NOVAS LINGUAGENS
PROCURANDO
1
MÓDULO OU O INVERSO DAS REGRAS
SEVEN 1-PADRÕES.
MÓDULO-REDE MODULAR-PADRÃO REGULAR-PADRÃO IRREGULAR-MOVIMENTO . ESCALAS DE REDUÇÃO.
(ATENÇÃO>
CADA NOVO PROJECTO TEM UM CONJUNTO DE COMPETÊNCIAS QUE DESEJO NUNCA
MAIS ESQUECEREM, POR VEZES ELAS SÃO TRANSVERSAIS A VÁRIOS TRABALHOS.
ENTENDERÃO QUE EM TODAS AS TÉCNICAS E EXPRESSÕES EXISTE UM CAMINHO COM
VÁRIAS BIFURCAÇÕES. ENTENDAM E NÃO DECOREM-EM DESENHO SEJAM PESSOAS,
TAMBÉM ESTRATEGAS , MAS CULTIVEM-SE PORQUE TUDO ISTO É PARTE DA VOSSA
VIAGEM ENQUANTO SERES SENSÍVEIS EM EVOLUÇÃO CONSTANTE).
-- 1-APRENDERAM A ESTRUTURAR UM PADRÃO
PARTINDO DE 1 MÓDULO OU MÓDULOS. A SUA REPETIÇÃO DE UMA FORMA REGULAR OU
IRREGULAR DÁ ORIGEM A UM PADRÃO.
O MÓDULO É A FORMA MAIS SIMPLES DE UM
PADRÃO.
2-UM PADRÃO REGULAR ESTRUTURA-SE ATRAVÉS DE
UMA REDE MODULAR REGULAR
-AS REDES ESTÃO ASSOCIADAS A FORMAS
GEOMÉTRICAS (QUADRADO-TRIÂNGULO-HEXÁGONO OU RECTÂNGULO)
O MÓDULO OU MÓDULOS REPETEM-SE SEGUNDO UMA
CERTA COERÊNCIA FORMAL OU DE COR.
3-REDE MODULAR É UMA ESTRUTURA IMPLÍCITA OU
PODERÁ ESTAR EXPLÍCITA. É ELA QUE ORGANIZA OS MÓDULOS NUMA SUPERFÍCIE.
4- PADRÃO IRREGULAR-POSSUI UMA REDE MODULAR
IRREGULAR OU NÃO EXISTE COMO FORMA CONSISTENTE OU SOBRE REGRAS DEFINIDAS PELO
DESENHADOR.
O VOSSO TERCEIRO TRABALHO -PADRÃO IRREGULAR
EM ESPIRAL É UM EXEMPLO DISSO MESMO-NÃO SE CONSEGUEM ISOLAR MÓDULOS, TODO O
DESENHO FUNCIONA EM SEQUÊNCIA E NA SOBREPOSIÇÃO DAS FORMAS UTILIZADAS.
5-EXEMPLO DE PADRÃO COMPLEXO
IRREGULAR-NÃO SE CONSEGUEM ESTABELECER DIÁLOGOS DE SIMETRIAS E REPETIÇÕES
COERENTES.
PODEREMOS DIZER QUE TUDO O QUE VEMOS
EM ARTE E NA NATUREZA, SÃO PADRÕES. PORQUE SÃO CONJUNTOS DE FORMAS QUE
CONSTROEM UM TODO. QUERO QUE ANALISEM A QUALIDADE DOS EXEMPLOS ANEXOS PARA
EQUACIONAREM O VALOR DE CADA UM DOS VOSSOS TRABALHOS.
6- TODOS OS PADRÕES REVELAM DINAMISMO PELA SUA
ORGANIZAÇÃO EM MÓDULOS REPETITIVOS. EM ARTES PLÁSTICAS O MOVIMENTO É EXPRESSO PELA REPETIÇÃO
DE VÁRIAS FORMAS OU PELA OBLIQUIDADE.
A INÉRCIA OU IMOBILISMO É EXPRESSO PELA
LINHA VERTICAL OU HORIZONTAL-MAS SE ESTA SE REPETIR PASSA A EXPRESSAR MOVIMENTO.
PADRÃO FIGURATIVO OU ARTE FIGURATIVA-REPRESENTAÇÃO DE FORMAS
seja de seres humanos, objectos, animais, paisagens, entre outros. ARTE REPRESENTATIVA.
PADRÃO NÃO-FIGURATIVO - ARTE NÃO FIGURATIVA OU ABSTRACTA-
formas, cores, linhas e ritmo inteiramente
desprendidos de qualquer influência de objectos da realidade; o artista não está
preocupado em representar imagem alguma.
GOOD!...
AMBIENTES
CÉLULAS , VÍRUS E OUTRAS TRETAS DO CARAÇAS...SEM REDE E SALVE-SE QUEM PUDER.
- O ESPAÇO É INFINITO.
- A SUA REPRESENTAÇÃO NUM
PLANO DEVERÁ TER EM CONTA O PONTO DE VISTA DO OBSERVADOR.
- SÓ EXISTE UMA LINHA DE
TERRA(LT) OU LINHA DO OLHAR (LO).MOVIMENTA-SE COM OS VOSSOS OLHOS.
-TODAS AS FORMAS
(GEOMETRIZADAS) POSSUEM LINHAS QUE CONVERGEM PARA A LT.
-AS LINHAS OU RECTAS PARALELAS
TÊM O MESMO PONTO DE FUGA(PF).
-O ESPAÇO AO NÍVEL DA
REPRESENTAÇÃO DO REAL - QUANDO PENSAMOS EM SIMULAR O VOLUME, OBSERVAMOS QUAL O
PONTO OU PONTOS DE LUZ PARA FAZERMOS A GRADAÇÃO TONAL (CLARO-ESCURO).
-AS TONALIDADES SÃO MAIS
INTENSAS NO PRIMEIRO PLANO E TENDEM AOS CINZAS OU CINZAS AZULADOS NOS
ÚLTIMOS PLANOS.
- AS FIGURAS OU FORMAS
REPRESENTAM-SE COM DETALHES E TEXTURAS NO PRIMEIRO PLANO E PERDEM-NOS AO
AFASTAREM-SE PARA OS ÚLTIMOS PLANOS.
- AS LINHAS DE CONTORNO(SE
EXISTIREM) SÃO MAIS INTENSAS (GROSSAS) NOS PRIMEIROS PLANOS E FICAM MAIS FINAS
OU DESAPARECEM NOS PLANOS POSTERIORES.
- CORES QUENTES APROXIMAM-SE
DO OBSERVADOR. CORES FRIAS... AFASTAMENTO E ÚLTIMOS PLANOS.
Sem comentários:
Enviar um comentário