PLANÍCIE

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quarta-feira, 10 de maio de 2017

DE # PENDÊNCIAS






PERFORMANCE
(DESEMPENHO)
e
INSTALA Ç  ÃO

(Conjunto de coisas instaladas)

...
Quando os ARTISTAS
(K)ISÉRAM SAIR das PAREDES e destruir MUROS do CONFORMISMO REPETIDO

1
A arte "performática" é e sempre foi vista como uma arte libertadora.
criticadas por alguns como manifestações estranhas, as performances contemporâneas são grandes agentes de
provocação
que levam aos mais variados espaços artísticos e públicos, um jeito diferente de indagar-se sobre o contexto da arte.

Pinturas, esculturas, músicas ou filmes podem trazer consigo grande carga de expressão e significado, mas na performance, a expressão é intrínseca ao artista e ele é parte da obra. Além da intenção de expressar-se, o artista pessoalmente o faz, usando seu corpo como suporte ou meio de exprimir uma intensa gama de significados.

A arte performática é democrática
  ...
2 dos maiores
PERFORMÁTICOS
...

Marina Abramovic





“The Artist Is Present” é o nome da exposição retrospectiva sobre a vida da artista que aconteceu no MoMa em Nova Iorque, na qual a artista compartilhou um minuto de silêncio em frente a cada espectador que se sentasse à sua frente na sala do museu.(Eduardo Dário)


Outras de MARINA





 Com Cobras reais em DEFESA da BELEZA e da HARMONIA HOMEM MULHER RÉPTEIS MUNDO ANIMAL

A Artista sobre um MONTE de OSSOS de VACAS
SIMBIOSE CARNE -IGUALDADE
EFÉMERO.








...


VANESS VANESSA BEECROFTA BEECROFT

A BELEZA do CORPO e das MULTIDÕES 





















1. Resultado obtido em cada uma das exibições em público. = DESEMPENHO

"performance", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/performance [consultado em 10-05-2017].
1. Resultado obtido em cada uma das exibições em público. = DESEMPENHO

"performance", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/performance [consultado em 10-05-2017].
 YOKO ONO
INSTALAÇÕES levadas ao EXTREMO da REALIDADE







...A VIDA das tuas imagens-TERÁ sempre o SENTIDO que TU lhe KISÉRES DAR-LIBERTA a KRIATIVIDADE
e
SOBREVIVE ao RITUAL das MULTIDÕES.

...IDEIAS de "VISUALIDADE" para uma PERFORMANCE
... 

Performance Art
A Performance Art é um género artístico, desenvolvido desde os anos sessenta, que resulta da fusão de expressões como o teatro, o cinema, a dança, a poesia, a música e as artes plásticas. Está também muito ligada a outras formas de expressão, como o Happening e a Body Art, realizados por alguns artistas desde final da década de 50 em Nova Iorque, com objetivo de interagir mais diretamente com o público.
Este tipo de expressão artística teve origem em algumas manifestações do movimento futurista, nomeadamente nas ações desenvolvidas pelo seu fundador, Filippo Marinetti e foi muito utilizada pelos artistas dadaístas e surrelistas, tal como pelos membros da escola de arte Bauhaus e também pelo Grupo Gutai do Japão.
Estas experiência europeias foram em grande parte divulgadas nos Estados Unidos da América por antigos professores da Bauhaus, como Josef Albers, ou por outros artistas que, nos inícios da Segunda Guerra Mundial emigraram para este país. Na génese da Performance Art foi igualmente significativa a influência de alguns espetáculos realizados pelo compositor John Cage nos inícios dos anos 50, que integravam a leitura de textos, a dança e a música.
Na década de 60, a Performance Art apresenta como denominador comum a utilização do corpo como suporte e como meio de expressão em ações efémeras que se desenvolvem para uma audiência que por vezes é envolvida no próprio trabalho. Muitas vezes estas apresentações eram registadas em fotografias, vídeos ou desenhos preparatórios.
O movimento artístico Fluxus, criado em 1961, teve um papel fundamental na divulgação e desenvolvimento desta forma de expressão.
Durante a década seguinte, torna-se mais forte a influência mútua entre os movimentos da Arte Minimal e da Arte Conceptual e a Performance Art, tendências que assumem o domínio da ideia e do processo criativo sobre o resultado final da obra de arte.
Nos finais do século, torna-se difícil estabelecer limites conceptuais para a Performance Art que é frequentemente confundida com o teatro, a música ou a dança, assumindo a designação de "Arte Viva".
(Inforpédia) 
...

18 de MAIO
9.30/10.30
FRONTARIA da Escola Secundária de AMATO LUSITANO.







Sem comentários:

Enviar um comentário