,,, e depois da "aparição" de uma foto com quase 50 anos, da qual não sabia a existência...
Escrevi sobre a SAUDADE e o LUGAR chamado ESCOLA, sempre esta segunda pele...
SAGRES É O LOCAL
MAIS IMPORTANTE DA MINHA JÁ LONGA VIDA. A ESCOLA COMO ESTRUTURA SOCIAL, LUGAR
DE APRENDIZAGEM E AFECTOS É O OUTRO LUGAR QUE FEZ DE MIM O QUE SOU HOJE E ME
DEU TUDO O QUE NUNCA IMAGINEI CONSEGUIR. CONTAS POR ALTO, ESTOU NA
"ESCOLA", ACONCHEGADINHO, LUTANDO, CRIANDO, partilhando saberes E ULTRAPASSANDO BARREIRAS
HÁ PRECISAMENTE 55 ANOS.
http://coraoquesenteacordaterra.blogspot.com/2020/11/promontorio.html
ESCOLA. É este o nome esquecido na última década e mais uns anitos . Voltei a ter a sensação do voar nos 2 dias que entrei na Amato Lusitano, observei tantos sorrisos e trabalho já realizado. O Feudo foi enterrado pela LIMPEZA, ORGANIZAÇÃO e penso que afectividade.
CHAMA-SE (E) e já está quase , quase...RETORNOU O NOME DE
ESCOLA-LIMPA.
Quase como esta(!).
http://indianespadanal.blogspot.com/
A ESCOLA MUNDO de CORES REGRESSOU com nova liderança- Laurinda Sanches, PESSOA-PROFESSORA e penso que também diálogo, PARTILHA, RECUPERAÇÃO da LEGALIDADE há muito perdida. E AFECTOS.
Que tal também o RESPEITO(?!.), perante a competência e a condição humana..
os
alunos poderão de novo estacionar as suas bicicletas e motoretas no
lugar que sempre lhes pertenceu e foi retirado nos últimos anos. (...mas será que voltam a serem frequentadores do espaço ?)
F VASILIKI
E mais uma "RUPTURA" é clara mas com o passado;« a última» aquela que me levará no meu barco de papel sobre um oceano onde os SONHOS são ONDAS e BRILHO(S) nos OLHARES. Onde os alunos estão primeiro. E a par destes os PROFESSORES (autoridade, autoridade, respeito, respeito). Antes dos pais como "intermediários do diálogo os directores das turmas. Professores Há muito desautorizados
Tenho a certeza que será um tempo de mais escola e menos churrascos. Que não perca o RUMO do SUL, Minha Senhora, Directora Laurinda e a sua equipa (voto de confiança para o Zé António boa aquisição da equipa anterior que sempre procurou diálogos com respeito, mas sem, aparentemente poder opinar ou decidir ). são ventos quentes e aconchegantes,,,como abraços que nos fazem perder, e esquecer os pedaços da desconstrução das MARÉS na grande viagem que é a vida.
O MEU CÉU é AZUL e AMO os CARACÓIS. Também os alunos... senhora minha...AINDA ESTAMOS a TEMPO.
E as ROSAS! CHEIRAM TÃO BEM, QUANDO NÃO SÃO DO "AVIÁRIO".
Vamos a isto, faltam sete anos para "SER IDOSO". Se me apetecer!
« Senão, continuarei como hoje nas mãos de uma criança lutando contra a inactividade e a frustração»
Quarta-FEIRA QUASE DE CERTEZA ENTRAREI,,, (DOIS MESES DEPOIS) >NA 23a, COM A MESMA FORÇA (MOTIVAÇÃO) DE HÁ 42 ANOS. E TAMBÉM COM a certeza QUE NÃO SEREI CHAMADO À DIRECTORA POR DEIXAR ESCAPAR UMA "ASNEIRA".
... ter opinião e exprimi-la é algo de extraordinário.
Façamos desta forma.
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