PLANÍCIE

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Charro a melhor entre os melhores

 Diálogos com "LONJURA!"

Conversa aberta. 1 mensagem lida.

sábado, 27/02, 06:40


para Catarina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARTADAMORIII!

...SEM ERROS ORTOGRÁFICOS E COM OS SÍMBOLOS DA REVOLUÇÃO.Adieu-JÁ POSSO DORMIR DESCANSADO.-FIZ UM BELO SERVIÇO!



CHARRO!


 

 
 
Bom dia.
Estás a ficar uma VELHOTA-Já tens saudades temperadas com MEMÓRIAS...a  partir daqui é só SOMARES.
A última provocação foi>> há muito muito tempo atrás.>>16/07/2020 menos de 18 nesta prova , até vos " azucrino" os sonhos enquanto dormem.
A boca  foi dirigida a ti à Castelo e à Mary.

Só a Maria respondeu à provocação-E acertei (!) . Vossas excelências levaram o exame na boa, e resolveram com os números exigidos pelo PROFESSOR.
O TEMPO não pára e daqui a pouco soma um ano. Como um filme, cruzam-se sensações, dores, dúvidas e muitos momentos-luz. Nada de positivo se constrói  (aquelas coisinhas que saem do BANAL) sem a INQUIETAÇÃO. E UMA PERMANENTE  RENOVAÇÃO. PARA LÁ DOS GRAFISMOS E DAS HISTÓRIAS COM QUE BORRAMOS OS PAPÉIS, escola É O LUGAR CERTO PARA ESTAS VIAGENS AO MUNDO DOS SENTIDOS E DAS EMOÇÕES. OS TRABALHOS SÃO O PRETEXTO PARA ESTE CONFRONTO, SEMPRE DIFERENTE.

Eugénio de Andrade, deixou-nos esta preciosidade-Foi aqui teu vizinho, poeta nascido no Fundão.

 

As palavras


São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas

(><) Não sei nada do precurso de nenhum dos elementos da turma -"POCAHONTAS " visitou-me no primeiro período e está em Arquitectura em Lisboa-LISBOA é SEMPRE a PÉROLA da concretização dos desafios. E para abanar as mentes, LISBOA é o lugar certo.
Pelas pistas que me deixas , situo-te nos corredores cheios de memórias do Convento de São Francisco ao fundo da Rua Ivens.
BELAS ARTES>assenta como uma luva ( as memórias são idênticas e é a prova que nos tempos só as pessoas mudam )esta a canção LEITARIA GARRET do meu patrício alentejano Vitorino, que frequentou mas nunca terminou.

 Sete anos desci  e subi essas escadas, para a cave onde se situam ainda hoje os espaços da Escultura e no  o andar de cima onde ficavam as salas de cerâmica e pintura. O ODOR ainda cá está. As paixões, os desaires - a maldita Geometria descritiva, leccionada na capela do convento do lado esquerdo quando saímos das escadas que dão à cave, éramos 400 nessa  GD. Naquele tempo parece que tudo se manteria pela eternidade, já passaram quase 40 anos.

Aproveita cada segundo>> "MASTIGA" cada imagem como se fosse a última vez. E o CHIADO -LISBOA, o LUGAR mais movimentado da grande cidade. Descer o Chiado com a pasta dos desenhos é a grande MARCA dos alunos de Bela-Artes. E Lisboa ter estes alunos no centro do seu coração um privilégio.

CHARRO a INTELECTUAL que sabe o que quer e, tem potencialidades para resolver qualquer situação inesperada.
Vamos lá a ver se te consigo  "expilicariii..." este meu existir no mundo escolar-tentarei defender-me da reacção de estupefacção que tive ao ler as tuas palavras. Entrar na 23A e receber um novo grupo de alunos, foi sempre um desafio, um desbravar de territórios nunca antes conhecidos. Nada é igual, nenhum jovem reage da mesma forma , nem nos transmite sensações iguais-o desafio é descobrir em cada um deles as potencialidades e os limites que poderão atingir. Como um jogo num enorme tabuleiro mexem-se as pedras, joga-se, transmite-se e recebe-se. No final dos dias faz-se o balanço.Somam-se as vitórias e os fracassos. Os socos no estômago-os mal-entendidos.
Tomam-se os banhos pela manhã e lavam-se as almas. Quando (e foi quase sempre norma) faço a viagem de 3 anos  com uma turma . Nos anos 90 e principio deste século. O tempo era suficiente para cimentar as relações, viver tudo e ainda termos "espaços" para dominarmos  toda a linguagem da ARTE.  AI o TRAÇO-CHARRO, o traço é o BI do artista. Poucos têm essa capacidade de ter um traço próprio e aplicá-lo na construção de novas imagens. Dá muito trabalho, este caminho das ARTES  , e nunca termina.

Não sei quais são os teus sonhos a médio e longo prazo. Sei sim que darás uma boa PROFESSORA UNIVERSITÁRIA.


 
Por aqui e como podes concluir nos "linkes" que te enviei continuo da mesma forma e a construir GUERRAS e INQUIETAÇÕES-SÓ com a PROVOCAÇÃO se espremem os espíritos e o melhor escondido que existe em muitos de vós mas que vive adormecida ou mal direccionado. A secundária é para afinar os instrumentos- É BÁSICO O TRABALHO DE UM PROFESSOR  no ensino secundário. Pretendo sempre ir além dos limites impostos. Desafio-me com esta organização mental, uma energia de "PROCURA" de espíritos iluminados> NOS ARTIGOS do BLOGUE a que chamo o MEU ARMAZÉM das MEMÓRIAS. FALANDO BAIXINHO, para ninguém nos ouvir:-Sei hoje que tudo não passa de FICÇÃO, mas é o que temos para nos ocupar os ESPAÇOS mentais e fisícos. A VIDA é uma aventura finita, (aconselho-te o Clube dos poetas MORTOShttps://www.infopedia.pt/$clube-dos-poetas-mortos )quando desalinhados , inconformados e com alguma dose de inovação nos métodos e nos resultados-teremos sempre problemas com os nossos pares.
Por este motivo também , este tem sido uma "VIAGEM" solitária, sofrida e trágica.
MASSSS, MAS! Aparecem momentos luminosos que nos fazem ACREDITAR que valeu a pena. VALE!
O teu mail é um desses sinais fantásticos. Porque tu não foste só mais uma aluna do 12ºAvis. Aquela turma que recebia um formigueiro de visitantes nos intervalos e que agarraram o espaço como seu.

 

«A CHARRO é uma aluna trabalhadora e interessada-aliando  a organização das tarefas a um grande sentido crítico que exerce com segurança  e com resultados muito acima da média. A aluna revelou-se durante todo o ano como um símbolo do grupo turma. Enfrentou e ultrapassou todos os desafios propostos pelo professor da disciplina. Nos momentos que foi necessário defender ou pacificar alguns episódios de conflito.Teve sempre a palavra certa para estas situações terem um epílogo satisfatório. Esta jovem com as suas potencialidades será um elemento em destaque na sua geração-o seu nível cultural é elevado, assim como a exigência que tem sobre as suas metodologias de trabalho»

  Catarina houve tempos no ensino em que tínhamos que escrever no fim de cada período um pequeno texto que reflectisse o desempenho de cada aluno PDA´S se chamavam. Muitos professores achavam uma seca, e tinham já uns pré-definidos que diziam qualquer coisa deste género>>>He! He!!
(ALUNO INTERESSADO, e trabalhador. Deve continuar a trabalhar mais)
( O aluno não conseguiu atingir os objectivos da disciplina. Deve empenhar-se e trabalhar mais).
Fórmulas de encaixe, dá muito trabalho pensar e mais ainda reflectir , passar para o papel as "DIFERENÇAS". Tanto como foi escrever esta resposta para ti sem erros de escrita e que reflectisse  a essência das tuas palavras e os acontecimentos que me marcaram com o teu grupo.

Recordarei sempre o teu esticar de mãos>>-Não vá embora , fique por favor!-a  Professora  de PORTUGUÊS estava quase de entrada.
Obrigado CHARRO as tuas palavras são como CRISTAL e tu és e serás sempre um DIAMANTE.
-ESPADANAL.
OBRIGADO EU!!


(APROVEITA LISBOA>>Dá sempre o máximo, o teu melhor)...tudo é BREVE e nada.
ONDE PÕES A MÃO E O CÉREBRO NASCE ARTE!


--






 







Sem comentários:

Enviar um comentário