PU
NI
ÇÃO (?!)
OU
EDUCAÇÃO.
OBJECTO/ART
deuses/fadas/duendes bons
PESSOAS e EMOÇÕES
????????
????????
26/10/2024
01/11/2024
19/11/2024
23/11/2024
24/11/2024
04/12/24
10/12/2024
14/12/24
o culto do eu
FRAGMENTOS-ESTILHAÇOS-MAKRO NEURÓNIOS
corpo-objecto-arte
REVOLUÇÃO
COMPETÊNCIA
MÉRITO
&
e
loukvra abençoada
Hamlet: Vês aquela nuvem? parece um camelo.
Polónio: por deus que sim, senhor;parece realmente.
Hamlet: Está-me a parecer mais uma doninha...
Polónio: O lombo é mesmo de doninha.
Hamlet: Não será antes uma baleia?
Polónio: Parece-me muito com uma baleia.
A Trágica História de HAMLET Príncipe de Dinamarca
- o corpo-objecto
- corações com mel
- TODOS OS FACTOS
- +-3 MESES
- Urgente acompanhar com sabedoria, OS JOVENS , SOBRETUDO OS JOVENS.
WOLF COM JAIME LOPO ABRANCHES MARQUÊS e CONDE DE FRONTEIRA E DAS BEIRAS
(...)
- a bicicleta do Réla
- e o moleton com o rosto de Bowie
«IN-MEMORIAM»
...a mente é prodigiosa e maldita.
Constrói e desconstrói a consciência... a realidade dos humanos levada pelo turbilhão da passagem do tempo.
SOMOS CASTELOS DE NUVENS QUE UMA BRISA ENGOLE.
APRISIONADOS PELOS EGOS, VAMOS com as memórias quando as temos.
Carne-Matéria
COMPANHEIROS DA EXAUSTÃO
FAZEM-NOS COMPANHIA.
Enchem-nos as divisões, sótãos e arrecadações.
Permanecem décadas nos mesmos lugares,
alimentam-se de pó.
Por vezes esquecidos, abandonados cobertos por ele perdem a pele.
Esperam!MUDOS.
Em arcas, gavetas ou caixas que raramente são abertas.
SE FOREM ESPECIAIS (...) ai os RETRATOS DE PAPEL, GRITOS SILENCIOSOS... MATAM-ME(!) RUIDOSOS EM DEMOLIDORES SILÊNCIOS esvaziam-se da matéria-nostalgia!! Configurações de rostos e corpos avivam-nos a consciência das muitas vidas que tivemos.
-AI CAMELÃO CAMELÃO!!!!
Vaidosos PAVÕES QUE SOMOS tentamos recuperar o que não tem remédio, despedaçados, uivos levados pelos anjos do além.
Cansados, imploramos por algo que nunca tivemos. Uma selva virgem ou um espaço Japonês.VAZIO-CHEIO de luz.
As cadeiras de azinho alentejano terão quarenta e muitos anos, foram construidas por mãos hábeis para durarem gerações. Recordo-me tão bem de ti Isabel e do teu Moisés.
Vieram de Cuba (do Alentejo).
«MONTADAS!» num comboio de duas carruagens, destino Évora e depois Estremo///ZARCOS...outros rumos dividiram a família. Umas por Lisboa e o grosso delas aqui na Beira interior.
Estão como novas, o azinho é duro de roer e de torcer ao contrário da carne.
O almofariz de cobre da TI-PROFESSORA terá 150 ou muitos mais anos. Paciente espera por outras vivências e novas mãos. Não terá fim dentro do contexto material.
Naqueles belos tempos tudo foi feito para durar.
Eternas (?)só as montanhas... como o SÁBIO e velho Índio Tatanca Mani nos deixou em legado:
«...nada vive para sempre, só as montanhas e os rios que correm para o mar. Vivem até o sol se apagar, depois tudo fica escuro e não haverá olhos para ver» .
Hoje e na origem, o importante é que os produtos durem o menos possível. Não há espaço , nem para AMAR por mais que um "flasch" o momento do desejo e da aquisição.
Com as suas histórias silenciosas, DESCONHECIDAS e alguns, (é o caso do CANDEEIRO - CASAMENTO), impossíveis de serem decifradas.
Eles ou elas chamam-se: Os « objectos» do nosso contentamento.
A chave da questão:-Comer-te com os olhos! Desejar-te ao acordar(...).
São momentos , uma necessidade>> MEREÇO!VOU COMPRAR QUALQUER COISA PARA ME OFERECER. E O TOQUE? e os odores...
E O IMAGINÁRIO/SONHADO QUE ESTIMULA O DESEJO?
-Tem QUE SER!! AQUELAS BOTAS NÃO ME ESCAPAMMMMMMMM(resisti tantos meses-200Eur.? que se lixe!!…o carro dos sonhos, ou o moletom de algodão com o rosto do Bowie.
Prof! Grandes botas...lindas.
- As tuas também, quanto custaram?
-400 Euros!
-HAMMMM?!socorro.
-E as suas?
- 9.90 na Pull.
O ÚLTIMO ACTO!
TINHA CHEGADO (entregas ao domicílio)... UM PEQUENO PACOTE, ESTENDI A MÃO ENTRE AS GRADES DA CANCELA, de forma impessoal o estafeta correspondeu, partindo para outros destinos. São 13 de terra em terra semanalmente transportam aos milhares. PRESENTES DO DESESPERO/FELICIDADE CADUCA.
O momento PRAZER dissipado na próxima encomenda.
Com os olhos brilhantes estendeu-a aberta sobre a cama onde os sonhos são realidade. Entre o olhar circunspecto e uma ordem:
-Não lhe mexas!
Sorri e OLHEI o OBJECTO-CULTO (peça de vestuário). VERDES-BRANCAS . Os meus lábios animaram-se, avancei dois passos, toquei-lhe com um dedo. O Rúben Amorim entre as riscas do leão. Não há volta a dar.
A história do candeeiro Marroquino nunca a saberemos,GUARDA em si TODOS OS SEGREDOS, HISTÓRIAS MIL. Iluminou uma(?) família por muitos e bons anos. Acompanhou a partida dos filhos, e a visita dos netos.
Debaixo do seu «estaticismo-beleza» BRILHANTISMO, aconteceu HISTÓRIA. OUVIRAM-SE gritos, CHOROS E LÁGRIMAS CONTIDAS. Muitos sorrisos e germinaram um interminável manancial de sonhos. Fizeram-se promessas, brindou-se ao sucesso.
Por baixo dele fizeram-se banquetes com muitos amigos ou só conhecidos, talvez sexo . Até ao dia que a porta se fechou como livro acabado de ler.
Passado apagado, retornou o silêncio, este acompanhou os móveis e a grande número de RELÍQUIAS vendidas ao DESBARATO.
Renasceram numa FEIRA de Velharias.
Foi numa destas viagens que o CANDEEIRO-CASAMENTO foi abençoado por uma nova família.
São assim a vida DELES, estes companheiros, os OBJECTOS DO NOSSO CONTENTAMENTO.
Estamos a assistir ao fecho da história no que respeita à verdadeira felicidade da interação com O PRESENTE-SONHADO.
A SATISFAÇÃO DURADOIRA.
A OFERENDA DO ARTESÃO SOMADA AO AMOR DA CONSTRUÇÃO.
O NOSSO “MUNDO ENCANTADO “ QUE DESAGUOU NO CAPITALISMO/GLOBALIZAÇÃO TEM MILHARES DE ANOS DE HISTÓRIA. NÃO TERMINOU ONTEM COM A CAMISOLA DO LEÃO, (RUBRICADA) COMPRADA EM LEILÃO ONLINE .
O candeeiro-casamento,
As visitas - desejos às lojas, essas estão pelas ruas da amargura , deixam nas sua costas a verdadeira essência da existência: O IMPULSO INABALÁVEL DA AQUISIÇÃO. E A FELICIDADE DE NOS MOSTRAMOS AOS OUTROS COMO PRESENTES .
CASAS CHEIAS!!!
SÓ OS OBJECTOS SABEM TODA A VERDADE, NÓS SIMPLESMENTE PASSAMOS, PARTIMOS, E ELES PERMANECEM E CONTINUAM A FALAR NA SUA MUDEZ. HABITAM-NOS ATÉ AOS LIMITES DO QUE SÃO FEITOS… CONTINUANDO!
Somando imagens e histórias com DESEJOS RECOMEÇADOS.
Das memórias longínquas, o som dos pedais, o guinchar da falta de aperto e de óleo.
- Quero que me compre a bicicleta do TIRÉLA, aquele guiador de curva e contra curva e a campainha de balão. Foi o primeiro desejo. Ter uma bicicleta fazia de nós sonhadores, personagens de um filme em construção.
RÉLA.
Dos irmãos o mais voluntarioso, sobrava o Poeta o de melhor coração. E o Ventura , a alma rebelde. Pedalei e trabalhei com eles os três, mãos gretadas, pele queimada e os bruscos e impacientes pedidos: «Vá massapá! trêsdareia e uma de cimento»Porra!...
O copo de tinto corria pelo circulo onde as marmitas serviam as omeletes ou um pedaço de linguiça assada. Montado numa Bremen vermelha trazida pelo padrinho Júlio, manhã solarenga de sábado. Numas férias da Páscoa do ano de 1972. O regresso depois de um dia estafante, o pedalar fazia-me esquecer que a vida não terminava nesse verão tinha uma BREMEN NOVA e não a velha pasteleira doTIRÉLA.
SÓ MEMÓRIAS. NADA DE FUMO...das pessoas? nada de nada, nem o eco silencioso das passadas na RUA NOVA. Também já não há bicicletas em fila na Fonte das Bicas ou no passeio que circunda o Rossio.
(...)
« Foi solitária, a partida. O marido morto, os amigos enterrados ou prisioneiros. Sentia que deixava tudo quanto tinha, mas não chorei.
Sabeis como se sente uma pessoa quando perde parentes e amigos por doença- a morte. Não nos importamos de morrer. Mas com a gente foi pior Homens robustos, mulheres saudáveis e criancinhas, todos eles mortos e enterrados. Não tinham feito mal nenhum para serem mortos assim. Só tínhamos pedido que nos deixassem na nossa terra, na terra dos nossos antepassados. Íamos embora de coração pesado, e levávamos o coração despedaçado. Haveríamos, ainda assim, de ser livres...PERDIDOS, CAMINHÁMOS EM SILÊNCIO POR DENTRO DA NOITE. ( Wetatonmi-viúva de ollokoto morto na batalha de dos Nez Percé em Set. de 1887)»
Todas as memórias, o pesar e as dores ( A VIDA NÃO TEM SENTIDO. COMO A ÁGUA ESCAPA-SE ENTRE OS DEDOS, Dizem os peritos na matéria. QUANDO PENSAS QUE ESTÁS MELHOR É QUANDO ESTÁS PIOR.
NADA VALE NADA. Diziam as vozes sábias do povo ). Os pais e as visitas aos espaços dos afectos , mergulhados na tragédia procuram as imagens e os odores de outrora.
Já nada será como dantes,nada resta.Uma maldição que entrou nesta casa.Todas as riquezas materiais serão esquecidas e renegadas para um longe sem regresso.
OS ÁLBUNS DAS FOTOGRAFIAS DESCAMBAM EM RIOS DE LÁGRIMAS E SOLIDÃO.
FILHO ÉS PAI SERÁS.
AS 3 «INEZES»
Inês Marques da Silva Ramalhinho
5 de Julho de 1984
Castelo Branco
23 de Fevereiro de 2008
(Estudante finalista de Farmácia na Universidade de Coimbra)
...relembro-a feliz , na viagem a Barcelona com os finalistas «Dazartes».
A Jú e o Ramalhinho, que história dura de vida, sob a pedra fria perderam-se todos os sonhos e sorrisos.
Por cá ficaram como me dizes muitas vezes:
"- Essa conversa que os anos passam e a dor acalma, é mentira.Nos primeiros tudo parece irreal, já passaram 17 e a dor permanece, e nesta época então ainda é mais difícil, tenho de ter uma estrutura mental muito forte, começa a abandonar-me. NÃO DUVIDES,vou embora carregada de sofrimento.Todos os dias minguo mais um pouco.
ESSA MENINA !se ainda vais estar com a tua prima, Abraço apertado a outra mãe que sabe o que é esta dor.
Inês Raminhos Muacho
1 de Abril de 1990
10de Novembro de 2024
Uma prima que não conheci, deram-lhe como nome Inês. Cabelo ruivo, lindo, e gostava muito de animais.
Nas nossas viagens sem retorno, construimos fronteiras,só a consanguinidade nos liga como rios subterrâneos das nossas consciências. Deixou por cá as memórias, um quarto que como o da outra Inês, será local de visitas diárias,AS ROUPAS, as fotografias, o smartphone E OS OBJECTOS que só a ela diziam respeito permanecem mudos. Ainda se sentem os odores, FICAM um pouco mais. Talvez peças de roupa suja que não apetece lavar-pedaços dela.
A imagem, a última imagem, prostrada, essa não será esquecida.
Gritos , raiva e lamentos. As lágrimas enchem LAGOS num outono cinzento e as dúvidas gritadas em raiva dor dilacerante...contida que explode . Termina tudo numa pedra fria com um nome e duas datas... até a alma se cansar de vez, os que a amaram retornarem às suas vidas, levando-a na memória.
PORQUÊ??
Nós também ,,,como os pais e as mães de todas as "Ineses" que viajaram cedo demais.
PARTIREMOS UM DIA e tudo será ESQUECIDO.
PÓ e NADA
João Monteiro
?
Setembro 18 de 2024
João Monteiro (não era um jovem), caminhante na Rua Nova, chão de pedras , esburacada. Penteado à John Lennon. Recordações só a imagem das suas costas.Joelhos rasgados ainda de bibe e os calções pendurados por suspensórios, «LÁ VAI O MONTÊRO DA LOLA!»dizia Maria. Aprumado, de fato de fazenda, calças à boca de sino e os sapatos a brilhar- a ombreira da porta do seu amor esperava-o. Sessenta anos depois, Monteiro partiu. Interessado e persistente foi pessoa boa. Revestia as palavras com pedidos de socorro, cada frase reflexo do querer viver e com pureza abria a alma, revelando os dramas e as dúvidas que o acompanharam desde sempre na CATARSE DAS REDES SOCIAIS,do lado de cá os silêncios, ele persistente fazia perguntas respondidas por uns "LIKES" envergonhados, cautelosos . Já não há vizinhos como dantes. A SOLIDÃO como o retrato cruel de todos os que pensam como Monteiro triste e no fim da vida sem pudor e com algum heroísmo à mistura perguntam:
PORQUÊ?
...perto de 1 milhão de jovens Ucranianos e Russos , foram mortos numa guerra sem sentido.Dezoito mil crianças Palestinianas morreram às sob o fogo de Bárbaros que têm a CRUZ de CRISTO como símbolo máximo.
Estamos a falar de 1 milhão e 15.000 famílias violentadas pelas armas e a miséria intelectual de líderes poderosos e diabólicos- de consciência e humanismo+++SOMAM ++=ZERO.
Somos todos cúmplices.
PORQUÊ??
NÃO HÁ RESPOSTA !
"Circo íntimo" de Augusto"Sentado aos pés de uma escada que subia para a lua, Augusto quedava-se em contemplação, sorriso fixo, pensamento algures." Sabia que lhe bastava "um pouco de tinta gordurosa, uma bexiga e uns trapos carnavalescos" para todas as noites se transformar num palhaço e fazer rir as plateias e faziam dele "um ídolo do mundo". Mas Augusto queria mais - queria "dotar os espectadores de uma alegria que se revelasse imperecível". E é aos pés de uma escada que subia para a lua, onde se sentava para fazer rir e sonhar, que descobre que há já muito que não conhece a felicidade.Entramos, então, no "circo íntimo" de Augusto - o palhaço e o homem cuja identidade não se descola da máscara que desenhou vezes sem conta sobre o seu rosto. "Não desejando recomeçar a vida de palhaço, entregou-se à vagabundagem" e passou a trabalhar numa companhia de circo como simples ajudante. Agora, com "uma pura alegria"."Já não recebia aplausos, tempestades de risos, adulações. Recebia algo mil vezes melhor, um alimento bem mais substancial - sorrisos. De agradecimento? Nada disso; sorrisos de consideração." Augusto voltara a ser "um homem como os outros, fazendo as mesmas coisas absurdas, insignificantes, necessárias, que os outros faziam - e assim conhecera a felicidade, a plenitude dos dias."Uma serenidade que é ameaçada quando António, o palhaço da companhia onde agora trabalha, adoece, e Augusto se disfarça de António, convencendo-se de que quer ajudar a transformá-lo numa estrela mundial. Mas será verdade? Será que Augusto não esconde o desejo de provar a si mesmo que ainda não perdeu o fulgor, a genialidade?Ele descobrirá a resposta. E a verdade. "Sermos nós próprios, unicamente nós próprios, é algo de extraordinário. Mas como chegar a isso, como alcançá-lo? Ah!, eis o truque mais difícil de todos. Difícil, exactamente, porque não envolve esforço."Entre o mistério do riso e das lágrimas - as duas faculdades que separam o mundo dos homens do reino animal - o palhaço Augusto oferece-nos um sorriso. Talvez, o sorriso de Deus. Como Miller diz no epílogo: "Não será verdade que anjos e palhaços se ajustam divinamente bem?"sentimentos de repulsa" e uma quase "ausência de sensibilidade", diz o autor. Resta-lhe a consciência de que o seu emprego, casamento, vida, não são nada daquilo que sonhou. E resta-lhe a companhia dos amigos.
"Uma pessoa é capaz de suportar imensas coisas desde que haja uma pessoa no mundo a quem possa chamar amigo.
QUE ME TENHA DE TRANSFORMAR NO AUGUSTO.Augusto é um palhaço. Ou, como diz Henry Miller, "um poeta em acção" que, noite após a noite, assume "os poderes de um ser excepcional" - fazer rir as pessoas!
SE7VEN!Augusto - o palhaço e o homem cuja identidade não se descola da máscara que desenhou vezes sem conta sobre o seu rosto.
A face at the end of the day
A cradle in day’s dead leaves
A bouquet of naked rain
Every ray of sun hidden
Every fount of founts in the depths of the water
Every mirror of mirrors broken
A face in the scales of silence
A pebble among other pebbles
For the leaves last glimmers of day
A face like all the forgotten faces.
PAUL ELUARD///Lovely And Lifelike
«
«Cada espelho dos espelhos quebrado
Um rosto na balança do silêncio
Uma pedra entre outras pedras
Para as folhas últimos brilhos do dia
Um rosto como todos os rostos esquecidos.»
O maior de todos os bens é a beleza da mulher.
Friedrich Schiller
(Metal Black -Tribe)
...sobretudo os JOVENS!
EDUCAÇÃO.
CRÓNICA DE UM VELHO PISTOLEIRO ACABADINHO DE CHEGAR APÓS TER ASSALTADO O BANCO CENTRAL COM UMA Kalashnikov DE PLÁSTICO COMPRADA NO CHINÊS DO MAC.
ASSUMO A CULPA NO ROUBO DE 30.000 EUR. DAS CAIXAS - DO RESTANTE SOU INOCENTE.
Não pertenço ao INEM, não sou médico e rico, (Filho do povo ) a lixar o povo (por este motivo assalto bancos), NÃO SOU BOMBEIRO NEM TRABALHO NA CARRIS OU NA CP. Também não me ergo quando toca o Hino nacional. Sou uma espécie de VELHO PISTOLEIRO Herói de westerns-acredito piamente que Portugal é pequenino, não tem jazidas de diamantes, de petróleo nem grandes plantações de marijuana ou ópio. Cocaína só importada.
Acredito piamente que este povo é descendente dos gauleses porque passam a vida na rua e à batatada. E mais acredito que se não fossem os IMIGRANTES , QUE aportaram a esta parte da Gália, morreríamos à fome ou então já teríamos encostado o barco e definitivamente pensávamos que a vida não é só borga.
E metíamos mãos à obra.
A MARCHA DOS BOMBEIROS FARDADOS A RIGOR. NAS RUAS EMPEDRADAS PARA SÃO BENTO CORREM PARA A REVOLUÇÃO DO DESCALABRO SOCIAL .
Os médicos,os enfermeiros, os boys do INEM,os políticos, OS GESTORES, OS PAPAGAIOS COMENTADORES ,os Prof´s do Nogueira e STOP-venha grana , chegou !!!9 anos 4 meses e dois dias>ENFIM VAMOS TER CONCÓRDIA POR MUITOS ANOS , rezo para isso, afinal cá continuarei saltanto e rindo com as minhas alegrias e desgraças como companhia>distribuam-nos pelos jovens professores, pelos funcionários auxiliares e outros MAIS , leiam AS ESTATÍSTICAS OU «RANKINGS», DE QUEM REALMENTE PRECISA DE AUMENTOS E MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.
Faltam
os PADRES exigirem mais fiéis nas igrejas. Ou a revolução dos
bebés com fraldas pela avenida da liberdade abaixo pedindo leite de
qualidade pois as tetas estão secas.
Nem tudo está perdidoVAI UM AGRADECIMENTO AOS IMIGRANTES QUE HABITAM AS NOSSAS VIDAS . E AOS "ESTRANGEIROS EUROPEUS "QUE ESCOLHERAM AS PEQUENAS ALDEIAS DESTE INTERIOR ESQUECIDO E QUANDO PASSO POR ELES, ME FAZEM BRILHAR OS OLHOS.
BEM AOS POLÍTICOS QUE vivem noutra dimensão>MENOS RUÍDO, MENOS FESTAS E MAIS TRABALHO. SOBRETUDO OS JOVENS PRECISAM DE UM FUTURO!E
MAIS NÃO DIGO, POIS TENHO QUE ME MANTER SÓBRIO E ALERTA. COM OLHOS DE
OSGA SEMPRE FEITO "CAS MOSCAS". SOBRETUDO PARA OS JOVENS E QUE TENHAM
COMIDA NUM FUTURO QUE SE TORNOU uma Incógnita .
40#19 OUT-PORQUÊ?
O REI(no) vai NU!
,,,INSISTENTEMENTE ESTE TERMO HABITA-ME.
COMO UM TSUNAMI TUDO HOJE , NA ACTUALIDADE (OS MAUS ACONTECIMENTOS GANHAM AOS PONTOS)-SIM É O TITULO DA MOSTRA DO CCCCB-PORQUÊ A PERFORMANCE? PORQUE OS BILHETES DO BOOM ESGOTAREM EM 24 HORAS? PORQUÊ CONTINUARMOS ASSISTIR A TODAS AS DESGRAÇAS EM DIRECTO E SÃO CADA VEZ MAIS.
PORQUÊ? OS DIAS ACELERAREM COM AS SEMANAS?PORQUÊ EXISTIREM SEMANAS GASTRONÓMICAS «COMESAINA»E MUSICA PIMBAS EM TUDO QUANTO É SÍTIO?
PORQUÊ INSISTIR-SE NOS ESPETÁCULOS MUSICAIS A TODAS AS HORAS E EM TODOS OS LUGARES?(CULTURA PÁ!!)
FESTIVAIS PARA A CERVEJA -FESTIVAIS DOS CARACÓIS-FESTIVAIS DOS MARANHOS-FESTIVAIS DOS TÚBAROS DE AÇO- FESTIVAIS DOS TIPOS QUE TRANSPORTAM PARA AS PRISÕES DROGA NOS INTESTINOS E NAS PARTES DO XI-XI-FESTIVAIS DE QUEM CONSTRÓI A MAIOR ESCADA PARA OS PRISIONEIROS DAREM DE FROSKES :
PORQUÊ CONTINUARMOS COM AS ESCOLAS ABERTAS SE OS ALUNOS ESTÃO CANSADOS? E A MAGIA ANDA POR FORA.SÃO BOMBARDEADOS COM INFORMAÇÃO VINDAS DE TODAS AS LATITUDES E QUANDO CHEGAM ESPERA-OS UMA REALIDADE QUE HÁ MUITO QUE DEVIA TER SIDO REVISTA. CARGA HORÁRIA BRUTAL-OS DO DÉCIMO QUE DIGAM.
Vamos aos MAIAS e ai Memorial do Convento-cheira a naftalina!
ARTES!!?
COMO UM TSUNAMI ESTAMOS A CAMINHAR PARA O FINAL DO PRIMEIRO PERÍODO DO ANO 25,,,O QUE PRECISAMOS É DO PRECIOSO SILÊNCIO, TEMPO PARA REFLETIRMOS E ESTARMOS DISPONÍVEIS UNS PARA OS OUTROS,
SILÊNCIO!
PORQUÊ?
,,,PORQUE ESTÁ QUASE TUDO MAL. por aqui também!VISLUMBRO EM CADA MOMENTO,COMPARANDO OBSERVANDO O RITMO LENTO DO CRESCIMENTO DAS PLANTAS, AQUI DA HORTA. A NATUREZA PERMANECE NOS SEUS CICLOS, IGNORANDO POR COMPLETO OS DESVARIOS DA RAÇA HUMANA.
OUTRO DIA! 42.000 + EM GAZA.
Trinta e uma pessoas morreram, este domingo, num ataque israelita no norte de Gaza. Aos hospitais chegaram dezenas de feridos.
Ataque israelita mata jornalista e vários familiares no Líbano
Vítimas morreram em casa. Entre elas encontram-se dois filhos menores de Sakina Kauzarani.
Lusa(14/Nov)
Ataque Israelita mata 10 pessoas em escola de Gaza que abrigava famílias, dizem médicos(16/Nov)
É difícil vê-la nomeio à multidão de homens. Ela é um ser pequenino ao fundo.
Os soldados ordenaram que os homens ficassem só em cuecas. Até mesmo alguns dos idosos. Eles olham para quem está tirando a foto. É quase certo que se trata de um soldado israelita.
A imagem parece ter sido publicada pela primeira vez na conta do Telegram de um jornalista com fontes confiáveis nas Forças de Defesa de Israel (FDI).
Os homens parecem abjetos, temerosos e exaustos. A menina, que foi percebida na foto por um produtor da BBC, está desviando o olhar. Talvez algo fora do campo de visão da câmara tenha chamado sua atenção. Ou talvez ela simplesmente não queira olhar para os soldados com as suas armas.
ONTEM (18 /OUT.)A RÚSSIA ENTREGOU 540 CORPOS DE SOLDADOS UCRANIANOS MORTOS NESTAS ÚLTIMAS SEMANAS/NÃO CONSIGO IMAGINAR O QUE SÃO 450 SACOS COM RESTOS HUMANOS ONDE O FUTURO E OS SONHOS TERMINARAM.
PORQUÊ?
DOS HOMENS QUE NUNCA FORAM CRIANÇAS OU ENTÃO FORAM OS MALFEITORES DAS TURMAS DOS SEUS TEMPOS, SÃO ELES QUE NOS GOVERNARAM NO PASSADO E NOS DIAS DE HOJE... (NÓS) CONTINUAMOS O FADO(FADÁRIO) LIGADOS À INTERNET E ESPERANDO PELO SALVADOR NA PELE DE UM BICÉFALO.
PORQUÊ?
VALÊNCIA
-TURISMO!SÓ TURISMO, SÓ TURISMO E NÓS? HABITANTES DE VALENÇA. (JOVEM MULHER EM PÂNICO NO MEIO DOS DESTROÇOS DA CIDADE ESPANHOLA.4 DE NOV.2024)
UCRÂNIA
síria
Iémene
África
GAZA
...porquê??
GAZA...GRITAM AS ALMAS DO OUTRO LADO, ONDE TODOS OS SURDOS APORTARAM.
“Quem me dera que lançassem uma bomba nuclear sobre nós”: o desespero de quem ainda sobrevive em Gaza.
WORK
BLUE
(...) nós cá deste lado
A MENTIRA TORNADA REALIDADE
sê todo(s) traço e
coração.
associações
IN THE CRAZY LINE FOR THE ARK
HOJE//OS AMORES DA CERÂMICA
ESCRITOS DE U(1) AINDA LOUCO!
DINÂMICAS DESCONTEXTUALIZADAS.
16.11-Diário de BORDO//depois das performances
...sobretudo JOVENS!
a cor o talento e o amor.
Tem quem ame e tem quem odeie, mas não
podemos negar, Marina Abramović é uma das mais importantes artistas do
século XX, a mais conhecida quando se trata da arte de performance. Onde o corpo (nu ou vestido) REINA.
A Body Art (arte do corpo) é uma tendência artística contemporânea que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa.
A sua principal caraterística é o uso do corpo como suporte e intervenção para a realização do trabalho artístico.
Dessa maneira, o corpo humano (seja do artista ou de um modelo) passa a ser a “tela” (daí aproximação com a “body paint”,
ou pintura corporal), bem como o comunicador de ideias, ou seja, o mais
importante veículo em que o artista vai explorar a sua "obra viva". O SEU CORPO E A CORAGEM (LIBERDADE) DE O EXPOR.
Principais Características da Body Art
- Corpo Humano como suporte e experimentação artística;
- Materialidade e resistência do corpo;
- Relações entre arte e a vida quotidiana;
- Arte como forma de protesto;
- Choque do espectador;
- Uso de performances, vídeo-artes e instalações;
- Temática livre de preconceito (cultura do corpo, sexualidade, nudez,etc.);
- Tatuagens, maquilhagens, deformações, travestismo, mutilações, escarificações, queimaduras, implantes e ferimento
eduarda//A QUE VAI REVOLUCIONAR O FUTURO.
WORK//NATURALMENTE...PARA TERMINAR...FORMAS DENTRO E FORA DOS ESPAÇOS. CONTEXTOS (K)RIATIVOS.REPRESENTAÇÃO E INVENÇÃO!
matt- art
WORK
BLUE
(...) nós cá deste lado
A MENTIRA TORNADA REALIDADE
IN THE CRAZY LINE FOR THE ARK/outra vez1
COPIAR A EXCELÊNCIA! FORMAS NO ESPAÇO
SOBRE#TUDO!
Representação -Fidelidade ao Modelo-Queda/Movimento -Volume e Espaço EXTERIOR
DENTRO # DE TUDO
FORA #DE TUDO
DINÂMICAS FORMAIS
ASSOCIAÇÕES.
7 VEN
...sobretudo os JOVENS!E O SILÊNCIO.OS SORRISOS E O QUEREREM ESTAR...NADA SE REPETE.
SE O FIZERAM FOI COM CORAGEM!
...IRÃO ENTENDER SE TIVEREM TEMPO.
NÔ-WOLF-LIA
TRIO BLACK METAL! DOIDOS POR ROUPAS E POR FOTOS. ISTO PROMETE...
coração meloso/2-PROJECTO de CIDADANIA
(A OBRA DE ARTE VISITA O CENTRO CULTURAL-O CORPO/OBJECTO+OBJECTO ARTE).
CORAÇÃO MELOSO#CORAÇÃO MEL//VERMELHO SANGUE
O projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma “IDENTIDADE DE GÉNERO...e, o caos é
uma ordem por decifrar”, desenvolvido no âmbito da disciplina de Desenho A, decorre
conforme a planificação definida no início do ano letivo. No intuito de promover a igualdade, o
reforço da coesão social, a eliminação de estereótipos, o combate a todas as formas de
discriminação em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência, território de
origem, incluindo na interseção com outros fatores de discriminação como o sexo, a
orientação sexual, a identidade e a expressão de género, as características sexuais, e a
deficiência, e motivados neste ser-sentir, os alunos realizaram na disciplina de Desenho A, um
projetos e várias ações que promovem a consecução dos objetivos propostos, nomeadamente:
- “Coração meloso” – projeto e execução de um objeto artístico original e intimista, um
coração-arte-objeto que toma o lugar de uma bola, construído com materiais recicláveis ou
reutilizados. Este objeto foi posteriormente utilizado na performance-visita ao CCCB e motivou
a instalação-exposição coletiva “nome” patente no bar dos alunos, de novembro a meados de
fevereiro; ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Performance e visita ao CCCCB à exposição “Porquê?” - Sendo a performance uma ação-
atitude que cria uma interação direta ou subtil com os outros no intuito de passar uma
mensagem que motive a uma interpretação, os alunos “desfilaram” em duas colunas
transportando consigo o objeto-arte construído. Já no CCCB interagiram com as obras da
exposição, sendo os próprios motivo de interrogação, porque a arte, não serve apenas para
embelezar, mas para combater injustiças e expressar valores fundamentais; -------------------------
-
- Reflexão - A respeito do construído e vivido, na visão que coloca o artista como um agente de
transformação, que não se pode alienar dos problemas humanos e sendo a arte necessária
para o nosso eu interior, criando laços que conectam pessoas com o mesmo tipo de
pensamento e sentimento, os alunos foram orientados para refletirem e se expressarem visual
e textualmente, integrando estes trabalhos também, a exposição-instalação referida
anteriormente. ---------------
(outra viagem/desta vez a arte deslocou-se de fora para dentro do ccccb).23 A /45 ao rubro;corredor das 20intes idem.
A CEREJA NO TOPO DO BOLO
VERMELHO SANGUE#CORAÇÃO MEL
(INSTALAÇÃO/NOV. FEV)
Joana Ferreira • 2:01 da tarde, dez. 7 (WET) | |
Neste período mudamos o nosso rumo nas artes para um novo caminho que ainda está por andar, foi trabalhoso mas se não fosse para o ser então haveria de ser o que? De muitos trabalhos o coração destacou se não só pelo seu simbolismo mas também pela liberdade de podermos interpretar e executa -lo tal como quiséssemos. Alguns viram muito amor outros nem tanto mas no fundo cada um com a sua mensagem tirou de si aquilo que transformou em real e mostrou ao mundo, os artistas fazem possível mostrar algo que não existe para lá de uma imaginação adoentada pelo pensamento e criatividade, apesar de belo como um feiticeiro que das suas mãos sai a algum nunca visto ou pensado é sufocante porque num mundo de violência o artista não consegue mostrar rosas para sempre já que por muitas vezes tentou e foi ignorado e apagado. Mas quando as rosas já não eram suficientes e armas não eram solução tivemos que procurar outros meios outras formas de atingir aqueles que ainda têm lá na alma algo que ainda seja possível sentir. Em cada coração estavam bons e maus sentimentos, cada um consigo transportava a vulnerabilidade de perante um mundo violento que rejeita cada vez mais o sentir. Na chuva caminhamos como um só como uma equipa frente a um fim. Mas porque o coração? Podíamos jogar com uma bola como suposto, podíamos jogar com qualquer coisa como alguns fazem mas jogamos com o coração como TODOS fazem. O coração é a representação mais pura do íntimo de cada um para lá da alma, jogamos batemos e manipulamos para onde queremos o coração dos outros assim como o nosso, são objetos de jogo que estão em jogo os nossos sentimentos. Talvez não seja nada do que o professor esperava tirar de uma interpretação tão vasta mas independente disso fui incapaz de não o ver tão claro a crueldade que mostramos de forma pacífica mas que na nossa infeliz realidade não nos poupa no mesmo modo. Sobre a autoavaliação não sei bem dizer creio que trabalhei muito mais do que esperava até, procurei sempre sempre chegar lá, lá não sei bem onde, mas ao melhor que pudesse mas mais importante que a nota descobri coisas que ainda não estavam diante de mim, vi coisas que não esperava ver, diverti me, «fofoquei» com o professor e apresentei lhe não só o meu namorado amor da minha vida como o cantor religioso ao qual ainda o vou fazer de fã. Aprendi a desligar me um pouco do alcance impossível da perfeição do trabalho sem erro e a valorizar a espontaneidade e linguagem da alma. Bem haja no coração de todos. |
OUTROS VISITANTES//PASSADO PRESENTE
VISITAS DOS VETERANOS FOFO GABY DUDU E A AMIGA DA NAZARÉ
OLHOS QUE SORRIEM-LI-WOLF
turbilhões
JOANA FERREIRA ÀS VOLTAS COM O DIÁRIO GRÁFICO.
TRABALHANDO «ÀPARTE!»
AMORES PERFEITOS
«...adorei
voltar a visitar- lhe stor! as minhas amigas também e ficaram
fascinadas pela decoração da nossa sala!! »BIA- AMAZON GIRL-JANICE DE
VOLTA AO COVIL DO LOBO.
Manasdangolaaa> Margarida e susana
(-NACHON!) VENCIDAS PELA FELICIDADE ! MARIA -NAY - FLORA
AviADOR VENCIDO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS.
MEMÓRIAS BOAS
DUDUUU-WOLF-BIAAA E FOFO GABY 7 SET.
k-Marisa-wolf
CIDADANIA COM ARTE
é muito difícil ser-se mulher no Afeganistão. quando os talibÃns chegaram, perdemos tudo-se soubessem que éramos, matavam-nos.
Ocuparam a nossa escola e destruíram os
instrumentos. Perdemos tudo quando os talibÃns ocuparam o Afeganistão.
(Hume Rahimi.Cítara)
...em áreas como a música e as artes podemos expressar-nos directamente sem censura. podemos dizer as piores coisas sem medo.
podemos falar de liberdade, mostramos que somos de uma forma diferente.
ajuda-me a concentrar em mim mesmo
a pensar o que fazemos aqui
e para onde vamos quando morremos.
(Jamal Hashemi-piano)
LEMBRO-ME QUE EM 2014 40 CRIANÇAS MORRERAM EM CABUL, INFELIZMENTE VI NAS REDES SOCIAIS, QUE A MAIORIA DAS PESSOAS ESTAVAM PREOCUPADAS COM UM PENÁLTI DO RONALDO.
ESQUECEMO-NOS DOS POVOS EM GUERRA , DO IÉMENE, DA SÍRIA, DA UCRÂNIA, DO AFEGANISTÃO E DA MAIORIA DOS PAÍSES AFRICANOS.
SÓ QUERIA DIZER ISTO, TAMBÉM VOS PODE ACONTECER.
TEMOS QUE ESTAR UNIDOS NEM SÓ EM PALAVRAS MAS TAMBÉM EM ACTOS.
(GHULAM HIDAR AZAMI-VIOLINO)
a falta de liberdade para um artista é um travão à sua criatividade. eu sempre fui seguidor da liberdade e quero que o mundo viva em liberdade. (Mohammed - Karen Azami.Saxofone)
A PUNIÇÃO NO LUGAR DA EDUCAÇÃO(...)
...sobretudo os JOVENS!O SILÊNCIO, AS NUVENS, AS CRIANÇAS, OS CAVALOS,AS CORES, A CHUVA retemperante, O SOL QUE AQUECE E CURA,O OUTRO DIA COM ESPERANÇA QUE TODO O MAL SEJA UM PESADELO.
Ontem
foi um dia bom. Não me chamaram maluco pela enésima vez...e até me
deixaram fazer o meu trabalho(e aos meus alunos companheiros desta
guerra) em paz.
ASPIRO TANTO AO SILÊNCIO. AO VAZIO E AO LISO SEM PÓ, ASPIRO AO VENTRE DE MINHA MÃE, escuro…ONDE NÃO HÁ +GENTE NEM RUÍDO.
ASPIRO AO RECOMEÇO DE OUTRA FORMA.
SER SIMPLESMENTE PESSOA .
TER UMA CASA VAZIA QUE NÃO SEJA CASA. SIMPLESMENTE ALGO TRANSPARENTE ONDE NÃO ENTRE O FRIO.
ASPIRO AO NÃO TER PASSADO NEM MEMÓRIAS NEM LEMBRAR-ME DO ONTEM DE NADA. NEM QUERER!
ASPIRO AO NÃO TER FORÇAS E DESISTIR, NÃO ENTRAR MAIS NA PORTA DA 22, ONDE NADA SE FAZ. ASPIRO AO ESQUECIMENTO DOS OLHARES CÍNICOS , ÀS PALAVRAS COMO PUNHAIS. PUNHALADAS ESPETADAS.
ESQUECER QUE DEI ABRAÇOS EM PESSOAS ERRADAS.
ASPIRO TANTO EM SER PESSOA NORMAL QUE NÃO SENTE E NÃO VÊ PARA LÁ DA PONTA DO NARIZ…QUE NÃO TIVESSE E NÃO FOSSE, SIMPLESMENTE VELUDO E TRANSPARÊNCIA SEM COLUNA VERTEBRAL, SÓ UMA BRISA, VENTRE DE MINHA MÃE-ODOR A BAUNILHA.LÁGRIMA E SILÊNCIO-VIAGEM SEM SOM. IDA E ESTAR.
UM riso-grito CONTINUADO
UM TEMPO VIVIDO E AGORA -SÉPIA CINZENTO SEM HOMENS, SIMPLESMENTE A BRISA E UMA PENA DE CANÁRIO QUE SE SOLTOU PARA A LIBERDADE…REGRESSANDO AO TEMPO, QUE NÃO,,, O DE AGORA.
MÃE!
MÃE!
MÃE!
ONDE ESTÁS TU???QUERO RETORNAR AO EMBRIÃO.QUERIA SER NUVEM E DISSIPAR-ME EM CHUVA CAÍDA,
OU UM SIMPLES GATO QUE TOCASSE PIANO PARA AS ESTRELAS.
Aquela nuvem
parece um cavalo…
Ah! Se eu pudesse montá-lo!
Aquela?
Mas já não é um cavalo,
É uma barca à vela.
Não faz mal.
Queria embarcar nela.
Aquela?
Mas já não é um navio,
é uma torre amarela
a vogar no frio
onde encerraram uma donzela.
Não faz mal.
Quero ter asas
para a espreitar da janela.
J G Ferreira
«ACRESCENTO:...O CAVALO E A SUA BELEZA É COMPARÁVEL À da MULHER...CAMINHAM JUNTOS BELOS IMPARÁVEIS, PARA DESCANSAREM NOS CAMPOS DO PARAÍSO.»WOLF
...sobretudo os JOVENS!OS CAVALOS E...OS CÃES "Os cães são o nosso elo com o
Paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento.
Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao
Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."MILAN KUNDERA
"Não será verdade que anjos e palhaços se ajustam divinamente bem?"
3 MESES ÚTEIS COM GENTE ÚTIL/3 MESES?PARECEM-ME 10 ANOS.
Boa noite Professor.
Acho que se lembra quando disse "Sofre um
pouco com isto Maestro, e que não se volte a repetir." BEM para mim
acabar estes trabalhos, como um palhaço, um tolo e sem nada em troca, é a
minha forma pura de sofrimento, e a punição pela minha negligência.
Eu
sou em prol da justiça, e HONESTAMENTE não tenho qualquer esperança que
estes trabalhos sejam avaliados, em respeito aos meus colegas que
conseguiram cumprir o que foi pedido. Mas eu não sou pessoa de deixar as
coisas a meio e quando começo algo não vou deixar sem acabar.
Que este trabalho e aquele ainda que irei entregar se tornem no totem da minha angústia e uma memória eterna do meu fracasso...
E que a minha carne sofra por cada minuto que desperdiço nestas obras sem sentido, porque o tempo delas já passou.
Doce e merecido sofrimento... Alimenta te das minhas lágrimas...
Do seu caro alun@:Maestro(Armando)
REPETE MARGARIDA -FLOR ÉS UM JARDIM SOBRE AS NUVENS,,,
Sem comentários:
Enviar um comentário