A VIAGEM DO OBJECTO
NA ESTRADA DA VIDA
O ADEUS À INOCÊNCIA
O ADEUS À INOCÊNCIA
A Estrada da Vida (1954): Gelsomina é vendida por sua mãe para
Zampanò. Ambos não têm nada em comum: o jeito ingénuo e humilde da jovem
é o oposto da rudeza de Zampanò, um artista mambembe. A chegada de um
equilibrista que admira especialmente Gelsomina trará acontecimentos
inesperados.
A Estrada da Vida (La Strada, 1954)
Direção: Federico Fellini
Roteiro: Federico Fellini, Tullio Pinelli, Ennio Flaiano
Elenco: Anthony Quinn, Giulietta Masina, Richard Basehart, Aldo Slivani, Marcella Rovere, Livia Venturini
Duração: 108 min.
Mais do que uma história linear, A Estrada da Vida é um estudo da alma humana e da necessidade que temos de salvação. Gelsomina acha que Zampanò pode ser sua salvação e nós sabemos que isso jamais poderia acontecer. O coração tolo da inocente mulher não pode ver como Zampanò é cruel e despido de qualquer forma de amor. Ele é a força bruta, o ser humano em sua pior forma. Ela, ao contrário, é o ser humano puro, despido de maldade, completamente à mercê de gente como Zampanò. E o bobo, com suas atitudes brincalhonas, mas não inocentes, também traz um aspecto do ser humano: a sabedoria. Mas é uma sabedoria trágica.
Esse tornou-SE o primeiro sucesso internacional de Fellini, ganhando o seu primeiro Óscar de Melhor filme estrangeiro. Também é considerado o primeiro filme do director a incorporar o termo “felliniano”.
E É MOTIVO DE INSPIRAÇÃO PARA O NOSSO TRABALHO/PERFORMANCE..MÍMICA E FACE PAINTING. E O CONHECIMENTO DOS NOSSOS LIMITES, ENQUANTO SERES SOCIAIS. NO ANO DE 2019.
A RONDA DO DIA
COM Rembrandt NOS GESTOS
24 /12/ 2019
...
ESPAÇO E VOLUME
FEVEREIRO
PAISAGENS IMAGINADAS.
ORGANIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL
LA ROUTE
mar e mar
AMAR
TRANSIÇÃO DA BI PARA A 3D.
MODELAÇÃO DE FORMAS E AMBIENTES.
REPRESENTAÇÃO OBJECTIVA
COMPOSIÇÃO
SEQUÊNCIAS E NARRATIVAS
ILUSTRAÇÃO
Chegados ao Cabo das Tormentas, os portugueses encontram um monstro voador, o «mostrengo», que pretende atemorizá-los para que não prossigam a viagem. Porém, o marinheiro português (o «homem do leme»), embora de início o receie e hesite, enfrenta-o, neutralizando-o, pois está imbuído da vontade de um rei e de um povo que não abdica da sua missão.
É o senhor dos mares e dos seus segredos: «Nas minhas cavernas que não desvendo, / Meus tectos negros do fim do mundo» (vv. 6-7)
‑ o mar é apresentado fechado no sentido de espaço e sem fim no sentido da profundidade, indiciando mistério; por outro lado, representa o desconhecido («Nas minhas cavernas que não desvendo»; «fim do mundo»);
A Estrada da Vida (La Strada, 1954)
Direção: Federico Fellini
Roteiro: Federico Fellini, Tullio Pinelli, Ennio Flaiano
Elenco: Anthony Quinn, Giulietta Masina, Richard Basehart, Aldo Slivani, Marcella Rovere, Livia Venturini
Duração: 108 min.
Mais do que uma história linear, A Estrada da Vida é um estudo da alma humana e da necessidade que temos de salvação. Gelsomina acha que Zampanò pode ser sua salvação e nós sabemos que isso jamais poderia acontecer. O coração tolo da inocente mulher não pode ver como Zampanò é cruel e despido de qualquer forma de amor. Ele é a força bruta, o ser humano em sua pior forma. Ela, ao contrário, é o ser humano puro, despido de maldade, completamente à mercê de gente como Zampanò. E o bobo, com suas atitudes brincalhonas, mas não inocentes, também traz um aspecto do ser humano: a sabedoria. Mas é uma sabedoria trágica.
Esse tornou-SE o primeiro sucesso internacional de Fellini, ganhando o seu primeiro Óscar de Melhor filme estrangeiro. Também é considerado o primeiro filme do director a incorporar o termo “felliniano”.
E É MOTIVO DE INSPIRAÇÃO PARA O NOSSO TRABALHO/PERFORMANCE..MÍMICA E FACE PAINTING. E O CONHECIMENTO DOS NOSSOS LIMITES, ENQUANTO SERES SOCIAIS. NO ANO DE 2019.
A RONDA DO DIA
COM Rembrandt NOS GESTOS
24 /12/ 2019
...
ESPAÇO E VOLUME
FEVEREIRO
PAISAGENS IMAGINADAS.
ORGANIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL
LA ROUTE
mar e mar
AMAR
TRANSIÇÃO DA BI PARA A 3D.
MODELAÇÃO DE FORMAS E AMBIENTES.
REPRESENTAÇÃO OBJECTIVA
COMPOSIÇÃO
SEQUÊNCIAS E NARRATIVAS
ILUSTRAÇÃO
Chegados ao Cabo das Tormentas, os portugueses encontram um monstro voador, o «mostrengo», que pretende atemorizá-los para que não prossigam a viagem. Porém, o marinheiro português (o «homem do leme»), embora de início o receie e hesite, enfrenta-o, neutralizando-o, pois está imbuído da vontade de um rei e de um povo que não abdica da sua missão.
É o senhor dos mares e dos seus segredos: «Nas minhas cavernas que não desvendo, / Meus tectos negros do fim do mundo» (vv. 6-7)
‑ o mar é apresentado fechado no sentido de espaço e sem fim no sentido da profundidade, indiciando mistério; por outro lado, representa o desconhecido («Nas minhas cavernas que não desvendo»; «fim do mundo»);
‑ chia;
‑ habita cavernas e tectos negros;
‑ roça nas velas da nau;
‑ vê as quilhas de alto ;
‑ é imundo e grosso ‑
tem um aspecto medonho, horrível.
Atmosfera tenebrosa e medonha:
(NENHUM DOS TRABALHOS DA ILUSTRAÇÃO, CONSEGUIU RECRIAR O AMBIENTE DO POEMA-FALTOU EXPRESSIVIDADE-AGITAÇÃO-DOR-MEDO-CAOS, E PERSONAGENS MARINHEIROS...OS BARCOS, MOVIMENTAM-SE EM ÁGUAS DO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS-HABITADOS POR FANTASMAS).
todos conseguiram cumprir no domínio técnico-formas das sequências (narrativa formal origami).bom domínio da mancha e da composição.
a ligação aos trabalhos anteriores também foi conseguida (telas).
...
neste percurso, não esqueçam que "viajaram" nestes conteúdos e termos programáticos (linguagem do espaço - forma).
A FORMA TRIDIMENSIONAL
. Ambiente:
‑ Sensações
visuais, que carregam o ambiente de tons tenebrosos:
- «noite de
breu»;
- tectos
negros»;
- «trevas
do fim do mundo»;
- «as
quilhas que vejo»;
‑ Sensações
auditivas, que acentuam a horribilidade do quadro:
- «voou
três vezes a chiar»;
- «as
quilhas que ouço»;
todos conseguiram cumprir no domínio técnico-formas das sequências (narrativa formal origami).bom domínio da mancha e da composição.
a ligação aos trabalhos anteriores também foi conseguida (telas).
...
neste percurso, não esqueçam que "viajaram" nestes conteúdos e termos programáticos (linguagem do espaço - forma).
A FORMA TRIDIMENSIONAL
.
FORMAS IRREGULARES
.
.TRANSFORMAÇÃO DA FORMA
.
AGRUPAMENTO ESPACIAL DE ELEMENTOS PLÁSTICOS
.
ESCALA
.
FORMATO
.
PROPORÇÃO
.
TEXTURA
.
LUZ
.
GRADAÇÃO TONAL
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