PLANÍCIE

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PLANO e SUPERFÍCIE-Outubro para todos



JOB 1 
GESTO
e
PLANO

ESPAÇO e VOLUME
(ESCALAS)
TRAÇO-MANCHA PLANA
Rede MODULAR
MÓDULO
PERSPECTIVA
SIMULAÇÃO do ESPAÇo REAL através da sobreposição de planos.

...

A NÃO-FIGURAÇÃO
PLANOS agrupadOs
MD
Composição espacial, formas regulares planas.
Simulação - organização em sobreposição de 3 campos visuais,    FORMATOS em sequência e reduzindo de dimensões, cumprindo as leis da perspectiva espacial.
Relação de proximidade nos formatos e na perda de intensidade nos tons neutros utilizados.
ENTENDIMENTO!
-Sobreposição de 3 planos (formas rectangulares) a partir de um elemento base (MÓDULO)> 12x6 cm


(-1/1)-Módulo estruturante independente
-1/2
- 2/1
-3/1
...
Criar uma composição de fundo  preto e formas  brancas -Tinta preta.
Repetindo de múltiplos fragmentos das formas lineares concebidas nos planos sobrepostos dos trabalhos dos colegas.
...
A folha de formato A2 terá uma "MOLDURA" esquadria com 4cm.
...
MATERIAIS-Lápis (vários)-tinta  Preta
Papel vegetal 
Régua -ESQUADRO-LÁPIS Gama H

...
KOISAS 
para 
NONO 9
Objectos e REALIDADES

 Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. ... Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. ... reduz tudo, sítios, figuras e casas, a esquemas geométricos, a cubos”.
O cubismo promoveu a decomposição, a fragmentação e a geometrização das formas na arte. Artistas que enveredaram por essa vertente buscaram representar um único objecto, simultaneamente, sob vários ângulos – diversos pontos de vistas diferentes desse objecto eram visualizados no mesmo quadro. A ideia principal do movimento foi fragmentar a realidade. Mostrava, assim, que há outras maneiras de perceber e interpretar o real. 

IDÉIAS-CHAVE SOBRE O CUBISMO

Bidimensionalidade: O fato de que as imagens não possuem uma perspectiva tridimensional, ou seja, não respeitam regras de perspectiva e planos;
Perspectiva: Arte de representar os objetos em um plano tal como se apresentam à vista, panorama, aparência
 Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.

Principais características:

  • geometrização das formas e volumes
  • renúncia à perspectiva
  • o claro-escuro perde sua função
  • representação do volume colorido sobre superfícies planas
  • sensação de pintura escultórica
  • cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave
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Cubismo não é forma, mas estética. Até mesmo um estado de espírito. Por isso está inevitavelmente ligado com toda a manifestação do pensamento contemporâneo. É possível inventar uma técnica, mas é impossível inventar um estado de espírito.

Juan Gris


12 AVIS

O AVIÃO do MAJOR ALVEGA
Metamorfose-Movimento e Ritmo



GALOS DIABOS e CANTANTES
O IMAGINÁRIO de BARCELOS
e a
LIÇÃO de DAVID HOCKNEY


Distorções ÓPTICAS
80%
20%

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