MARÇO 15// ÉS UMA MÁQUINA HUMANA
...tenho por cá uma dúvida(!!?)...de que lado está o certo e de que lado está o errado?
O QUE É CERTO#ERRADO?
MARÇO 22
(...)
-ASFIXIA?
-A PRISÃO DA LIBERDADE!...
continuemos GOLD.
GOSTO TANTO DO AMOR-SORRISOS-ARTE-CHEIRAR UMA COUVE COMO SE ELA FOSSE UMA FLOR.
...CHOVE LÁ FORA, A PRIMAVERA COMEÇOU QUASE HÁ 1 MÊS, QUANDO AS FRÉSIAS (GLADÍOLOS)ME OFERECERAM AS PRIMEIRAS FLORES-AS ANDORINHAS SAUDARAM-ME NA SEGUNDA-FEIRA 24 DE FEVEREIRO.
AMO FEVEREIRO
AMO SETEMBRO
...COMO TE AMO A TI MAGUY FLOWER
CARTAS DE AMOR
PARA OS MEUS AMORES
MAGUY FLOWER
Se tu queres a minha amizade
Eu serei sempre a tua flor.
Tu vais ser sempre o meu jardim!
À luz do sol eu vou brilhar
E vou ser a tua calêndula.
Tu serás sempre a luz
que me fará brilhar!
As flores admiram a cascata.
É a melhor água que eu vi.
As flores ouvem a água do meu jardim.
O meu jardim tem lindas borboletas,
Que gostam do nosso amor.
As borboletas douradas,
Gostam das nossas flores!
Tu serás sempre o meu amigo,
E eu serei sempre a tua flor
Se tu queres a minha amizade
As flores são o nosso amor!
Tu és o meu anjo que sabe voar.
Eu quero voar contigo.
Eu sou a tua amiga que gosta de flores
E é o nosso amor que as faz brilhar!
Tu vais ser a minha estrela
Eu vou ser a tua princesa!
Dá-me a tua mão
Tu e eu adoramos esta canção!
Margarida Tomé 30/12/2024
--Bom dia Álvaro da Flor Primavera Linda.
-Bom dia chuva colorida.
-Boa noite Álvaro da Primavera mais ensolarada.Na ilha florescente onde crescem muitas flores conhecidas por Margaridas.Eu sei que estás cheio de saudades minhas, mas um dia vamos encontrar-nos um ao outro numa visita de cortesia.
-Boa noite cocktail especial com odor a Jasmim.
ÁLVARO EU ADORO NOMES FEITOS POR MIM-MARGARIDA-RASALINDA CACAU-LUANA NATUREZA AGUIAR.
.
MÃOS DE BARRO…2 anos
ERID
OS SORRISOS
O Projeto “Mãos de Barro”, decorre há dois anos, com TRÊS horas semanais numa sala-oficina da Escola Secundária Amato Lusitano. A colaboração com a Erid surgiu por convite ao Professor Álvaro Espadanal, que o estendeu à Professora Margarida Pires, e ambos, em regime de voluntariado têm assegurado continuamente a dinamização deste projeto. Prioritariamente, visa dotar os utentes da ERID de competências e saberes específicos no âmbito da cerâmica e da modelação do barro, transferindo-lhes pela prática sistemática aprendizagens com tendão para a sua autonomia construtiva e criativa. Este espaço de aprendizagem e experimentação, ensina a construir projetos de cerâmica numa combinação de competências técnicas, conhecimento dos processos artísticos e qualidades pessoais que contribuem para uma experiência educacional eficaz e gratificante. Combinando a afetividade e as emoções, construíram-se neste espaço e ao longo destes dois anos, relações interpessoais fortes, onde a confiança e o amor têm inspirado e motivado os alunos no desenvolvimento dos seus projetos individuais. Num diálogo permanente com estes alunos, conhecendo as suas limitações mas acreditando nas suas potencialidades, o trabalho desenvolvido fala por si a par da dedicação que professores e técnicos investem na construção de competências de autonomia, bem estar e felicidade dos seus alunos.
Tendo em conta as potencialidades deste projeto na construção do saber-fazer, sendo por isso um contributo significativo para a valorização pessoal e profissional de pessoas com menos oportunidades de integração social, acreditamos que se devia perspetivar o alargamento deste a mais utentes e/ou mais horas semanais. Nessa possibilidade, seria desejável uma melhoria das condições de trabalho-aprendizagem, nomeadamente com o arranjo da instalação elétrica que alimenta as duas muflas disponíveis na escola, a alocação do espaço existente exclusivamente para o efeito, e a atribuição do crédito de componente não letiva (artigo 79 do ECD) dos docentes envolvidos e já comprometidos emocionalmente com o sucesso deste projeto. Julgamos que, havendo boa vontade e um comprometimento das instituições envolvidas, no longo prazo, é perfeitamente viável e justificável.
Perspetivando novas aprendizagens, Mãos de Barro, irá aprofundar técnicas já exploradas e tem em desenvolvimento outros projetos e novas aprendizagens na área da pintura de painéis e a possibilidade de construção de um mural para a Escola Secundária Amato Lusitano.
O que foi feito até ao momento e de que emoções se alimentam as Mãos de Barro, aula após aulas, ficam as imagens e os textos que melhor explicitam a construção do sonho.
ACERTO FINAL
PROJECTO EMOÇÕES
AMOR GOLD
23A
DIVAGAÇÕES
ZAMORAAAA- CLARA SANTOS-LEONOR TORRES.
TRIBO WOLF-CLÃ FRIENDS
FELICIDADE
CULTURA
certos pensamentos invadem-me nua.
temo a guerra iminente
que se alastra em oceanos
e constelações de incertezas.
procuro por memórias reais,
por páginas escritas a tinta
e respostas que não deixem mais perguntas.
continuo a existir, na ânsia de saber o que é viver,
no tempo perdido que não volta, nos porquês que me causam angústia,
numa constante perda.
refugio-me no vazio que não vejo, mas sinto,
deixo que o silêncio me destrua;
me consuma.
de tempos a tempos enterro pedaços do que já fui,
de histórias passadas, de estações bonitas,
de lembranças espalhadas nos labirintos da mente.
à minha volta as árvores já só vestem cores mortas
e aquela chama que iluminava as paredes de minha casa
apagou-se,
destruindo o resto da minha essência.
uma certa inquietação reduz-me a poesia,
a cinzas, que voam pelo vento
e que levam consigo os sonhos
de quem como eu, não teve chance de sonhar.
e numa melodia vazia, abstrata
conto os dias do fim, para o início,
à espera que o amor renasça,
e me devolva o que era meu.
sou feita das pessoas que já amei,
de feridas abertas,
de desejos que nunca serão realizados,
de palavras soltas, de ossos velhos.
sou um museu de erros e tentativas
não sou nada, muito menos tudo;
sou o entrelaçar de todas as emoções,
uma passagem efémera;
eternamente
cega,
vazia.
as saudades acumuladas impedem-me de dormir
mas é ao ver o nascer do sol que me sinto viva.
as esperanças em mim abrandam, como um relógio
e por fim, as raízes secam.
Deixai-me morrer de pé como as árvores,
para poder sentir pela primeira vez.
CORAÇÃO BRADLEY
É a Mantesso! Hoje escrevo-lhe pois lembrei me de si mais uma vez, e neste caso, foi inesperado! Vou contar a história: hoje tive uma aula de desenho de espaços de interiores e vinha a pensar com meus botões enquanto fazia o desenho… Estava a utilizar canetas e até me lembrei de quando estávamos a desenhar a 23A no ano passado. Estava a libertar-me do papel e a fazer um desenho mais expressivo, mas depois lembrei-me duma frase que ouvimos bastante por aqui “designers não são propriamente artistas”! Bem, chamei a professora a perguntar se poderia manter a tal expressão em algumas das perspectivas que temos que realizar, e ela disse que sim, mantendo ainda alguns traços de designer não haveria problema nenhum! Quando já ia voltar para minha mesa, ela disse-me “Eu tive o mesmo professor que tu, já conheço esses traços”, logo fiquei admirada e feliz, e disse-lhe que lembrei me de o stor dizer sempre “libertem-se das canetas”! Ela riu e concordou comigo! Fiquei a refletir sobre isso e veio me a realização de como a 23A, suas aulas e seus ensinamentos ficaram comigo, e sempre ficarão desde que esteja com uma simples esferográfica na mão, assim como na memória ficam as aulas e suas frases motivadoras, de geração em geração! A plantinha que o stor nos deu no final do ano está lindíssima e é de longe a mais bonita do meu pequeno jardim… Obrigada pelas belas lembranças na Amato Lusitano, e também por todos os ensinamentos... Assim quando puder faço uma visita a 23A!
Lembranças e beijinhos da Mantesso.BRASIL
(24 MARÇO)
Boa noite stôr,


SÔSAAAA-MATT
PASTEL DA MÃE DE MATT 2
estás a começar a entender o que vais fazer de ti próprio?
....O DESESPERO FRÁGIL DOS LIMITES DE CADA UM DE NÓS. «CozinhArte».10ºanos//1 e 2 Avis projecto de invenção REPRESENTAÇÃO E DESCONSTRUÇÃO//DINAMISMO E ESPAÇO .COMPOSIÇÃO.
TÓPICOS -TERMOS-COMPETÊNCIAS
DESCONSTRUÇÃO-REPRESENTAÇÃO-ESPAÇO-MOVIMENTO-CORTE-COR
METODOLOGIA:
Criarem uma composição com livros sobrepostos em posição frontal com as lombadas.
O vosso livro (escolhido) separa-se e torna-se autónomo. Abre.se em movimento e deixa cair detalhes das imagens para dentro do caldeirão.
Estas imagens representam autonomia pois libertaram-se do livro, tendo agora uma função individualizada e criação de um novo contexto.
DESCONSTRUÇÃO- Separaram-se do livro em queda(dinamismo-movimento.).
ESPAÇO VOLUME- AO REPRESENTAREM TODOS OS ELEMENTOS, LIVROS SOBREPOSTOS, FORMAS EM QUEDA(AVIS 1), ou livros cortados ao meio (Avis 2)E UM CALDEIRÃO ESTÃO A SIMULAR UM ESPAÇO COM COMPRIMENTO, ALTURA E LARGURA.AO SOBREPOREM UMAS FORMAS A OUTRAS, ESTÃO A REPRESENTAR ESPAÇO(SOBREPOSIÇÃO).
COR- A cor e o tratamento em gradações simulam volume . As cores frias transmitem-nos a noção de afastamento e as quentes de aproximação.
(10º-12º AVIS)
1-«O NEGÓCIO»//24 desenhos (pinturas). TEM UM PREÇO!
O MEU O DA COMPRA ATRAVÉS DAS CLASSIFICAÇÕES.
O VOSSO AO ADQUIRIREM (TROCANDO) 12 IMAGENS ENTRE VÓS, A NARRATIVA tem uma certa incoerência pois será estruturada com vários expressões e cores improváveis.
O Negócio é um trabalho composto por 15 esboços nos quais utilizei predominantemente caneta bico fino, tinta acrílica, aguarela e pastel de óleo como principais utensilios/materiais. Cada esboço reflete um busca contínua pela exploração das possibilidades que estes materiais oferecem. Através deles tentei expressar a harmonia entre a precisão técnica e a liberdade criativa. Utilizei traços rápidos e soltos, ao explorar movimentos e formas mais espontâneas e por vezes traços mais precisos COM TENDÊNCIA À "GEOMETRIZAÇÃO".Mentalmente dividi os desenhos pelos materiais utilizados e pela forma como desejava expressar cada um. Objectivamente organizei "O Negócio" dividindo-o por categorias: paisagens, animais, imagens específicas e pessoas. O objetivo principal deste conjunto foi exatamente explorar a interação entre o controle dos materiais e a expressão livre que pretende transmitir as emoções simples, e não por isso menos belas, das nossas rotinas.
Leonor Barata
Reflexão Artística
A
• Conhecimento – A minha jornada pela arte foi um mosaico de
ideias e expressões, onde cada conceito se entrelaçou como
pinceladas sobre a tela. Compreendo os elementos que moldam a
arte e mobilizo-os com fluidez, criando pontes entre a teoria e a
prática, e, também, entre a inspiração e a execução.
• Comunicação (4)- Como uma artista que traduz emoções em
formas, cores e traços, expresso-me com clareza e organização. As
minhas palavras são como linhas de um esboço bem estruturado,
revelando a essência do que penso e crio.
• Resolução de Problemas (4) - Na arte, cada desafio é uma
oportunidade de reinvenção. Diante de um problema, não vejo um
obstáculo, mas um convite à experimentação. Assim, interpreto e
resolvo com originalidade, explorando diferentes técnicas e
possibilidades.
• Pensamento Crítico e Criativo (4) - Como um escultor que dá
forma ao invisível, procuro esculpir ideias novas, questionar
padrões e construir soluções inovadoras. A criatividade está
presente em cada trabalho, e em cada detalhe que dá vida à minha
expressão artística.
B
• Autonomia e Responsabilidade (4) – A minha arte reflete a minha
independência e o meu compromisso. Cada traço, cada escolha
cromática é feita com consciência e responsabilidade. Cumpro
prazos, respeito regras e conduzo o meu percurso criativo com
disciplina e paixão.
• Relações Interpessoais (4) - Assim como as cores que se
misturam para criar novas tonalidades, valorizo a troca e o diálogo.
Escuto, respeito e contribuo para ajudar os meus colegas, pois sei
que a arte é também um processo coletivo, onde cada voz
acrescenta uma nova perspetiva.
• Excelência e Exigência (4) - O desejo de aprimoramento é a minha
tela em branco: um espaço onde procuro sempre o melhor de mim.
Cada esboço, cada estudo, cada projeto é uma tentativa de superar
os meus próprios limites e atingir um nível mais alto de expressão e
técnica.
Comentário Final:
Este período escolar foi uma oportunidade de conexão interessante
entre o passado e o presente, especialmente ao trabalhar os avós
como tema. Os esboços permitiram-me fazer um processo mais
manual e criativo, onde a liberdade de traçar e explorar formas e
ideias foi muito significativa. Por outro lado, trabalhar com grafite
trouxe uma sensação de subtileza e detalhe, permitindo uma
relação mais íntima com o processo de criação. A escolha dos avós
como tema fez-me refletir sobre a memória, as raízes e as histórias
familiares, trazendo à tona sentimentos de pertença e uma
apreciação mais profunda pelas gerações passadas. Também
adorei os outros trabalhos, mas estes foram sem dúvida os meus
preferidos. Eles permitiram-me explorar algo mais pessoal e íntimo,
conectando-me de uma maneira única com o passado. Senti que
houve uma liberdade criativa maior neste processo, e a escolha do
tema trouxe uma sensação de nostalgia e significado que os outros
trabalhos, embora igualmente bons, não tinham da mesma forma. É
bonito pensar que, ao estudar e reinterpretar estas figuras do
passado, também estamos a criar uma ponte entre diferentes
épocas, procurando novas formas de olhar para as experiências e
valores que os avós representam. Foi uma experiência que me
marcou realmente – obrigada stor!
A arte é um ato de entrega, um espelho da alma que se reflete em
cada linha, cada cor e cada forma. Neste percurso, fui guiada pela
inspiração e pelo conhecimento, mas também pelo olhar atento e
incentivador do professor, cuja paixão pela arte é uma centelha que
acende em nós a vontade de criar. O seu ensino desafia-nos a ver
além do óbvio, a ousar e a transformar o mundo ao nosso redor.
Diante do meu empenho, da minha criatividade e do meu
compromisso, acredito que mereço um 18, pois cada trabalho é
uma peça autêntica deste mosaico que construo com dedicação e
AMOR PELA ARTE.
|
ANCESTRAIS-SÁBIOS DO TEMPO
Modelos> AVÓS.
PROCESSO> FUSÃO-Detalhes-fragmentos de grandes planos dos rostos (PERFIL-INTERMÉDIO e FRENTE), esquerda -direita masculino.
Direita - esquerda feminino.
Referência- OBRA de JORGE MOLDER.
Elemento estrutural da linguagem plástica> A MANCHA-GRADAÇÕES TONAIS-CONTRASTE CLARO-ESCURO
xeque-mate!
A MENTE!
A MENTE E O SEU PODER É PRODIGIOSA. QUEM TEM O DOM DA INTROSPEÇÃO OU SE AFOGA , ENTRANDO EM COLAPSO,,, OU inventa UMA ARMADURA E SOBREVIVE AOS ACONTECIMENTOS DOS DIAS.
COMO ME DEITEI ASSIM ACORDEI. É MESMO NECESSÁRIO FAZER ALGO MUDAR A MINHA CONDUTA. SENTI ONTEM NA PELE QUE ME ESTOU A BANALIZAR.
mas..(!!).
RECORDO O ENTUSIASMO ESPELHADO NOS OLHOS DA MAFAS A ALEMÃ QUANDO PERCORREMOS O CORREDOR DAS VINTES E A ENTRADA NA 23A.
AS SUAS PALAVRAS E O ESPANTO « MAS VOCÊ É UMA LUZ AQUI NA ESCOLA!».
ONTEM FOI SEXTA E DEPOIS DE 1 DIA DE CONTENTAMENTO VEM UM NEGRO. TIVEMOS AZAR UMA VEZ MAIS. AQUELA CENA ACONTECER NA 23-A NÃO ESTAVA NO PROGRAMA.
E PQ NÃO FECHO EU A SALA AOS INTERVALOS E DURANTE AS AULAS?
PRONTO SERIA OUTRA PESSOA E OUTRO PROFESSOR. Exatamente! não podes ser outro professor.
É o índio que ocupa essa sala.
O COUVE!
A FOLHA LEVADA NAS ONDAS DAS BRISAS
SENDO COMO SOU CARREGO UM PESO SOBRE OS OMBROS. O PROFESSOR PORREIRO.
AS DESGRAÇAS EM VOLTA DO ÍNDIO SÃO EMPOLADAS E PUBLICITADAS, os "SAPPS entram em acção-autênticos campos de batalha da inutilidade. E da MALDADEZINHA.
O TRABALHO INTENSO QUE EXECUTO COM OS ALUNOS. A SUA EVOLUÇÃO RÁPIDA (TB COMO PESSOAS) pouco INTERESSA OU É “REMETIDO” AO SILÊNCIO COMO SE NÃO EXISTISSE.
É NECESSÁRIO SER-SE UM VISIONÁRIO ACTIVO PARA ENCAIXAR CADA JOVEM NO SEU CONTEXTO DE VIDA, E NOS TEMPOS QUE CORREM,FAZEM(!) MILAGRES. SÃO UNS HERÓIS, ENCONTRAREM UM CANTO DA MENTE POR OCUPAR. NÃO É FÁCIL A CONCENTRAÇÃO NUM DETERMINADO OBJECTIVO, PARA NENHUM DELES . ESSA É A GRANDE VIRTUDE E A MESTRIA NA LEITURA DA COMPLEXIDADE DE SER.
-MOTIVÁ-LOS!
A FAZER E A EVOLUIR.
E AS SENTIREM QUE EVOLUÍRAM.
QUANDO À ARTISTA DOS 4 ESTOJOS E O AGUIAR ME PEDEM UMA FOTO-HUMMMMM!É MOTIVO DE SUCESSO.
EM RELAÇÃO AO PODER.
O POR-ME A JEITO OU COMO A
(J )DISSE:
-TU PROVOCAS!
Nada disso. Para seres com paixão tens sempre consequências.
queimas os dias, vives CADA UM DELES!
Não estás na aula a pensar no sofá de casa por isso ages,
abanas as asas e acontece um tsunami.
Naturalmente, porque és assim. Verdadeiro e apaixonado.
BEM, COMO PODEMOS DAR-NOS COM OS GREGOS E TROIANOS.
TUDO SE RESUME À COMUNICAÇÃO, BOA OU MÁ.
E ESTARMOS REALMENTE SATISFEITOS COM O QUE FAZEMOS E ONDE FAZEMOS.
SINTO-ME A SER LEVADO PELO VENTO COMO UMA FOLHA, FOLHA ESTA QUE TROPEÇA EM OBSTÁCULOS E FICA RETIDA. DEPOIS VEM MAIS UMA BRISA FORTE E LÁ VAI ELA, E ASSIM SUCESSIVAMENTE. ATÉ SECAR E SER NADA.
SIMPLESMENTE PESSOA -COUVE OU PESSOA PROFESSOR SEM SER COUVE,,,E ONDE SE SITUAM A AUTENTICIDADE E A ESPONTANEIDADE , TÃO NECESSÁRIAS NO ESPAÇO KRIATIVO??
COMO SE RESISTE À BELEZA E À FELICIDADE NOS SEUS OLHOS=?
ANGOLA E COLÔMBIA
NÓS!
A LUZ!
MISTURAR AS CORES ,BONDADE E UMA CERTA LOUCURA CONTROLADA,NUMA FRENÉTICA EXPLOSÃO DO «FAZER-SER», O TRABALHO FLUI E DEIXO DE ME SENTIR MRS OU «O COUVE!», POIS NA REALIDADE ATINGIMOS O OBJECTIVO QUE NOS TROUXE AQUI:- CRIAR!
CONSTRUIR MENTES COM SOLUÇÕES E MEMÓRIAS PARA SEMPRE.
HÁ UNS ANOS OFERECI UMA ROSA A UMA SENHORA , UMA ROSA E 20 LINHAS APAIXONANTES NUM DOS MEUS ESPAÇOS SAGRADOS,POIS TINHAM TERMINADO 12 ANOS INFERNAIS. NÃO AGRADECEU A ROSA, AS LINHAS ESCRITAS PERMANECEM. TERMINOU EM INCOMPATIBILIDADES A CONSTRUÇÃO DE NOVAS REALIDADES .
RECENTEMENTE VOLTEI À CARGA COM UMA CAIXA DE FÓSFOROS, UM CASTIÇAL E UMA VELA PARA QUE SE ACENDAM TODAS AS LUZES. E QUE VENHAM MELHORES DIAS .
QUE NOS ILUMINE DE RESPEITO, VONTADES, REFORCE AS CERTEZAS;A AUTORIDADE PESSOAL E A PAZ SEM MEDO. QUE SEJAMOS VERDADEIRAMENTE ÚTEIS E NECESSÁRIOS A ESTE LUGAR . ACREDITAR NOVAMENTE NO TEMPO DA LUZ. O REGRESSO DA POLICROMIA, UMA ESCOLA DE TODOS SEM PORTAS FECHADAS...E UMA VEZ MAIS TEMOS ESPERANÇA.
É CRÓNICA ESTA DOENÇA, A DA PERSISTÊNCIA.TEMPERADA COM UMA DOSE ELEVADA DE INOCÊNCIA E PUREZA. A LOUCURA FICA PARA OS MOMENTOS DA IMORTALIDADE.
TÃO CANSADO DA NORMALIZAÇÃO DA PERGUNTA
-ainda não estás reformado?
-PORQUE NÃO TE REFORMAS?
PORQUE TENHO MUITO QUE FAZER E...
-PORQUE AINDA AMO!
DE AMAR.
UNS DIAS AMEAÇAM PROCESSAR-ME SINTO-ME NA PELE DE UM DELINQUENTE ,,,PUXAM-ME AS ORELHAS NUMA SALA FECHADA.
OUTROS SOU UM DOS PROTAGONISTAS
PARA O
Global Teacher Prize Portugal
DECIDAM-SE! AGUENTA CORAÇÃO!!!
A RESPOSTA ESTÁ EM «GOLD»
ALUNOS!
OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS POR ESTA VIAGEM APAIXONANTE.
VIRO-ME PARA TRÁS E OBSERVO: TUDO FAZ SENTIDO!
TUDO FAZ SENTIDO E NADA FAZ SENTIDO.
ÉS UM OÁSIS NO CENTRO DO INFERNO, O MEU INFERNO... O MEU OÁSIS.
FECHO A PORTA E OUVE-SE O BAQUE,O MESMO DE HÁ 25 ANOS A ESTA PARTE.
-CONTINUO EM FORMA!
INTACTO...
Oh, Eu! Oh, Vida! - Walt Whitman
Oh, eu! Oh, vida! das perguntas destas recorrentes,
Dos trens infinitos dos infiéis, das cidades cheias de tolos,
De mim mesmo para sempre me reprovando, (pois quem mais tolo que eu, e quem mais infiel?)
De olhos que em vão anseiam pela luz, dos objetos mesquinhos, da luta sempre renovada,
Dos pobres resultados de tudo, das multidões enfadonhas e sórdidas que vejo ao meu redor,
Dos anos vazios e inúteis do resto, com o resto a mim entrelaçado,
A pergunta, oh eu! tão triste, recorrente - Que bem há nisto, oh eu, oh vida?
Resposta.
Que você está aqui - que a vida existe e a identidade,
Que a poderosa peça continua, e você pode contribuir com um verso.