PLANÍCIE

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

IT´S GOOD



NOVAS LINGUAGENS 
PROCURANDO 
1


MÓDULO  OU O INVERSO  DAS REGRAS

SEVEN 1-PADRÕES.
MÓDULO-REDE MODULAR-PADRÃO REGULAR-PADRÃO IRREGULAR-MOVIMENTO . ESCALAS DE REDUÇÃO.
(ATENÇÃO> CADA NOVO PROJECTO TEM UM CONJUNTO DE COMPETÊNCIAS QUE DESEJO NUNCA MAIS ESQUECEREM, POR VEZES ELAS SÃO TRANSVERSAIS A VÁRIOS TRABALHOS. ENTENDERÃO QUE EM TODAS AS TÉCNICAS E EXPRESSÕES EXISTE UM CAMINHO COM VÁRIAS BIFURCAÇÕES. ENTENDAM E NÃO DECOREM-EM DESENHO SEJAM PESSOAS, TAMBÉM ESTRATEGAS , MAS CULTIVEM-SE PORQUE TUDO ISTO É PARTE DA VOSSA VIAGEM ENQUANTO SERES SENSÍVEIS  EM EVOLUÇÃO CONSTANTE).


-- 1-APRENDERAM A ESTRUTURAR UM PADRÃO PARTINDO DE 1 MÓDULO OU MÓDULOS. A SUA REPETIÇÃO DE UMA FORMA REGULAR OU IRREGULAR DÁ ORIGEM A UM PADRÃO.
O MÓDULO É A FORMA MAIS SIMPLES DE UM PADRÃO.

2-UM PADRÃO REGULAR ESTRUTURA-SE ATRAVÉS DE UMA REDE MODULAR REGULAR
-AS REDES ESTÃO ASSOCIADAS A FORMAS GEOMÉTRICAS (QUADRADO-TRIÂNGULO-HEXÁGONO OU RECTÂNGULO)
O MÓDULO OU MÓDULOS REPETEM-SE SEGUNDO UMA CERTA COERÊNCIA  FORMAL OU DE COR.

3-REDE MODULAR É UMA ESTRUTURA IMPLÍCITA OU PODERÁ ESTAR EXPLÍCITA. É ELA QUE ORGANIZA OS MÓDULOS NUMA SUPERFÍCIE.
4- PADRÃO IRREGULAR-POSSUI UMA REDE MODULAR IRREGULAR OU NÃO EXISTE COMO FORMA CONSISTENTE OU SOBRE REGRAS DEFINIDAS PELO DESENHADOR.
O VOSSO TERCEIRO TRABALHO -PADRÃO IRREGULAR EM ESPIRAL É UM EXEMPLO DISSO MESMO-NÃO SE CONSEGUEM ISOLAR MÓDULOS, TODO O DESENHO FUNCIONA EM SEQUÊNCIA E NA SOBREPOSIÇÃO DAS FORMAS UTILIZADAS.

 5-EXEMPLO DE PADRÃO COMPLEXO IRREGULAR-NÃO SE CONSEGUEM ESTABELECER DIÁLOGOS DE SIMETRIAS E REPETIÇÕES COERENTES.
 PODEREMOS DIZER QUE TUDO O QUE VEMOS EM ARTE E NA NATUREZA, SÃO PADRÕES. PORQUE SÃO CONJUNTOS DE FORMAS QUE CONSTROEM UM TODO. QUERO QUE ANALISEM A QUALIDADE DOS EXEMPLOS ANEXOS PARA EQUACIONAREM O VALOR DE CADA UM DOS VOSSOS TRABALHOS.

6- TODOS OS PADRÕES REVELAM DINAMISMO PELA SUA ORGANIZAÇÃO EM MÓDULOS REPETITIVOS.  EM ARTES PLÁSTICAS O MOVIMENTO É EXPRESSO PELA REPETIÇÃO DE VÁRIAS FORMAS OU PELA OBLIQUIDADE.
A INÉRCIA OU IMOBILISMO É EXPRESSO PELA LINHA VERTICAL OU HORIZONTAL-MAS SE ESTA SE REPETIR PASSA A EXPRESSAR MOVIMENTO.

 PADRÃO FIGURATIVO OU ARTE FIGURATIVA-REPRESENTAÇÃO DE FORMAS seja de seres humanos, objectos, animais, paisagens, entre outros. ARTE REPRESENTATIVA.

PADRÃO NÃO-FIGURATIVO - ARTE NÃO FIGURATIVA OU ABSTRACTA- formas, cores, linhas e ritmo inteiramente desprendidos de qualquer influência de objectos da realidade; o artista não está preocupado em representar imagem alguma.
GOOD!...
AMBIENTES

 



















 

 CÉLULAS , VÍRUS E OUTRAS TRETAS DO CARAÇAS...SEM REDE E SALVE-SE QUEM PUDER.
 
































 12ºAVIS
 LIGAÇÕES IMPROVÁVEIS.
ESPAÇO E INVENÇÃO.


 
- O ESPAÇO É INFINITO.
- A SUA REPRESENTAÇÃO NUM PLANO DEVERÁ TER EM CONTA O PONTO DE VISTA DO OBSERVADOR.
- SÓ EXISTE UMA LINHA DE TERRA(LT) OU LINHA DO OLHAR (LO).MOVIMENTA-SE COM OS VOSSOS OLHOS.
-TODAS AS FORMAS (GEOMETRIZADAS) POSSUEM LINHAS QUE CONVERGEM PARA A LT.
-AS LINHAS OU RECTAS PARALELAS TÊM O MESMO PONTO DE FUGA(PF).
-O ESPAÇO AO NÍVEL DA REPRESENTAÇÃO DO REAL - QUANDO PENSAMOS EM SIMULAR O VOLUME, OBSERVAMOS QUAL O PONTO OU PONTOS DE LUZ PARA FAZERMOS A GRADAÇÃO TONAL (CLARO-ESCURO).
-AS TONALIDADES SÃO MAIS INTENSAS NO PRIMEIRO PLANO E TENDEM  AOS CINZAS OU CINZAS AZULADOS NOS ÚLTIMOS PLANOS.
- AS FIGURAS OU FORMAS REPRESENTAM-SE COM DETALHES E TEXTURAS NO PRIMEIRO PLANO E PERDEM-NOS AO AFASTAREM-SE PARA OS ÚLTIMOS PLANOS.
- AS LINHAS DE CONTORNO(SE EXISTIREM) SÃO MAIS INTENSAS (GROSSAS) NOS PRIMEIROS PLANOS E FICAM MAIS FINAS OU DESAPARECEM NOS PLANOS POSTERIORES.
- CORES QUENTES APROXIMAM-SE DO OBSERVADOR. CORES FRIAS... AFASTAMENTO E ÚLTIMOS PLANOS.
-PARA REPRESENTAREM UMA FORMA, SIMPLIFIQUEM-NA, GEOMETRIZANDO-A OU CONSTRUINDO-A A PARTIR DE PARALELEPÍPEDOS, CILINDROS (CUBOS). OS CUBISTAS TINHAM RAZÃO.




































 








Sem comentários:

Enviar um comentário